Vitamina de abacaxi e gengibre para perder peso
A vitamina de abacaxi e gengibre é uma mistura diferente, com um sabor e aroma muito particulares. Ambos os ingredientes podem ajudar a desinchar a barriga e, assim, promover a perda de peso.
Refrescante e com um leve sabor entre doce e picante, essa bebida pode ser um bom complemento para sua dieta. O abacaxi, por ser uma fruta com alto teor de água, contribui para a hidratação do corpo e, por sua vez, estimula a micção.
Aspectos a considerar
Embora seu consumo possa ajudar a complementar a dieta e ajudar na perda de peso, você nunca deve usá-la como substituta de refeições principais. Sempre se deve consumi-la como um complemento.
Lembre-se de que, embora essa bebida seja rica em vários nutrientes, seu corpo precisa da contribuição de diferentes fontes alimentares para funcionar corretamente.
A vitamina de abacaxi e gengibre ajuda a perder peso, porque seus ingredientes são baixos em calorias, mas repletos de nutrientes. Vamos saber mais sobre eles abaixo.
Benefícios do abacaxi
- Uma xícara de abacaxi (150 g) contém cerca de 80 calorias, tornando-o uma opção muito leve e ideal para quando se deseja perder peso.
- O abacaxi é a fruta com o quinto mais elevado teor de água, cerca de 87% do seu peso líquido é água. Em outras palavras, contribui para a hidratação.
- Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição, contém vitamina C e iodo.
- Por último, o abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que ajuda a melhorar o processo de digestão.
Benefícios do gengibre
O gengibre, o segundo ingrediente da vitamina de abacaxi e gengibre, dificilmente adiciona calorias. É uma raiz exótica, com sabor um pouco picante.
- Por ser um alimento que promove a digestão, contribui para a saúde gastrointestinal.
- Está provado que o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias.
- O consumo de gengibre também ajuda a regular os níveis de colesterol frequentemente atribuídos a doenças como a obesidade.
- O gengibre também é considerado para ajudar a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio necessário para a regulação e mobilização de energia. Pelo contrários, altos níveis de cortisol aumentam a quantidade de gordura abdominal acumulada, o que causa ganho de peso.
- Segundo um estudo, o extrato de gengibre pode contribuir para o tratamento da obesidade e da inflamação.
- Existe a hipótese de que o gengibre é um alimento que pode promover a sensação de saciedade, o que, por sua vez, impede o consumo de lanches e guloseimas entre as refeições.
- Quando usado em bebidas como as vitaminas de frutas, o gengibre oferece um sabor muito agradável. Dependendo da quantidade, será mais ou menos perceptível.
Nota: o gengibre é contraindicado se você estiver tomando anticoagulante ou anti-hipertensivo e no caso de outras condições crônicas. Também não deve ser consumido em caso de gravidez ou amamentação.
Receita da vitamina de abacaxi e gengibre
Aqui está a nossa receita da vitamina de abacaxi e gengibre. Você vai ver que inclui poucos ingredientes, é simples de preparar e deliciosa.
Ingredientes
- Gengibre ralado (5 g).
- 1 copo de água (250 ml).
- 1 xícara de abacaxi fresco (150 g).
- Opcional: 3 colheres de chá de sementes de chia (15 g).
Como fazer?
- Misture todos os ingredientes no liquidificador.
- Bata em alta velocidade até ficar homogêneo.
- Despeje a vitamina em um copo e tome imediatamente para aproveitar todos os nutrientes.
Qual é a contribuição das sementes de chia?
- As sementes de chia adicionam fibra alimentar à vitamina, além de ômega 3, ácidos graxos e proteínas.
- Os carboidratos presentes na chia estão na forma de fibra. Por isso, proporcionam a sensação de saciedade, o que ajuda a emagrecer e promove uma digestão saudável.
- Além disso, os antioxidantes presentes nas sementes de chia melhoram a saúde de todos os órgãos e sistemas do corpo, ao mesmo tempo que combatem os radicais livres e previnem os danos celulares e, consequentemente, o envelhecimento prematuro.
- Essas sementes podem ser combinadas com outras ou com algumas oleaginosas, dependendo de suas preferências. O resultado será uma mistura deliciosa, crocante e nutritiva.
Lembre-se de consumir a vitamina de abacaxi e gengibre junto com seu café da manhã ou lanche. Também não se esqueça de que é aconselhável consumi-la no momento do preparo, pois o abacaxi oxida rapidamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Attari V. E, Mahdavi A. M, et al. A systematic review of the anti-obesity and weight lowering effect of ginger (Zingiber officinale Roscoe) and its mechanisms of action. Phytotherapy Research. Abril 2018. 32 (4): 577-585.
- El-Shazly S, Ahmed M. M, et al. Physiological and molecular study on the anti-obesity effects of pineapple (Ananas colossus) juice in male Wistar rats. Food Science and Biotechnology. Octubre 2018. 27 (5): 1429-1438.
- Gupta, C., & Prakash, D. (2014). Phytonutrients as therapeutic agents. Journal of Complementary and Integrative Medicine. https://doi.org/10.1515/jcim-2013-0021.
- Ma Y, Olendzki B, et al. Single-component versus multicomponent dietary goals for the metabolic syndrome: randomized trial. Annals of Internal Medicine. Febrero 2015. 162 (4).
- Mayo Clinic. Weight loss: choosing a diet that’s right for you. Junio 2020.
- Pavan R, Jain S, et al. Properties and therapeutic application of bromelain: a review. Biotechnology Research International. Diciembre 2012: 976203.
- Phytonutrients. https://www.webmd.com/diet/guide/phytonutrients-faq#1.
- Piña o ananá, beneficios y propiedades nutricionales. https://www.botanical-online.com/pina.htm.
- Propiedades medicinales del jengibre. https://www.botanical-online.com/medicinalsgengibre.htm
- Saravanan, G., Ponmurugan, P., Deepa, M. A., & Senthilkumar, B. (2014). Anti-obesity action of gingerol: Effect on lipid profile, insulin, leptin, amylase and lipase in male obese rats induced by a high-fat diet. Journal of the Science of Food and Agriculture. https://doi.org/10.1002/jsfa.6642