Como ensinar seu bebê a se sentar

9 de abril de 2019
Entre as primeiras fotos de cada bebê está sempre a primeira vez que ele se sentou. Sentar-se sozinho o prepara para engatinhar e depois se levantar. Faz parte dos marcos do desenvolvimento psicomotor.

Já está na hora de começar a sentar sozinho? Observar seu bebê lhe dará os sinais para saber se ele está pronto, sem representar um risco para a coluna. O melhor a se fazer é não ter pressa. O bebê chegará à essa fase por conta própria.

Você precisa proporcionar ao bebê tempo em casa com roupas confortáveis ​​e em um espaço que lhe permita explorar e exercitar o corpo. Quando ele atingir certos marcos de desenvolvimento, você já poderá ensinar seu bebê a se sentar.

Como saber se o seu bebê está pronto para se sentar?

Mãe ensinando bebê a se sentar

É um erro forçar o ritmo do bebê em qualquer aprendizado e desenvolvimento. Cada criança é única e não deve haver um calendário que exija que você faça certas coisas em épocas específicas. Alguns levarão mais tempo, outros conseguirão mais rapidamente.

Da mesma forma que algumas crianças têm os primeiros dentes aos 3 meses e outras aos 8, não existe um tempo pré-estabelecido para ele aprender a se sentar. Temos que esperar até ele atingir a maturidade necessária. Alguns bebês começarão a se sentar aos 6 meses, enquanto outros o conseguirão ao chegar no primeiro ano de vida.

No entanto, você pode observar os seguintes sinais. Se, ao deitar-se de barriga para baixo, o bebê conseguir se virar de costas e de novo para baixo, ele está fazendo um movimento que tonifica, entre outros músculos, os oblíquos.

Finalmente, outro sinal é que o bebê consegue se levantar um pouco sozinho quando está no carrinho. É comum que isso comece a acontecer por volta dos seis meses, mas não é determinante. Pode acontecer entre 8 e 9 meses também.

Confira também: Desenvolvimento emocional do bebê: etapas

Aprender a se sentar… um ótimo momento

Aprender a se sentar supõe um grande avanço no desenvolvimento psicomotor do bebê. Essa posição permite fortalecer os músculos das costas, evitando desconforto e possíveis problemas quando ele começar a andar. Assim que ele aprender a se sentar, o corpo vai se preparar para engatinhar e depois andar.

É por isso que você não tem que fazer o bebê sentar antes dele estar pronto para isso. Isto é, antes que seus próprios músculos o permitam. Quando o bebê for capaz de se sentar, isso lhe dará mais autonomia para manipular os brinquedos e os objetos que atraem sua atenção.

Por outro lado, ficar sentado oferece uma perspectiva diferente do ambiente que ele está acostumado. Nessa posição, ele está exposto a novos estímulos, o que estimula sua inteligência e sua curiosidade. Seus sentidos são despertados para a exploração sensorial.

Exercícios para ensinar o seu bebê a se sentar

Você está se perguntando se é possível ensinar seu bebê a se sentar? Para que seu bebê comece a sentar, você pode ajudá-lo a fortalecer os músculos com alguns exercícios. Você não acelerará o processo, só deixará mais fácil para ele alcançá-lo.

Certamente, fazer esses exercícios é outra atividade para vocês compartilharem e aproveitarem o tempo juntos. Isso lhe dará a oportunidade de participar e contribuir, pouco a pouco, com o maravilhoso crescimento do seu filho.

Antes de mais nada, seu filho deve ter superado outros marcos em seu desenvolvimento psicomotor, como manter a cabeça erguida quando está recostado e tentar se sentar toda vez que você o pega pelas mãos.

Vamos fazer ginástica com o bebê

Mãe bincando com bebê

Para fazer esses exercícios para estimular seu bebê, jogue um cobertor no chão e prepare-se para o trabalho. Vamos fortalecer o abdômen, a coluna e a musculatura das costas, pescoço e braços do bebê! É importante que você tenha alguns dos brinquedos favoritos dele por perto.

  • Em primeiro lugar, coloque seu bebê de costas. Sente-se na frente dele e pegue-o pelas mãos. Lentamente, levante-o pouco a pouco até ele ficar sentado e depois volte a deitá-lo. Repita o movimento três ou quatro vezes.
  • Uma vez no chão, coloque o bebê sentado e segure-o pelos quadris. Permaneça assim por alguns segundos e depois deite-o para que ele possa descansar. Repita o exercício três ou quatro vezes para que seu bebê não se canse.
  • Posteriormente, coloque seu filho deitado de costas. Coloque um brinquedo chamativo na frente dele para tentar fazê-lo se levantar. Seu bebê tentará se esticar lentamente para pegar o brinquedo.
  • Também é recomendável que você o deite de costas e balance-o em um ângulo lento da direita para a esquerda e vice-versa.

Não deixe de ler: De quais materiais devem ser os brinquedos para bebês?

Nunca sobrecarregue seu bebê

Se você perceber que seu bebê perdeu o interesse pelo que vocês estão fazendo, pare as sessões de exercícios. Como em qualquer outra etapa de desenvolvimento, o segredo para ajudá-lo a aprender a se sentar é estimulá-lo e não o forçar. Evite deixá-lo cansado.

Em conclusão, aproveite os momentos que tiverem juntos e continue tentando. Em breve ele estará pronto para a sua primeira foto sentado!

1. DeLoache JS, Chiong C, Sherman K, Islam N, Vanderborght M, Troseth GL, et al. Do babies learn from baby media? Psychol Sci. 2010; 2. Werker JF. Baby steps to learning language. J Pediatr. 2003; 3. Stewart L, Walsh V. Infant learning: Music and the baby brain. Current Biology. 2005. 4. Clearfield MW. Learning to walk changes infants’ social interactions. Infant Behav Dev. 2011;