5 dicas para encorajar seu bebê a engatinhar

· 8 de junho de 2019
Embora quase todos os bebês aprendam a engatinhar por conta própria, os pais podem ser um grande apoio para que consigam, conhecendo alguns truques. Experimente-os!

Os bebês começam a engatinhar entre 7 e 9 meses. Isso acontece naturalmente quando o bebê está pronto para fazê-lo. Ele não precisa de ninguém para ensiná-lo a fazer. No entanto, os pais podem ajudar a estimular os movimentos que impulsionarão o bebê ao seu primeiro engatinhar.

Engatinhar é considerado a primeira grande conquista do desenvolvimento psicomotor. É o primeiro gesto de independência do ser humano. Pela primeira vez, essa pequena pessoa pode se mover de um lugar para outro por conta própria. Naquele momento, todo um mundo de descobertas começa.

Formas de engatinhar

Bebe engatinhando

Nem todos os bebês engatinham igual. Há quatro formas diferentes de engatinhar e, ainda que algumas pareçam mais rudimentares do que outras, não quer dizer que um bebê seja mais avançado do que outro por sua forma de engatinhar.

Há um engatinhar que se assemelha mais a uma forma de se arrastar. Neste caso, o bebê não levanta o corpo, mas avança se impulsionando com os braços. Algo parecido com um soldado se arrastando.

Há outra forma parecida com a anterior, mas neste caso o bebê levanta o dorso completamente com as mãos sobre o pescoço e se impulsiona apenas com os braços, mantendo as pernas penduradas.

A forma mais convencional ou conhecida é o engatinhado com braços e joelhos. O bebê se coloca de 4 com os joelhos e os braços no chão. Por fim, alguns bebês levantam o dorso por completo ao se apoiar sobre as mãos e os pés.

Não deixe de conferir também a leitura de: Como ensinar seu bebê a se sentar

Como ajudar seu bebê a engatinhar?

1. Deixe que ele brinque de barriga para baixo

Bebê de barriga para baixo para engatinhar

Normalmente os bebês ficam sentados e dormem de barriga para cimaColocá-los de barriga para baixo por um tempo quanto estão acordados estimulará certos movimentos, como levantar a cabeça.

É possível que não se sintam cômodos no começo. Se for assim, coloque-os de barriga para baixo por pouco tempo e tente fazer isso várias vezes, até que se acostumem.

Podemos dar a eles alguns brinquedos adequados para bebês para que se distraiam. Também pode deitá-los de costas e deitar o bebê de barriga para baixo sobre seu peito.

2. Coloque desafios para que se mexam

Quando o bebê se sentir mais cômodo ao ficar de barriga para baixo, coloque diante dele algum brinquedo, preferencialmente o seu favorito, mas um pouco fora de seu alcance. Isso o dará uma motivação para que ele se mexa.

Ainda que no começo possa parecer um pouco frustrado, não aproxime o brinquedo dele. O bebê improvisará formas de alcançá-lo e eventualmente engatinhará para fazer isso.

3. Engatinhar com o seu bebê

Os bebês aprendem graças à observação. Se virem alguém engatinhar, saberão que essa é uma possibilidade para eles. Isso não quer dizer que vão engatinhar assim que virem alguém fazendo o mesmo, mas que isso os ajudará a saber que possuem capacidade para consegui-lo e lhes dará pistas de como fazer isso.

Mamãe ensinando o bebê a engatinhar

4. Brinquedos pendurados o ajudam a engatinhar

Colocar brinquedos pendurados acima do bebê quando está deitado de costas ajuda a fortalecer seus braços e músculos abdominais. O bebê se sentirá atraído pelas cores e movimento deles e, ao tentar alcançá-los, estará exercitando os músculos que precisará posteriormente para engatinhar.

Talvez te interesse ler: Como escolher brinquedos de acordo com a idade

5. Ajude-o a se balançar

Enrole uma toalha ou lençol e coloque o bebê de barriga para baixo com a toalha na altura de seu abdômen e peito. Levante pouco a pouco a toalha de forma que o tronco do bebê se eleve. Instintivamente ele apoiará as mãos no chão. Quando fizer isso, balance-o levemente para frente e para trás.

Também pode fazer este exercício levantando o bebê pelo quadril.

O que acontecerá se o seu bebê não aprender a engatinhar?

Ainda que a maioria dos bebês engatinhe antes de andar ou se levantar usando algo de apoio, há muitos que passam direto para se sustentar só sentados ou ficar de pé com ajuda de um apoio. Isso é completamente normal.

Em qualquer caso, se você nota que seu bebê tem algumas dificuldades para engatinhar, é aconselhável que consulte um pediatra para saber se seu progresso motor é normal.

  • Developmental Continuity? Crawling, Cruising, and Walking. Karen E. Adolph, Andrew Leo. New York University. Sarah E. Berger. The College of Staten Island and the Graduate Center of the City University of New York. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3050596/