Cuidados básicos para proteger as mãos do sol

30 de julho de 2018
Apesar de não prestarmos atenção nelas, as mãos são as partes do corpo que mais sentem os efeitos do sol, por isso é essencial protegê-las para prevenir seu envelhecimento precoce.

As mãos são uma parte bastante discreta do nosso corpo. No entanto, nelas podemos ver os sinais da passagem do tempo. Por esse motivo, você deve conhecer alguns cuidados básicos e conselhos práticos para proteger as mãos do sol, um fator que acelera o envelhecimento.

Aprenda a combater os raios solares, o ressecamento, as rugas e a pele áspera das mãos com estas dicas simples. Para isso, você só precisará de constância e de ingredientes naturais. Suas mãos ficarão melhores do que nunca em um tempo muito curto.

Por que você deve proteger as mãos do sol?

Sem dúvida, as mãos são uma das áreas do corpo que recebem mais raios UV. Nesse sentido, devemos sempre lembrar que uma exposição prolongada ao sol pode nos levar a sofrer queimaduras solares, insolação e até câncer. De fato, existem manchas ou pintas no corpo (também nas mãos) que não devem ser expostas devido ao risco do surgimento de um melanoma.

Visto que as mãos são usadas para quase todas as atividades que fazemos, é importante cuidar delas diariamente. Além de mantê-las jovens e belas por razões estéticas, também devemos ter em mente que qualquer inflamação, mancha ou inchaço pode afetar nossa vida ou trabalho diretamente.

Como proteger as mãos do sol?

Para proteger as mãos do sol, não é suficiente evitar os raios ultravioletas sempre que possível. A seguir, propomos uma rotina de cuidados fundamentais em todos os sentidos para que a proteção seja completa.

1. Esfoliação

Para promover uma boa regeneração celular da pele das mãos, devemos fazer uma esfoliação uma vez por semana. Podemos fazer um peeling específico ou usar um produto caseiro e natural:

  • Grãos de café
  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Açucar
  • Farinha de aveia
  • Amêndoa moída

Recomendamos combinar essas esfoliações com um pouco de óleo para evitar ressecar muito a pele. Outra opção é hidratar bem a pele depois. Como resultado, você terá mãos muito suaves e sem asperezas. Além disso, este tratamento também ajuda a evitar as manchas.

Leia também: 3 tratamentos para reduzir as manchas causadas por melasma

Como proteger as mãos do sol

2. Hidratação

Para o cuidado da pele, é essencial beber muita água. Desta forma, nos hidratamos por dentro. A quantidade que devemos beber é de 8 copos de água por dia, sempre fora das refeições e espaçados ao longo do dia.

No entanto, do lado de fora, também devemos hidratar as mãos com cremes e loções adequados para o nosso tipo de pele. Recomendamos optar por produtos naturais. Se nossa pele for muito sensível, devemos usar cremes com protetor solar. Desta forma, manteremos nossas mãos suaves, macias, jovens, nutridas e sem rugas.

Se quisermos uma opção simples, podemos usar apenas um óleo vegetal. Dependendo da textura que desejamos, podemos experimentar diferentes tipos:

  • Amêndoas: muito nutritivo. Para a pele seca.
  • Coco: para a pele normal
  • Jojoba: para a pele normal.
  • Manteiga de karité: para peles muito secas.
Óleo de coco

3. Proteção

Não se esqueça destas dicas fundamentais para proteger as mãos do sol e outros fatores externos:

  • É aconselhável usar luvas ao fazer trabalhos domésticos, como lavar louça, limpar janelas, esfregar o chão, etc. Em resumo, recomenda-se usar luvas para qualquer atividade em que tenhamos que usar produtos químicos, pois seus ingredientes danificam a pele das mãos e as expõem a reações cutâneas.
  • As mãos também devem ser protegidas em outras atividades, como alguns trabalhos, esportes, etc. Mesmo em áreas de frio, onde o sol bate fortemente na neve, é aconselhável usar luvas contra os raios ultravioleta.
  • Lavar ou ter as mãos em contato com a água quente não é benéfico para a pele. A água muito quente pode matar certos patógenos. No entanto, a temperatura não deve ser tão alta que possa queimar nossas mãos. Portanto, a água quente não é sinônimo de desinfecção.

Não perca: Os 8 melhores antissépticos naturais para a sua pele

Além disso, se usarmos água muito quente para lavar as mãos, podemos irritar a pele e acelerar o aparecimento das rugas.

  • Quando está ventando muito, também podemos usar luvas como proteção, já que o ar resseca e danifica a pele. Existem luvas de diferentes tecidos e espessuras, para que possamos escolher uma ou outra de acordo com a temperatura.
Recomendados para você