Saiba mais sobre os grandes benefícios dos animais de estimação para a família

· 17 de abril de 2018
Os animais de estimação nos ajudam a desenvolver nosso senso de responsabilidade desde a mais tenra idade, ao mesmo tempo em que favorecem a nossa saúde mental e física quando os levamos para passear.

Muitas pessoas consideram que ter um animalzinho em casa é uma grande responsabilidade, e elas não poderiam estar mais certas. No entanto, muitos não param para pensar nos benefícios dos animais de estimação para a família.

Os animais de estimação são seres extraordinários que merecem ser tratados com todo o carinho e atenção.

Eles são considerados membros da família, companheiros de viagem que vivem experiências conosco e têm um lugar especial reservado em nossos corações.

No entanto, além de tudo isso, os animais de estimação nos ajudam a permanecer mais saudáveis e a desfrutar de um maior bem-estarVocê não acredita? Hoje falaremos sobre alguns benefícios dos animais de estimação para a família.

Benefícios dos animais de estimação para a família

Os benefícios da convivência com animais de estimação não são um segredo. No entanto, não costumamos dar a devida atenção a eles. Vamos ver quais são:

1. Eles ajudam a nos mantermos ativos

Levar o gato para passear

Ter um animal de estimação “nos obriga” a sair de casa para levá-los para dar um passeio. Embora acreditemos que isso só se aplica aos cachorros, há muitas pessoas que levam seus gatos para passear, e até mesmo seus coelhos, furões… Qualquer animal de estimação!

  • Tenha em mente que os animais precisam interagir com o mundo. Então, esta é uma boa desculpa para sair de casa e fazer algum exercício.
  • Os animais de estimação nos ajudam a levantar do sofá e, pelo menos, nos exercitar mais do que antes.

Não perca: Mahe, o cão e amigo que cuida de crianças com autismo

2. Eles beneficiam nossa saúde mental

O segundo dos benefícios dos animais de estimação para a família é que eles são uma grande ajuda para a saúde mentalEles nos ajudam a diminuir o estresse, expressar nossas emoções e relativizar nossas preocupações.

Os animais de estimação nos dão um amor incondicional. Quando estamos errados, eles estão ao nosso lado, sempre pedindo mimos e também nos dando muito amor. Mesmo nos dias mais tristes, eles sempre conseguem nos arrancar um sorriso com suas brincadeiras, suas manias, etc.

Lembre-se daquela sensação de bem-estar de quando voltamos para casa e eles estão sempre nos esperando ansiosos.

É impossível não lhes dar um abraço, beijá-los e sorrir de orelha a orelha. Não importa o quão difícil foi o dia de trabalho, eles nos fazem esquecer de tudo.

3. Eles nos ajudam a crescer como pessoas

Criança acariciando coelho

O terceiro dos benefícios dos animais de estimação para a família é que eles favorecem o nosso crescimento pessoal. De que forma? De uma maneira tão simples e quase imperceptível que nem percebemos.

Ter um animal de estimação nos permitirá desenvolver um grande senso de responsabilidade. Isso é essencial, porque nos ajudará a amadurecer e a sermos mais responsáveis ​​em outros aspectos de nossas vidas.

No entanto, há algo mais: a verdade é que os animais de estimação nos ajudam a melhorar nosso gerenciamento de tempo. Ter que levá-los para passear, cuidar deles, brincar com eles, nos faz querer organizar tudo da melhor forma, e isso é muito benéfico.

4. Eles são um suporte quando temos um problema

Pense em tudo o que foi dito anteriormente somado ao grande apoio dos animais de estimação quando sofremos de alguma doença.

Por exemplo, se tivermos problemas de visão ou cegueira, um cão-guia nos ajudará. A questão é que não é apenas uma ajuda funcional, mas também um apoio emocional.

Da mesma forma, vamos pensar no sexto sentido que os animais têm e que eles são capazes de detectar o que não percebemos.

  • Por exemplo, alguém que tenha convulsões pode não saber até que uma aconteça. No entanto, um animal de estimação pode dar o alerta muito mais cedo para pedir ajuda.

5. Fortalece o sistema imunológico das crianças

Mulher com seu animal de estimação

Quando um bebê nasce, podemos pensar que os animais devem ser separados deles. No entanto, não poderíamos estar mais errados. O contato com eles faz com que o bebê seja exposto a micro-organismos que fortalecem suas defesas.

Leia também: 9 alimentos para aumentar as defesas do corpo

Portanto, não devemos evitar o contato de animais de estimação com as crianças. Graças a eles, os bebês se tornam mais fortes e mais preparados para enfrentar doenças futuras.

Os animais de estimação nos dão muito

Como vimos, os animais de estimação nos dão muito. No entanto, eles não são brinquedos. Eles são seres vivos que precisam de amor, tempo e cuidado, assim como nós. Mesmo que eles nos ajudem quando temos um problema, como no ponto 4, eles nunca são objetos.

Devemos levar isso em conta. Os animais de estimação nos permitem desfrutar de uma série de benefícios dos quais normalmente não estamos cientes. Ter consciência disso nos ajudará a valorizá-los ainda mais.