É aconselhável que o bebê adormeça no Bebê Conforto?

7 de abril de 2019
É normal que o bebê adormeça assim que inicia um passeio de carro. No entanto, o Bebê Conforto foi projetado para sua segurança, não para dormir. Portanto, é preciso estar atento enquanto o bebê dorme nele.

Obviamente você chega em casa e depois que ele finalmente adormeceu, nem remotamente consegue pensar em tirá-lo do Bebê Conforto. Prefere que continue dormindo lá, antes de acordá-lo novamente. A pergunta aparece novamente na sua cabeça: é bom deixá-lo dormir na poltrona reversível?

Se esta situação lhe for familiar é conveniente que leia esta informação.

Por que os bebês dormem quando andam de carro?

Bebê dormindo no Bebê Conforto

O berço e o ambiente de extrema calma que costumam ter os quartos dos bebês não se parecem em nada com o que viveram durante os 9 meses de gestação. No útero materno o bebê era mantido apertado 24 horas por dia.

O bebê ouve o coração, digestão, e respiração de sua mãe. Além disso, ouve a sua voz, e algumas até colocam música com fones de ouvido sobre a barriga. A mãe caminha, se move, sobe e desce escadas, faz exercícios … apenas para quando vai dormir, porque fica mais quieta, mas os sons não param.

No meio daquele tênue, mas contínuo turbilhão de sons e movimentos, o bebê adormece. É por isso que é fácil imaginar por que, quando ele chega em um enorme berço em um quarto solitário e silencioso, é muito difícil conciliar o sono.

No entanto, quando andam de carro, a vibração e as revoluções do motor conseguem o que parece impossível: o bebê adormece. Também é fácil imaginar as razões pelas quais isso acontece; o barulho do carro envia o bebê de volta aos seus dias no útero.

Você está interessado em ler: 5 dicas para uma viagem de carro segura ao sair com seus filhos

O que acontece no Bebê Conforto?

O Bebê Conforto ou poltronas de bebê são uma ferramenta básica de segurança para transportar seu bebê no carro. Em muitos países são até mesmo exigidos pelas leis de trânsito atuais.

É uma medida básica de segurança para o seu filho em caso de uma batida de carros. Portanto, não dirija ou vá ao lado do bebê no carro. É sempre preferível que ele esteja no Bebê Conforto, do que em seus braços.

Em uma colisão com outro veículo ou com algo que esteja no caminho, o bebê pode ser expulso do veículo diante da força do impacto, se você o carregar em seus braços. O Bebê Conforto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. O problema aparece quando se utiliza uma cadeira maior do que aquela que é apropriada para a idade do bebê recém-nascido.

Cuidados que devemos ter quando o bebê estiver no Bebê Conforto

Adormeceu no Bebê Conforto

É inevitável, o bebê vai dormir no carro. Você não pode impedi-lo de adormecer. O que deve fazer para resguardar sua segurança é monitorar o seu sono e corrigir suas posturas corporais. Seu bebê é muito frágil e, como ainda não controla seu corpo, as posições mudam enquanto está no carro.

Se está acompanhado, o ideal é que alguém vá no banco de atrás ao lado do bebê, e fique atento às suas posturas. Evite deixar o bebê sozinho no banco de trás. Se for sozinha com seu bebê, evite viagens longas.

As situações de risco que devem ser atendidas antes da possibilidade de seu bebê adormecer no assento do carro são:

  • Como o bebê não tem controle de sua cabeça, especialmente em suas primeiras semanas de vida, o movimento do carro faz com que a cabeça caia para a frente, e bloqueie as vias aéreas causando sufocamento.
  • Quando você senta um bebê em uma cadeira, precisa monitorar a sua posição e colocar os cintos corretamente. Caso contrário, seu corpo pode flexionar-se demais e comprimir o tórax e o abdômen. Se ele também adormece e sua cabeça cai para a frente, as dificuldades respiratórias são maiores.
  • O nível de saturação de oxigênio é baixo quando está sentado na cadeira, especialmente quando ainda não está no controle de seu corpo. Por essa razão é aconselhável que não fique sentado por muito tempo, já que ainda não tem forças para se sustentar sozinho.
  • No inverno é necessário evitar que ao sentá-lo no Bebê Conforto, use um casaco muito grosso. Os cintos de segurança não o fixam bem por causa da espessura da roupa, o que pode soltá-lo em uma colisão.

Leia também: 8 coisas que você nunca deve fazer com um bebê recém-nascido

Chegamos em casa e ele continua dormindo: o que eu faço?

Criança no Bebê Conforto

A recomendação fundamental quando você chega em casa é que tire o bebê do banco do carro. Não é aconselhável que o bebê durma no assento do carro; Estes assentos não foram projetados para dormir, mas para viajar com segurança no carro, e para protegê-lo de um possível acidente.

Sabemos que, assim que você o vê dormindo, não quer que ele desperte. Nenhuma mãe quer acordar seu bebê. No entanto é necessário removê-lo da cadeira, porque ali acontece o mesmo que no carro. Ou seja, em um descuido dos pais ou cuidadores, o bebê muda de posição e pode sufocar-se.

Se o bebê acordar, segure-o em seus braços, cante para ele as canções de ninar que sempre ouviu desde que nasceu, ou deite-se ao lado dele. O amor e o calor da mamãe o ajudarão a adormecer novamente.

 

  • Erich K. Batra, Jonathan D. Midgett, Rachel Y. Moon. Hazards Associated with Sitting and Carrying Devices for Children Two Years and Younger.
https://www.jpeds.com/article/S0022-3476(15)00345-5/fulltext
  • Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development. National Infant Sleep Position (NISP) Study.
https://www.nichd.nih.gov/research/supported/nisp
  • On Safety. Safe Sleep: Bedding, Pillows, Safety and More. (2012).
https://onsafety.cpsc.gov/blog/2012/09/18/safe-sleep-bedding-pillows-safety-and-more/
  • American Academy of Pediatrics. AAP Expands Guidelines for Infant Sleep Safety and SIDS. (2011).
https://www.aap.org/en-us/about-the-aap/aap-press-room/pages/aap-expands-guidelines-for-infant-sleep-safety-and-sids-risk-reduction.aspx