Pular o café da manhã: quais são as consequências?

23 de março de 2019
Os nutrientes obtidos do café da manhã são fundamentais para recarregar a energia do corpo e prevenir uma ampla variedade de doenças. Portanto, não tomar café da manhã traz consigo uma série de consequências negativas para o seu bem-estar.

Muitas pessoas desconhecem as consequências de pular o café da manhã e continuam ignorando essa importante refeição. Embora nos últimos anos ela tenha sido proeminente em dietas saudáveis, há aqueles que ainda subestimam os efeitos que causam no organismo.

Na verdade, alguns ainda pensam que não comer é uma maneira de “economizar calorias” para perder peso com mais facilidade. No entanto, longe disso, pular o café da manhã afeta o excesso de peso e outros problemas que reduzem a qualidade de vida.

Portanto, é essencial começar a incorporá-lo aos seus hábitos diários e, acima de tudo, garantir que ele seja de boa qualidade.

1. Ao pular o café da manhã, você se sente sem energia

Pular o café da manhã gera fadiga

Para ter um desempenho físico e mental ideal durante o dia, é essencial “recarregar” o corpo com um bom café da manhã. Portanto, uma das consequências de não tomar café da manhã é uma forte sensação de cansaço e sonolência.

Mas cuidado, não vale a pena substituí-lo por um simples café com biscoitos. Se o objetivo for fornecer “combustível” para o corpo, ele deve ser composto por alimentos ricos em nutrientes essenciais.

Confira também: Café da manhã saudável: confira essas 13 opções!

2. Aumenta seus níveis de glicose

Os nutrientes obtidos dos alimentos do café da manhã são cruciais no controle dos níveis de glicose. Assim, quando não são consumidos na hora correta, ou substituídos por alternativas pouco saudáveis, a concentração de insulina diminui.

Este problema é bastante alarmante, principalmente para aqueles que têm fatores de risco para a diabetes. Se o problema não for resolvido rapidamente, o aumento da glicose também pode afetar outros sintomas e condições.

3. Pular o café da manhã fará você sentir mais fome

Pular o café da amnhã gera mais ansiedade

Uma das consequências de não tomar café da manhã que afeta o aumento do peso corporal é a sensação de ansiedade. Embora a princípio pareça que você está “economizando calorias” ao não o consumir, esse ato leva a excessos depois de provocar um desejo insaciável de comer.

4. Você sofre distúrbios emocionais

A falta de nutrientes produzidos pela ausência desta primeira refeição do dia pode incidir descontroles emocionais. Como os alimentos de boa qualidade contêm substâncias que interferem no bem-estar, um café da manhã ruim é um fator desencadeante de estresse e irritabilidade.

Portanto, se nos últimos dias essas emoções estiverem interferindo no seu trabalho ou na vida familiar, é conveniente rever sua alimentação. Além disso, é apropriado incluir no café da manhã os alimentos que estimulam a serotonina: chocolate amargo, banana, abacate, entre outros.

5. Ao pular o café da manhã, seu sistema imunológico enfraquece

Pular o café da manhã afeta o sistema imunológico

A contribuição nutricional obtida no café da manhã interfere de forma positiva no fortalecimento do sistema imunológico. Por essa razão, negligenciar essa refeição pode causar um enfraquecimento de suas funções, o que torna o organismo mais suscetível a infecções.

6. Você desenvolve problemas digestivos

A digestão lenta e a constipação são outras consequências de não tomar café da manhã. Embora existam muitos fatores que podem influenciar o seu desenvolvimento, a falta de nutrientes por não comer esta importante refeição pode ser um dos gatilhos.

É essencial que o café da manhã inclua fontes de fibra dietética, ácidos graxos e água. Esta combinação permite regular as funções intestinais e promove a expulsão de resíduos do corpo. Além disso, regula o pH da flora bacteriana e reduz o risco de gastrite e indigestão.

7. Você tem um maior risco de sofrer doenças cardíacas

Pular o café da amnhã pode gerar dores

Os homens que não tomam café da manhã têm uma probabilidade 27% maior de sofrer um ataque cardíaco. Isto foi comprovado por uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Não deixe de ler: Mingau de aveia para um café da manhã saudável e delicioso

Aparentemente, não tomar café da manhã pode levar ao desenvolvimento de diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão. Todos esses fatores afetam diretamente os riscos para a saúde do coração e do cérebro. No entanto, os pesquisadores disseram que um café da manhã diário pode servir como uma ação preventiva.

Você está tomando café da manhã todos os dias? Seu café da manhã é completo e equilibrado? Agora que você sabe as consequências de não tomar café da manhã, tente planejá-lo com alimentos de alto valor nutricional. Além disso, lembre-se de que seu conteúdo calórico deve corresponder a 25% das necessidades diárias do seu corpo.

  • Cahill, L. E., Chiuve, S. E., Mekary, R. A., Jensen, M. K., Flint, A. J., Hu, F. B., & Rimm, E. B. (2013). Prospective study of breakfast eating and incident coronary heart disease in a cohort of male US health professionals. Circulation128(4), 337-343.
  • Durá Travé, T. (2013). Análisis nutricional del desayuno y almuerzo en una población universitaria. Nutrición Hospitalaria28(4), 1291-1299.
  • Herrero Lozano, R., & Fillat Ballesteros, J. C. (2006). Estudio sobre el desayuno y el rendimiento escolar en un grupo de adolescentes. Nutrición Hospitalaria21(3), 346-352.
  • Rodríguez, M. P. G., & de la Rosa Morales, V. (2007). Los adolescentes que consumen comida rápida y no desayunan tienen más riesgo de ser obesos en la vida adulta. Evidencias en pediatría3(2), 46.