5 esportes aquáticos divertidos

Com pranchas ou esquis, com veículos motorizados ou rio abaixo em uma embarcação, os esportes aquáticos oferecem não só variedade, mas também uma dose de adrenalina sem igual. Conheça algumas alternativas!
5 esportes aquáticos divertidos

Última atualização: 14 Maio, 2021

Se você está planejando uma viagem de férias inesquecível e tem pensado em um destino perto do mar, rio ou de qualquer outra fonte de água, pode ser uma boa ideia experimentar alguns esportes aquáticos que existem atualmente. São atividades para curtir com os amigos ou a família.

Além de se divertir, com as seguintes modalidades esportivas você manterá a forma durante as férias e terá a oportunidade de aproveitar a praia de outra perspectiva. Naturalmente, eles também incluem riscos e algumas precauções são necessárias. Falaremos sobre tudo isso a seguir.

5 esportes aquáticos divertidos

Em primeiro lugar, uma breve revisão das medidas básicas de segurança:

  • É necessário saber nadar para praticar qualquer um desses esportes.
  • Você deve sempre usar um colete salva-vidas e capacete, dependendo da modalidade.
  • A supervisão de uma pessoa mais experiente é essencial para que você possa ser socorrido se necessário.

Como explicam Medrano e Moreno, especialistas da Faculdade de Educação da Universidade de Murcia, não é necessário que essas disciplinas sejam praticadas de forma competitiva. Também existe a possibilidade de que tenham finalidades utilitárias – melhorar a saúde, por exemplo –, educacionais ou simplesmente recreativas.

Em outra publicação, Moreno e Gutiérrez, da mesma universidade, afirmam que a prática de esportes aquáticos vem crescendo década após década, principalmente na população mais jovem. A seguir, apresentamos alguns esportes aquáticos divertidos que você pode experimentar.

1. Kite surfing

 

O kite surfing, também conhecido como fly surfing ou kite boarding. É um esporte de deslizamento aquático. Como seu nome em inglês indica, a pessoa que o pratica fica presa a uma espécie de pipa ou paraquedas, através de cordas e de um arnês. Enquanto isso, tem uma prancha nos pés que lhe permitirá deslizar na água.

Esse é um esporte que está condicionado pelas características do clima. Necessariamente, sua prática depende da velocidade do vento e da força do mar durante no momento. Além disso, é considerado de alto risco.

Porém, também é muito divertido se for praticado com todos os cuidados necessários. O kite surfing pode ser realizado em praias e lagos onde o vento e a água estejam calmos e a modalidade possa ser praticada com segurança.

Os lugares mais famosos para a prática desse esporte são a praia de El Médano, em Tenerife, e Tarifa, ambos na Espanha. Também é bastante praticado na Cidade do Cabo, na África do Sul.

2. Esqui aquático

O segundo da lista é o esqui aquático. Esse esporte aquático é uma fusão entre o esqui e o surf, e foi um esporte de exibição durante os Jogos Olímpicos do ano de 1972.

A pessoa que pratica esse esporte deve ficar em pé sobre esquis enquanto está presa com cordas a uma lancha de grande potência. Quando a pessoa estiver pronta, a lancha deve acelerar de forma que o esquiador comece a pegar velocidade.

Tanto a corda usada quanto o esqui devem ter características específicas que devem ser respeitadas. Esse é um esporte muito emocionante que pode ser feito com dois esquis ou com apenas um.

O esqui aquático é um dos esportes mais praticados nas costas de diversos países. Requer equilíbrio e bons reflexos, além de muita vontade de se aventurar.

3. Rafting, um dos esportes aquáticos mais radicais

Rafting, um dos esportes aquáticos mais radicais

O rafting é o terceiro dos esportes aquáticos que vamos apresentar. Consiste em fazer um passeio ao longo do leito de um rio, seguindo a corrente rio abaixo.

Esse esporte costuma ser praticado em grupo usando embarcações como botes e caiaques. Os rios propícios para este tipo de passeio são chamados de rios de água branca, já que apresentam um grau de turbulência que faz com que uma espuma dessa cor se forme.

O rio escolhido dependerá das habilidades de cada atleta. A dificuldade varia consideravelmente, dependendo de fatores como largura, longitude, caudalosidade, velocidade da água, quantidade de obstáculos, entre outros. Assim, se você pensa em incluir esse esporte nas suas férias, pesquise bem os requisitos.

4. Jet ski

 

Outro dos esportes aquáticos que não poderíamos deixar de incluir é o jet ski. Uma opção muito usada, que inclui motos aquáticas e requer espaços grandes como o mar ou lagos.

Além de serem uma grande diversão, é preciso saber que as motos aquáticas são consideradas transportes com motor ecológico, porque contam com um sistema de propulsão de turbina que proporciona oxigênio à água.

5. Skimboard

Se você não conhecia essa modalidade, queremos apresentá-la. É um divertido esporte aquático que teve origem na Califórnia, Estados Unidos. Consiste em lançar uma prancha de tamanho médio na orla da praia, ou um pouco mais para dentro, para em seguida subir nela e tentar se manter o maior tempo possível em pé.

Aproveite o verão com os esportes aquáticos!

Em última instância, lembre-se de que pode haver contraindicações para esses esportes que exigem tanto corpo. Portanto, é altamente recomendável consultar o médico antes se você acha que pode ser perigoso para sua saúde.

Tomar os cuidados necessários, passar um momento divertido praticando um desses esportes aquáticos é uma experiência muito gratificante. Se você não tinha esses esportes em mente, considere sua prática!

Pode interessar a você...
3 situações em que você deve evitar praticar esportes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 situações em que você deve evitar praticar esportes

A atividade física oferece uma infinidade de benefícios, mas há alguns momentos em que devemos evitar praticar esportes. Conheça 3 deles!



  • Moreno, J. A., & Medrano, M. A. (1995). Actividades acuáticas recreativas. Actividades acuáticas educativas, recreativas y competitivas, 135-174.
  • Moreno, J. A., & Gutiérrez, M. (1998). Motivos de práctica en los programas de actividades acuáticas. Askesis Revista Digital, 2.