5 dicas para encorajar seu bebê a engatinhar
Os bebês começam a engatinhar entre 7 e 9 meses. Isso acontece naturalmente quando o bebê está pronto para fazê-lo. Ele não precisa de ninguém para ensiná-lo a fazer. No entanto, os pais podem ajudar a estimular os movimentos que impulsionarão o bebê ao seu primeiro engatinhar.
Engatinhar é considerado a primeira grande conquista do desenvolvimento psicomotor. É o primeiro gesto de independência do ser humano. Pela primeira vez, essa pequena pessoa pode se mover de um lugar para outro por conta própria. Naquele momento, todo um mundo de descobertas começa.
Formas de engatinhar
Nem todos os bebês engatinham igual. Há quatro formas diferentes de engatinhar e, ainda que algumas pareçam mais rudimentares do que outras, não quer dizer que um bebê seja mais avançado do que outro por sua forma de engatinhar.
Há um engatinhar que se assemelha mais a uma forma de se arrastar. Neste caso, o bebê não levanta o corpo, mas avança se impulsionando com os braços. Algo parecido com um soldado se arrastando.
Há outra forma parecida com a anterior, mas neste caso o bebê levanta o dorso completamente com as mãos sobre o pescoço e se impulsiona apenas com os braços, mantendo as pernas penduradas.
A forma mais convencional ou conhecida é o engatinhado com braços e joelhos. O bebê se coloca de 4 com os joelhos e os braços no chão. Por fim, alguns bebês levantam o dorso por completo ao se apoiar sobre as mãos e os pés.
Não deixe de conferir também a leitura de: Como ensinar seu bebê a se sentar
Como ajudar seu bebê a engatinhar?
1. Deixe que ele brinque de barriga para baixo
Normalmente os bebês ficam sentados e dormem de barriga para cima. Colocá-los de barriga para baixo por um tempo quanto estão acordados estimulará certos movimentos, como levantar a cabeça.
É possível que não se sintam cômodos no começo. Se for assim, coloque-os de barriga para baixo por pouco tempo e tente fazer isso várias vezes, até que se acostumem.
Podemos dar a eles alguns brinquedos adequados para bebês para que se distraiam. Também pode deitá-los de costas e deitar o bebê de barriga para baixo sobre seu peito.
2. Coloque desafios para que se mexam
Quando o bebê se sentir mais cômodo ao ficar de barriga para baixo, coloque diante dele algum brinquedo, preferencialmente o seu favorito, mas um pouco fora de seu alcance. Isso o dará uma motivação para que ele se mexa.
Ainda que no começo possa parecer um pouco frustrado, não aproxime o brinquedo dele. O bebê improvisará formas de alcançá-lo e eventualmente engatinhará para fazer isso.
3. Engatinhar com o seu bebê
Os bebês aprendem graças à observação. Se virem alguém engatinhar, saberão que essa é uma possibilidade para eles. Isso não quer dizer que vão engatinhar assim que virem alguém fazendo o mesmo, mas que isso os ajudará a saber que possuem capacidade para consegui-lo e lhes dará pistas de como fazer isso.
4. Brinquedos pendurados o ajudam a engatinhar
Colocar brinquedos pendurados acima do bebê quando está deitado de costas ajuda a fortalecer seus braços e músculos abdominais. O bebê se sentirá atraído pelas cores e movimento deles e, ao tentar alcançá-los, estará exercitando os músculos que precisará posteriormente para engatinhar.
Talvez te interesse ler: Como escolher brinquedos de acordo com a idade
5. Ajude-o a se balançar
Enrole uma toalha ou lençol e coloque o bebê de barriga para baixo com a toalha na altura de seu abdômen e peito. Levante pouco a pouco a toalha de forma que o tronco do bebê se eleve. Instintivamente ele apoiará as mãos no chão. Quando fizer isso, balance-o levemente para frente e para trás.
Também pode fazer este exercício levantando o bebê pelo quadril.
O que acontecerá se o seu bebê não aprender a engatinhar?
Ainda que a maioria dos bebês engatinhe antes de andar ou se levantar usando algo de apoio, há muitos que passam direto para se sustentar só sentados ou ficar de pé com ajuda de um apoio. Isso é completamente normal.
Em qualquer caso, se você nota que seu bebê tem algumas dificuldades para engatinhar, é aconselhável que consulte um pediatra para saber se seu progresso motor é normal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bell MA, Fox NA. Individual differences in object permanence performance at 8 months: locomotor experience and brain electrical activity. Dev Psychobiol. 1997 Dec;31(4):287-97.
- Cazorla-González J, García-Retortillo S, Gacto-Sánchez M, Muñoz-Castro G, Serrano-Ferrer J, Román-Viñas B, López-Bermejo A, Font-Lladó R, Prats-Puig A. Effects of Crawling before Walking: Network Interactions and Longitudinal Associations in 7-Year-Old Children. Int J Environ Res Public Health. 2022 May 3;19(9):5561.
- McEwan MH, Dihoff RE, Brosvic GM. Early infant crawling experience is reflected in later motor skill development. Percept Mot Skills. 1991 Feb;72(1):75-9.
- Xiong QL, Wu XY, Liu Y, Zhang CX, Hou WS. Measurement and Analysis of Human Infant Crawling for Rehabilitation: A Narrative Review. Front Neurol. 2021 Oct 11;12:731374.
- Yamamoto S, Yonghi L, Matsumura U, Tsurusaki T. Diversity and regularity in infant crawling with typical development. J Phys Ther Sci. 2020;32(8):483-488.