6 atividades para ensinar seu filho a trabalhar em equipe

· 28 de junho de 2018
O trabalho em equipe é uma ferramenta ideal para que seus filhos aprendam o valor da cooperação. Brincar com outras crianças desde pequenos irá capacitá-los em técnicas de socialização.

Ensinar seu filho a trabalhar em equipe é uma conquista extraordinária que trará grandes benefícios em sua vida escolar e adulta. Com este treinamento, ele desenvolverá habilidades para evoluir na sociedade de maneira apropriada.

O ideal seria orientar esses jogos para ensiná-lo a distinguir como a união com os outros ajudará a todos a superar obstáculos e obter benefícios. Além disso, esse tipo de trabalho transmite o senso de união e empatia com os outros membros do grupo.

Atividades para ensinar seu filho a trabalhar em equipe

Existem algumas atividades que seu filho pode praticar para desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Desta forma, seu filho vai aprender a gestão da tolerância, respeito e paciência, entre outros.

1. Praticar algum esporte

Futebol, beisebol, basquete ou vôlei, entre muitos outros, são esportes onde o trabalho em equipe predomina. A base principal de cada um desses esportes é trabalhar em equipe para o bem comum.

Todos os membros devem estar dispostos a sacrificar o protagonismo para alcançar o objetivo principal: vencer. Além disso, aprender a perder é sempre mais fácil quando temos o apoio da nossa equipe.

2. Distribuir tarefas domésticas

Dividir as tarefas domésticas é outra maneira de ensinar seu filho a trabalhar em equipe. Neste caso, cada membro da família deve realizar uma atividade (arrumar as roupas, lavar a louça, arrumar os quartos ou cuidar das plantas), mantendo a casa limpa e arrumada.

3. Propor jogos em grupo

Família se divertindo junta

É importante que você reserve alguns dias para motivar seu filho a brincar com outras crianças na região onde mora. Você pode convidá-los para sua casa e propor ideias onde eles se organizem em pequenos grupos e possam competir de maneira harmônica e saudável.

Os jogos de tabuleiro são ideais para brincar em casa. No entanto, você também pode usar recursos como a internet para localizar as atividades que melhor se adaptam à idade dos participantes.

Recomendamos ler também: Como conseguir um bom relacionamento entre mãe e filho?

4. Participar de grupos artísticos

Inscrever seu filho em um grupo de música ou de dança é outra opção para motivá-lo a trabalhar em equipe.

Além disso, pertencer a esses tipos de organizações fornecerá ferramentas de socialização para que ele possa se desenvolver abertamente em outros ambientes. Especificamente, os membros desse tipo de grupo trabalham para um objetivo comum.

5. Apresentações teatrais

As aulas de artes cênicas merecem uma menção especial. Nessas atividades, a criança obtém habilidades para lidar com o medo do palco, melhorar a dicção e até mesmo a oratória.

Como no esporte, no teatro os melhores resultados são obtidos com a união de todos os participantes, apoiando-se mutuamente.

6. Fazer atividades tecnológicas

Criança dando sorvete para a outra

Com as constantes atualizações tecnológicas, as crianças e adolescentes estão interessados ​​e formam alianças para compartilhar jogos em grupo. Todos os dias há mais jogos interativos que motivam o trabalho em equipe.

Em geral, nestes casos, os companheiros não se veem ou se conhecem pessoalmente. Mesmo assim, laços de união e solidariedade são criados através de consoles de videogame e outras ferramentas de tecnologia.

Você também pode gostar de ler: Crianças do século 21 e a tecnologia

Regras que as crianças devem saber para trabalhar em equipe

As crianças pequenas costumam ser egoístas. Você precisa fazê-los entender que, quando trabalham em equipe, nenhum dos membros é o centro das atenções. Por esse motivo, todos os participantes têm a mesma importância dentro do grupo.

Aqui estão algumas regras que você deve explicar às crianças quando elas forem trabalhar em equipe.

  • É essencial indicar a cada participante qual é a tarefa dele e a relevância do trabalho que ele executa. Desta forma, os competidores entenderão as instruções dadas.
  • A comunicação eficaz entre os participantes é importante para que não haja rivalidades.
  • O compromisso para alcançar o objetivo comum é um sentimento que cada membro da equipe deve ter, já que o objetivo de todo o grupo é alcançar um resultado independentemente das metas pessoais.

Finalmente, a melhor maneira de ensinar seu filho a trabalhar em equipe é brincando. Desta forma, ele poderá criar novas amizades que tenham interesses em comum.

É aconselhável praticar atividades em que o objetivo seja a vitória de todo o grupo, e não de uma única pessoa. Isso irá ajudá-lo a interagir harmoniosamente com os outros colegas.