Como preparar um smoothie de abacaxi e aipo para perder peso

Graças às suas propriedades diuréticas, a combinação de abacaxi e aipo ajuda a combater a retenção de líquidos de forma saudável.
Como preparar um smoothie de abacaxi e aipo para perder peso

Última atualização: 11 Novembro, 2020

O smoothie de abacaxi e aipo é uma bebida muito refrescante que também ajuda a eliminar os líquidos retidos. Isso ocorre porque seus dois ingredientes principais são ricos em água e, portanto, têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.

Como ajuda a eliminar facilmente os líquidos retidos e a reduzir o inchaço – principalmente – em áreas como o abdômen e as pernas, considera-se que ajuda a perder peso.

Os smoothies como complementos para perder peso

Hoje em dia existem muitos métodos complementares que podem ajudar a melhorar os efeitos da dieta para perder peso com mais facilidade.

Não se trata de realizar planos “milagrosos" ou similares, mas algumas preparações – como esse smoothie de abacaxi e aipo – podem ser úteis para complementar a dieta e, de certa forma, dar um “impulso" para a atividade metabólica.

Uma das alternativas que ganhou mais popularidade são os deliciosos smoothies de frutas e vegetais, pois são bebidas simples, naturais e de baixa caloria, que também podem ajudar a prolongar a sensação de saciedade e evitar o consumo de bebidas e comestíveis industriais.

A seguir, vamos compartilhar a receita do smoothie de abacaxi e aipo para que você possa saborear quando quiser. Não perca!

Smoothie de abacaxi e aipo: uma bebida deliciosa para perder peso

Combinando as propriedades do abacaxi com as do aipo, podemos obter uma bebida saudável e leve que serve como aliada para eliminar os líquidos retidos, desinchar e , de certa forma, perder peso.

Esses ingredientes contam com propriedades propriedades diuréticas, que contribuem para o alívio da retenção de líquidos e o desconforto associado. 

Benefícios do abacaxi para perder peso

Abacaxi

O abacaxi é uma deliciosa fruta tropical se tornou popular como uma aliada para perder peso, não só por seu leve teor de calorias, mas também porque é saciante e promove a eliminação dos líquidos retidos no corpo.

  • Seu sabor, entre doce e ácido, combina muito bem com outros ingredientes e reduz o desejo de açúcar que costuma aparecer em certas horas do dia.
  • Conta com uma enzima digestiva conhecida como bromelinaque melhora a digestão das proteínas facilitando sua decomposição em aminoácidos. Essa substância também é um anti-inflamatório natural.
  • Por outro lado, essa fruta contém água, vitamina C e minerais essenciais que apoiam as funções dos órgãos excretores e, mais especificamente, dos rins.

Benefícios do aipo para perder peso

aipo-perder-peso

Segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) “depois do pepino, o aipo é o vegetal com menor valor energético". O aipo é um alimento que pode fornecer certa quantidade de proteínas, potássio e flavonoides. No entanto, destaca-se pelo alto teor de água e fibra alimentar.

Como o abacaxi, esse alimento tem propriedades diuréticas que ajudam a combater a retenção de líquidos. Esse transtorno desencadeia problemas inflamatórios e dificuldades no metabolismo. Por isso, o aipo foi escolhido como um dos ingredientes para esse smoothie.

Receita do smoothie de abacaxi e aipo

O smoothie de abacaxi e aipo pode ser consumido como parte de uma dieta para perder peso, desde que se tenha moderação. Ou seja, consumir o smoothie como complemento e nunca como substituto das refeições principais.

Essa bebida pode ajudar a controlar a ansiedade de comer e evitar o consumo de alimentos não saudáveis, como guloseimas e snacks. 

Suas propriedades estimulam a eliminação de líquidos pela urina, ajudando a desinchar e a perder peso.

Ingredientes

  • 2 talos de aipo.
  • 3 rodelas de abacaxi.
  • 1 copo de água (250 ml).
  • Suco de 1/2 limão.
  • Opcionais: salsinha fresca e rodelas de limão (para decorar).

Modo de Preparo

  • Em primeiro lugar, corte as rodelas de abacaxi em vários cubos e os talos de aipo em pedaços menores.
  • Depois, coloque tudo no liquidificador e processe com um copo de água.
  • Bata por alguns instantes até obter uma bebida homogênea e sem pedaços.
  • Quando estiver pronta, sirva de imediato e adicione o suco de meio limão.
shakes para perder peso

Esse smoothie tem efeitos imediatos?

É importante considerar que os efeitos de emagrecimento dessa bebida podem variar em função da atividade do metabolismo e dos hábitos de cada pessoa.

Se você mantiver bons hábitos de vida em geral, poderá notar os benefícios com mais facilidade do que se mantiver uma alimentação pobre e um estilo de vida sedentário e cheio de excessos.

Lembre-se de que se você tiver dúvidas sobre como seguir uma dieta saudável para atingir todos os objetivos desejados, sempre pode consultar seu médico e um nutricionista.

Pode interessar a você...
Diminua a barriga tomando este suco de abacaxi, pepino, aipo, gengibre e limão
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Diminua a barriga tomando este suco de abacaxi, pepino, aipo, gengibre e limão

A barriga costuma ser uma área "problema" do corpo para milhões de pessoas em todo o mundo. Conheça um suco capaz de diminuir a barriga.



  • Salud, O. M. de la. (2013). Dieta, nutrición y prevención de enfermedades crónicas. Alimentacion Y Dieta, Consecuencias De Habitos Alimentarios Inadecuados Pdf. https://doi.org/10.1007/s13398-014-0173-7.2
  • Izaga, M. A., Pablo, A. M. R., Alday, L. A., Apalauza, E. P., Beti, I. S., & Ochoa, E. R. (2006). Calidad de la dieta, sobrepeso y obesidad en estudiantes universitarios. Nutrición Hospitalaria. https://doi.org/10.1021/ac971375e
  • Martínez, M. I., Hernández, M. D., Ojeda, M., Mena, R., Alegre, A., & Alfonso, J. L. (2009). Desarrollo de un programa de educación nutricional y valoración del cambio de hábitos alimentarios saludables en una población de estudiantes de Enseñanza Secundaria Obligatoria. Nutrición Hospitalaria. https://doi.org/10.1213/ANE.0b013e3182110f9f