Brincadeiras para crianças sem usar tecnologia

· 29 de dezembro de 2018
As brincadeiras para crianças são ideais para despertar sua criatividade. Além disso, muitos dessas brincadeiras não exigem tecnologia, e são projetados para desenvolver suas habilidades cognitivas.

As brincadeiras para crianças são muitas vezes passadas de geração em geração. Em algumas partes, talvez mudem de nome ou de regras, mas são as mesmas e, atualmente, ainda estão vigentes.

Existem diferentes brincadeiras tradicionais que são fáceis de aprender. Não há necessidade de gastar uma grande quantidade de dinheiro, ou jogá-las em sites específicos. Além disso, desenvolvem na criança a capacidade de raciocínio, a lógica, o equilíbrio, e levam seus sentidos ao limite.

Benefícios das brincadeiras para crianças

Brincadeira para criança sem tecnologia

As atividades lúdicas são fundamentais na vida das crianças. Através destas os pequenos começam a estabelecer contato com o mundo. Além disso, é a ferramenta natural com a qual expressam seus sentimentos de raiva, medo, tristeza ou alegria. Apresentamos-lhe os benefícios das brincadeiras para crianças:

Desenvolvem habilidades cognitivas e motoras

Existem brincadeiras para crianças que ajudam a desenvolver suas habilidades cognitivas. Por exemplo, atividades que ensinam como resolver problemas e imaginar situações e soluções estimulam seu pensamento abstrato, e seu nível de concentração.

A maioria dessas atividades é inclusiva e global. Por essa razão, se vê envolvido o funcionamento de todo o corpo. Brincadeiras como esconde-esconde mantêm a criança em estado de alerta. Também ajudam a criança a desenvolver sensibilidades para as percepções, e fortalecem seu controle motor e seus sentidos.

Fortalece a autoestima

Através das brincadeiras, as crianças começam a descobrir coisas novas que as ajudarão ao longo da vida. Entre elas, o modo de se relacionar e como funcionam as relações, já que o jogo estimula o encontro com outras pessoas, a quem a criança chama de amigos.

As brincadeiras para crianças contribuem para o fortalecimento da autoestima. As atividades lúdicas permitem que a criança conheça a si mesma, e lhe ajuda a descobrir seus pontos fortes e fracos. Também permitem que identifiquem seus sentimentos e gostos.

Vincula a família

Como pai ou mãe, é normal que você reclame porque seu filho não lhe obedece. No entanto, o que não sabe é que um dos fatores da desobediência pode ser o pouco tempo que você dedica a ele. É muito difícil disciplinar seu filho ou negociar regras com ele, se você não o conhece.

Acompanhar seu filho em suas brincadeiras é importante, já que é uma das atividades que permite que ambos se conheçam. Além disso, quando você se coloca no nível deles, a criança sente que é entendida, e estabelece vínculos e proximidade.

5 brincadeiras para crianças que todos os pais devem ensinar

As crianças brincam em quase todos os lugares, e em todas as situações. A brincadeira não só as diverte e as deixa felizes, mas é uma necessidade biológica que faz parte de seu desenvolvimento integral. Algumas atividades recreativas que a criança pode praticar são:

A galinha cega

A galinha cega é um jogo muito simples. Ajuda as crianças a entender a importância dos sentidos, uma vez que se brinca de olhos vendados. Assim, as crianças aprendem a se movimentar com maior confiança e agilidade. É importante que você explique ao seu filho como jogá-lo:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é escolher a pessoa que será vendada, e contará. Essa será “a galinha cega”.
  2. Quando a criança estiver vendada, rolará três vezes sobre si mesma. Ao mesmo tempo, os outros formam um círculo ao redor dela, de mãos dadas.
  3. A tarefa “da galinha” é pegar uma das crianças. As crianças podem se mover, mas sem soltar as mãos. Quando a criança pegar outra, deverá adivinhar quem é, apenas pelo toque. Se estiver correta, os papéis serão trocados.

Para tornar o jogo mais alegre, as crianças podem cantar. Este verso é muito comum durante o jogo: “galinha, galinha o que você perdeu no palheiro? Uma agulha e um dedal. Dê três voltas e você vai encontrá-lo. “

Descubra: Saiba mais sobre os grandes benefícios dos animais de estimação para a família

Brincadeiras de tabuleiro

Estas brincadeiras são ideais para aqueles dias de chuva, em que o seu filho não sai para brincar ao ar livre. São jogos para crianças que ajudam a desenvolver diferentes aspectos de sua personalidade. Por exemplo, concentração, paciência, capacidade de dedução, e lógica.

Existem diferentes tipos de jogos de mesa, de acordo com as idades. Cada um ajuda a desenvolver habilidades diferentes, e motivar interesses diversos na criança. Por exemplo, dominós ou xadrez são ideais para estimular a autonomia da criança. Com este tipo de jogos, o seu filho deve desenvolver estratégias, e tomar decisões.

Por outro lado, brincadeiras de memória ou quebra-cabeças são ótimos. Seu filho será capaz de desenvolver sua memória e dedução. Embora muitos deles sejam recreativos, há também brincadeiras que combinam diversão com educação. As palavras cruzadas, por exemplo, ajudam a criança a aprender o vocabulário.

Com o jogo Turista Mundial, aprendem geografia e com o imagem e ação, colocam sua criatividade em uso.

Mímica

Brincadeira para cirança

As brincadeiras de mímica ajudam as crianças a expressarem sentimentos. E também ajudam a controlar os movimentos do seu corpo de forma criativa. Além disso, fazem as crianças relacionarem gestos com ações e palavras.

O mimetismo melhora a concentração do seu filho, pois ele deverá pensar quais gestos representará sem poder falar. Por sua vez, favorece sua imaginação e criatividade, quando se trata de recriar situações e sentimentos. Da mesma forma, essa atividade gera interação com as outras crianças, pois geralmente ocorre em grupos. Ajuda a liberar o estresse através do riso, e é uma prática ideal para todas as idades.

Esconde-esconde

O esconde-esconde é uma brincadeira perfeita para o seu filho ter contato com a natureza. Você não precisa de nenhum material, apenas tem que deixar sua imaginação voar. O objetivo do jogo é que uma das crianças conte, e as outras se escondam até que sejam descobertas. Para jogá-la, seu filho deve seguir as seguintes recomendações:

  1. Primeiro, as crianças devem decidir quem vai contar, e até quanto. Esta criança será encarregada de encontrar as outras pessoas em seu esconderijo.
  2. Enquanto estiver contando, os outros devem se esconder. Quando acabar, deve dizer “estou indo” em voz alta, e sair à procura dos outros.
  3. Quando encontrar uma pessoa,1 deverá tocá-la, e continuar procurando.
  4. Para ganhar o jogo, as crianças devem correr para o local onde se estava contando, e tocá-lo.

O esconde-esconde é um jogo que desperta a sensação de aventura e curiosidade. Uma variante da brincadeira, é que a criança que está procurando não deve tocar a pessoa que encontra, mas voltar para o lugar onde estava contando, tocá-lo, e dizer o nome da pessoa.

Não perca: 15 brinquedos para estimular a aprendizagem das crianças

Conclusão

As tradicionais brincadeiras para crianças são uma ótima opção para o seu entretenimento. Além disso, ajudam no seu aprendizado e no desenvolvimento físico.

Há uma variedade de opções para o seu filho brincar, se divertir e aprender. Brincando ao ar livre, ou inclusive concentrando-se em alguma atividade lúdica, libera o estresse e desenvolve habilidades cognitivas e físicas, que o ajudarão no futuro.