5 esportes que oferecem vários benefícios para a saúde

· 3 de julho de 2018
Praticar esportes é muito necessário, mas existem alguns tipos de esportes que proporcionam muitos benefícios para a saúde.

Dependendo do que nosso corpo precisa e do que estamos procurando, será melhor escolher um esporte ou outro. Por tudo isso, hoje vamos descobrir alguns esportes que apresentam múltiplos benefícios. Talvez, alguns deles, você nunca tenha praticado.

Esportes que proporcionam múltiplos benefícios

Embora existam muitos esportes, hoje nós escolhemos apenas 5 deles, que acreditamos fornecer alguns benefícios que podem ser de interesse para você. Descobrir o que cada um pode lhe proporcionar, ajudará a saber qual é melhor para você. Você está pronto para descobrir isso?

Veja também: 5 exercícios simples e caseiros para modelar o corpo

1. Pádel ou tênis

Talvez você já tenha jogado um desses dois esportes esporadicamente, em algum lugar ao ar livre, como a praia. Certamente, nesses momentos você se sentiu cheio de energia e se divertiu. Nesse caso, você pode intuir que, se incorporá-los à sua rotina diária, estes podem fornecer muitos benefícios. E como são praticados em grupo, não negligenciamos nossas habilidades sociais.

Tanto o pádel quanto o tênis ajudarão você a melhorar sua agilidade mental, e coordenação em geral. Isso é algo extremamente positivo, pois favorece na tomada de decisões. E, obviamente, o exercício permitirá que você tonifique seu corpo de uma maneira muito completa: especialmente as extremidades.

2. Ioga

Ioga é um dos esportes que oferecem vários benefícios para a saúde

Outro esporte que traz múltiplos benefícios é a ioga, uma atividade que envolve esforço contínuo em vez de velocidade. É claro que as pessoas com flexibilidade têm uma grande facilidade para realizar as diferentes posições, que esta forma maravilhosa de se exercitar implica. No entanto, mesmo que você não tenha muita flexibilidade no início, com a prática o corpo irá alcançá-la.

A ioga também nos ajuda a melhorar a qualidade de nossa respiração, o que aumenta nossa capacidade pulmonar, e oxigena melhor o corpo. Por outro lado, ajuda-nos a nos concentrar no presente, nos libertando do estresse. Ao conseguir isso, imediatamente adquirimos um grande bem-estar que, evidentemente, se traduz em qualidade de vida.

3. Caminhada

O terceiro dos esportes que oferecem múltiplos benefícios à saúde é a caminhada. Embora gostemos de caminhar e fazer isso em uma esteira de ginástica ou na cidade, sempre será muito mais positivo fazer uma trilha de caminhada pela natureza. A razão disso está em algo muito simples, mas de grande importância: a saúde mental.

É necessário se desconectar do ritmo habitual da cidade e desfrutar da liberdade, que é respirada ao ar livre, pois isso nos permite reabastecer as energias, e nos fortalecer emocionalmente.

O contato com a natureza supõe um golpe de ar fresco que nos conforta, permitindo-nos desfrutar por um momento do que está ao nosso redor, e que nos traz de volta ao presente. Por outro lado, a caminhada é um excelente exercício cardiovascular que proporciona grande oxigenação ao organismo.

Leia também: 6 atividades para ensinar seu filho a trabalhar em equipe

4. Correr

Conhecida ultimamente pelo termo anglo-saxão “running”, a corrida a pé é uma das atividades mais completas que podemos praticar todos os dias. Ela nos ajuda a melhorar a postura, a ganhar velocidade, tonificar o corpo, e também nos permite limpar a mente. Graças a este esporte, podemos aumentar nossa resistência, fortalecer nossas articulações, e melhorar nosso sistema cardiovascular.

Correr é um dos esportes que oferecem vários benefícios para a saúde

Correr também pode ser uma excelente maneira de aumentar nossa motivação. Por isso, participar de uma maratona pode nos ajudar a superar a nós mesmos, o que se traduz em múltiplos benefícios. Além disso, uma maratona é uma atividade muito divertida, e nos permite avaliar como melhoramos, desde que começamos a correr pela primeira vez.

5. Natação

Nós não poderíamos terminar esta lista de esportes que oferecem múltiplos benefícios sem falar na natação. Um esporte considerado o mais completo de todos, e que tem baixo impacto. Por isso, é adequado para idosos, adultos e crianças.

Graças à natação, trabalhamos absolutamente todos os músculos, aprendemos a respirar corretamente, melhoramos nossa coordenação…, mas este esporte também permite desconectar-nos. O contato com a água é sempre muito agradável, pois dissipa nossas preocupações e nos permite sentirmos, como em uma nuvem.

Você já pratica algum desses esportes? Muitos deles podem ser feitos em quase qualquer lugar, como na praia! Não há desculpas para não aproveitar os múltiplos benefícios que esses esportes podem nos oferecer. 

Não apenas fornecem benefícios em um nível físico, mas também mental. Algo muito importante, em uma sociedade cada dia mais estressada e preocupada.