7 cardápios equilibrados para perder peso e gordura

· 14 de maio de 2018
Seguir cardápios equilibrados e acompanhá-los com atividade física pode nos ajudar a perder peso de uma maneira muito mais simples e segura do que as alternativas restritivas.

Para perder peso é essencial fazer exercícios físicos. No entanto, será muito difícil obter resultados significativos sem seguir uma dieta saudável. Por isso, a seguir mostramos alguns cardápios equilibrados para perder peso e reduzir o consumo de gordura.

Isso não significa sempre comer a mesma coisa, mas você pode preparar menus variados para manter uma dieta com baixo teor de gorduraDesta forma, combinando estes cardápios com uma atividade física regular, podemos obter resultados significativos, como perda de peso de 5, 10, e até 15 kg com o passar de algumas semanas.

Cardápios equilibrados ideais para emagrecer

Café da manhã

Quanto aos cafés da manhã, será importante manter um menu regular, baseado em um copo de leite desnatado ou iogurte natural. Nós também podemos tomar um suco natural, ou comer uma porção de fruta.

Por outro lado, vamos complementar isso com algumas torradas de pão torrado integral, que podem ser acompanhadas por uma colher de azeite, ou um pouco de peito de peru ou presunto. Será necessário evitar o consumo de biscoitos, salgados, ou produtos como manteiga ou geleia, devido ao alto teor de açúcar e gorduras saturadas.

Petiscos e lanches

Peito de peru

No meio da manhã e no meio da tarde, será bom comer um lanche que aumente ligeiramente o nível de açúcar no sangue e reduza o apetite. Desta forma, podemos controlar melhor a ingestão pesada durante as refeições e jantares.

Neste sentido, podemos basear este lanche em uma porção de fruta, ou um iogurte desnatado. Também servirá uma torrada integral com queijo magro, peito de peru, e um café ou um chá.

Almoço

Neste momento, assim como nos jantares, podemos ser mais criativos e variar mais os pratos. Abaixo, mostramos vários cardápios equilibrados para perder peso que você pode colocar em prática ao longo de uma semana.

  • Dia 1: salada de alface, cenoura, tomate e aspargos. Peito de frango com arroz branco. Pão de trigo integral e um pedaço de fruta ou uma infusão.
  • Dia 2: salada de mussarela, tomate e orégano. Linguado ao forno com especiarias ou ensopado de legumes. Pão integral e uma salada de frutas.
  • Dia 3: feijão verde cozido. Robalo assado com legumes. Pão integral e uma porção de fruta.
  • Dia 4: brócolis cozido. Coelho cozido com ameixas passas e cogumelos. Pão de trigo integral e iogurte desnatado.
  • Dia 5: peito de peru com maçãs e passas. Alcachofras assadas ou cozidas em alho. Pão integral e um pedaço de fruta.
  • Dia 6: salada de aspargos verdes. Pimentão verde recheado com arroz e peru. Pão de trigo integral e um pedaço de fruta ou uma infusão.
  • Dia 7: salada de cogumelos quentes. Coelho ao alho com molho de vinho branco. Pão de trigo integral e iogurte desnatado.

Jantar

Sopa verde para o jantar

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Como nos almoços, nos jantares podemos preparar deliciosos pratos com baixo teor de gordura, o que nos ajudará a perder peso. Por isso, mostramos outros exemplos de menus que você pode aplicar durante uma semana:

  • Dia 1: sopa de aipo e cenoura. Frango grelhado. Iogurte desnatado ou uma porção de fruta.
  • Dia 2: omelete francesa. Mix de verduras. Iogurte desnatado ou uma porção de fruta.
  • Dia 3: creme de abobrinha. Cogumelos salteados com especiarias. Salada de frutas ou uma infusão.
  • Dia 4: uma xícara de gaspacho, ou servido em uma tigela com um ovo cozido picado. Legumes mexidos. Iogurte desnatado ou uma porção de fruta.
  • Dia 5: Omelete francês com abobrinha. Bacalhau assado com orégano. Salada de frutas ou um chá.
  • Dia 6: sopa de alho com nozes. Feijão com batatas cozidas. Iogurte desnatado ou uma porção de fruta.
  • Dia 7: espinafre com presunto, passas e pinhões. Ovos escalfados. Iogurte desnatado ou um pedaço de fruta.

Como você pode ver em todos os cardápios, os pratos podem ser muito variados, mas todos os exemplos são baseados em reduzir a quantidade de gorduras e açúcares consumidos.

  • Portanto, devemos evitar o consumo de carne vermelha, dando prioridade ao frango, peru, coelho ou peixes brancos.
  • Por outro lado, eliminar alimentos refinados, como pão branco ou farinha não integral, também será um aspecto importante.

Em suma, a chave para estes cardápios equilibrados para perder peso será concentrar a alimentação semanal em frutas, legumes e laticínios desnatados.