Melhor Com Saúde
 

6 alimentos perfeitos para queimar gorduras

Mesmo que possam nos ajudar a queimar gordura, a verdade é que também não é bom exagerar no consumo desses alimentos, os quais devem ser combinados com uma rotina de exercícios para conseguir melhores resultados

6 alimentos perfeitos para queimar gorduras

Última atualização: 04 Janeiro, 2021

As pessoas que lutam contra o sobrepeso e a obesidade são conscientes da importância da alimentação. Dessa forma, devem saber que, para queimar gordura, é necessário alcançar um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico.

Nenhum alimento sozinho é capaz de queimar gordura corporal. No entanto, existem muitos alimentos com pouca calorias que podem ajudar a impulsionar o metabolismo para facilitar esse complexo processo.

O essencial é entender que, se o objetivo for alcançar um peso estável, a dieta deve ser 100% balanceada e natural, sem restrições de nutrientes ou planos muitos rígidos. Descubra abaixo os alimentos mais benéficos que ajudarão você a queimar gordura!

1. Aveia

A aveia é um dos alimentos perfeitos para queimar gorduras

A aveia, também chamada “rainha dos cereais”, é um dos alimentos mais completos para perder peso de forma saudável. Destaca-se por seu significativo teor de fibra alimentar, nutriente que promove a eliminação dos resíduos retidos no cólon. Esse nutriente contribui para o aparecimento da saciedade e reduz o risco de beliscar entre as refeições alimentos pouco saudáveis.

Além disso, seu aporte de carboidratos complexos aumenta o nível de energia e, portanto, mantém ativas as funções metabólicas.

Leia também: 9 jantares rápidos para perder peso

2. Toranja

Esse delicioso fruto cítrico se tornou popular em todo mundo por seus efeitos nas dietas para emagrecer. Seu teor calórico é muito baixo e, por ser rico em água, é ideal para apoiar os processos que permitem queimar a gordura. Contém vitaminas A e C, ambas com um efeito antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Seus teores de fibras melhoram a saúde digestiva e promovem o a redução do apetite, de acordo com um artigo publicado na revista The British Journal of Nutrition.

Entre outras coisas, melhora a resposta do corpo à insulina, hormônio cujas alterações influenciam no aumento do peso e no desenvolvimento da diabetes.

3. Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos são ideais para todos que desejam alcançar um peso saudável e equilibrado. Eles contêm altos níveis de nutrientes essenciais que, ao serem assimilados pelo organismo, melhoram a saúde metabólica, linfática e digestiva.

Sua concentração de antioxidantes faz com que sejam ideais para combater os efeitos dos radicais livres e do colesterol.

Além disso, graças ao seu teor de fibras, ajudam a controlar a ansiedade pela comida e as digestões lentas.

4. Sementes de chia

Essas sementes são uma das fontes mais abundantes de ácidos graxos saudáveis, como ômega 3 e ômega 6.

As populares sementes de chia não ajudam a queimar gordura da noite para o dia, mas seu consumo regular é um excelente complemento para enfrentar o sobrepeso.

Cada porção de 28 gramas traz cerca de 12 gramas de carboidratos complexos e 11 gramas de fibras. Por isso, não só são muito energéticas, como também são saciantes e digestivas.

Por outro lado, contêm ácidos graxos ômega 3, cuja ingestão regular está ligada à redução da circunferência abdominal, segundo estudo publicado em 2018.

5. Maçã verde

Sua alta qualidade nutricional, somada ao seu teor de água e baixo conteúdo de calorias, a tornam ideal para qualquer dieta.

São muito efetivas para combater o sobrepeso graças ao seu alto teor de pectina e sua capacidade de afetar positivamente a microbiota intestinal.

Veja também: 7 cardápios equilibrados para perder peso e gordura

6. Aipo

O aipo é um alimento rico em compostos anti-inflamatórios e diuréticos que ajudam a limpar o organismo. Contém altas doses de vitamina C, que pode ajudar a regular o colesterol. Além disso, tem pouquíssimas calorias e seu conteúdo de fibra melhora as funções digestivas.

Dieta variada para perder peso

Embora os alimentos mencionados possam ser úteis em uma dieta para emagrecer, eles não possuem propriedades milagrosas.

O segredo para queimar gordura é criar um déficit calórico. Isso pode ser feito aumentando a atividade física, reduzindo a ingestão de alimentos ou combinando os dois processos.

Estabelecer uma dieta variada é essencial para focar na perda de peso. Esse processo deve ser rico em produtos frescos, evitando, assim, o consumo de alimentos processados ​​com alta densidade calórica e açúcares simples.

Por outro lado, pode ser eficaz usar algum protocolo alimentar, como o jejum intermitente, para reduzir a ingestão calórica semanal. Tudo isso complementado com um programa de força muscular, vai ajudar você a atingir seus objetivos.

As 7 melhores bebidas para queimar gordura

As 7 melhores bebidas para queimar gordura

O melhor destas bebidas para queimar gordura é que, além de serem saciantes e facilitarem a perda de peso, nos permitem depurar toxinas e hidratar o corpo.



  • Au Yeung F., Jovanovski E., Jenkins AL., Zurbau A., et al., The effects of gelled konjac glucomannan fibre on appetite and energy intake in healthy individuals: a randomised cross over trial. Br J Nutr, 2018. 119 (1): 109-116.
  • Keshavarz SA., Mostafavi SA., Akhondzadeh S., Reza M., et al., Omega 3 supplementation effects on body weight and depression among dieter women with co morbidity of depression and obesity compared with the placebo: a randomized clinical trial. Clin Nutr ESPEN, 2018. 25: 37-43.