Como cortar as unhas do bebê

12 de janeiro de 2019
Cortar as unhas do bebê não é tarefa fácil para os pais. Antes de fazer esta atividade é importante conhecer a maneira correta para não machucar a criança. 

Cortar as unhas de um bebê nos primeiros meses de vida faz parte da higiene que cabe à mãe. Para prosseguir com esta prática, instrumentos especialmente projetados para este propósito devem ser usados.

Na hora de cortar as unhas, tenha cuidado, pois estas áreas são muito moles e muito presas aos dedos. Por esta razão, requer delicadeza, bom pulso, e paciência para fazer o corte corretamente.

Selecione os instrumentos para cortar as unhas do bebê

Selecione os instrumentos para cortar as unhas do bebê

Para escolher o instrumento que vai usar para cortar as unhas do seu bebê, é melhor escolher um que você possa manipular, com o qual se sinta confortável e seguro. Portanto, você deve decidir entre uma lixa, um cortador de unhas, ou uma tesoura.

No caso de escolher uma lixa, esta deve ser de material macio. Atualmente, existem lixas elétricas que possuem diferentes texturas e diferentes velocidades.

Você também pode usar o cortador de unhas para que o bebê já se acostume com isso, já que a lixa foi desenhada para ser usada até a idade de 18 meses. Os dois instrumentos devem ser de modelos exclusivos, e especialmente projetados para bebês.

Por outro lado, se você se sentir mais confortável e seguro com uma tesoura, assegure-se que seja de pontas arredondadas, para não machucar o bebê.

Leia também: De quais materiais devem ser os brinquedos para bebês?

Recomendações para cortar as unhas de um bebê

A higiene do bebê, como tomar banho, cortar cabelos, unhas, entre outros, será mais fácil se você seguir estas recomendações.

Escolha o melhor momento

Os pais devem escolher a melhor hora para cortar as unhas do bebê, que pode apresentar muitos movimentos inesperados, o que dificultará muito a tarefa. Recomenda-se fazê-lo nos momentos em que este estiver calmo, relaxado ou dormindo.

Você também pode aproveitar os momentos após o banho, quando normalmente as unhas estão mais macias, e o pequeno relaxa com facilidade. Da mesma forma, o corte das unhas pode ser feito quando a mãe está amamentando, com a ajuda do pai.

Idade para usar cortadores de unhas

No primeiro semestre de vida é melhor usar as lixas ou tesouras, porque as unhas são muito moles. Após seis meses, o cortador de unhas pode ser usado: coloque-o na frente da ponta do dedo, no nível da unha, mas sem tocar a pele; apoie-o bem, e corte.

Frequência do corte das unhas

Nos bebês, as unhas das mãos crescem rapidamente e devem ser aparadas a cada três a sete dias, para evitar arranhões ou sujeira acumulada por baixo. Em contraste, as unhas dos pés têm um crescimento mais lento, e é por isso que é recomendável cortá-las a cada 15 dias, ou uma vez por mês.

Diálogo e distração

No caso de o bebê já entender as instruções, fale com voz doce e explique que você vai segurar a mão dele para cortar suas unhas. Se possível, mostre o instrumento para que não tenha desconfiança e, em seguida, localize-se em um lugar onde possa distraí-lo, para que não chore.

Limpar os resíduos ou pontas

Limpar os resíduos ou pontas ao cortar as unhas do bebê

Ao finalizar o corte é importante verificar se não há resíduos ou pontas. Embora o tamanho seja insignificante, pode ser perigoso, porque o bebê pode introduzir algum resíduo nos olhos ou na boca. Por isso é aconselhável usar uma gaze, ou um pano úmido para limpar completamente as mãos.

Passos para cortar as unhas de um bebê

Antes de começar a cortar as unhas de um bebê você deve encontrar uma posição confortável. Esta posição deve permitir segurar a pequena mão da criança, de modo que os movimentos repentinos possam ser prevenidos, e assim evitar machucá-lo.

1.- Isso pode ser feito por duas pessoas. Enquanto um segura a mão do bebê, o outro lhe corta as unhas.

2.- Pressione suavemente as pontas dos dedos para baixo, para fazer o corte das partes salientes. Para ajudá-lo nessa tarefa, segure o dedo ao qual você vai cortar a unha, entre o indicador e o polegar.

3.- Se o bebê já está sentado, pode colocá-lo no seu colo, de costas para você. Rodeie seus braços com firmeza, para evitar que se mova e se machuque.

4.- O corte deve ser feito seguindo a linha natural de crescimento das unhas, de forma rápida e segura.

Se o bebê é recém-nascido e as unhas são muito moles, mas você não se atreve a cortá-las, pode tentar uma lixa de papelão macio. Passe com cuidado para não roçar a pele por baixo. Assim, com a experiência adquirida, você pode desenvolver a capacidade de realizar essa tarefa, e escolher a técnica à qual melhor se adapta.

Cortar as unhas dos pés

Para cortar as unhas dos pés utiliza-se a mesma técnica usada para as mãos. Segure o pé com firmeza, e pressione suavemente as pontas dos dedos. O corte deve ser feito em linha reta.

Veja também: Como preparar um remédio com alho e limão para fortalecer as unhas

Considerações finais

Tenha em mente que alguns bebês nascem com unhas compridas. Portanto, é aconselhável colocar-lhes luvas para que o rosto não seja arranhado, até que a mãe se recupere do parto e possa cortá-las.

Finalmente, você deve observar a cor das unhas para verificar se não há infecções, ou se estão encravadas na pele. Se algumas dessas anomalias se manifestarem, procure imediatamente um especialista.

 

  • Collins, J., ed. La salud del bebé y del niño. Ediciones AKAL, 2004.
  • Eisenberg, Arlene, Heidi Eisenberg Murkoff, and Sandee Eisenberg Hathaway. El Primer Ano Del Bebe/What to Expect the First Year. Editorial Norma, 1995.
  • Gutiérrez, I. Hidalgo, A.B, y Marina, O. Cuidado del recién nacido dirigido a madres primerizas. BS thesis. LATACUNGA/UTC/ 2017.
  • Rochat, Philippe. El mundo del bebé. Vol. 27. Ediciones Morata, 2004.