5 adubos ecológicos para nutrir suas plantas

Além de ajudar a fertilizar e proporcionar nutrientes às plantas, tanto o café quanto a casca de ovo podem ser muito úteis para manter as pragas bem longe.
5 adubos ecológicos para nutrir suas plantas

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

Os adubos são produtos utilizados no jardim, cuja finalidade é nutrir as plantas para estimular o crescimento e evitar que murchem.

Atualmente no mercado existem diferentes variedades e marcas de adubos que procuram atender às necessidades de todos os tipos de culturas e solos; no entanto, estes produtos geralmente são carregados de elementos químicos que, em última análise, funcionam apenas como alimentos “lixo” para as ervas.

Eles tendem a acelerar o cultivo, mas são projetados para esgotar o solo e fazer com que a planta exija mais aplicações para mantê-la saudável.

Por saber que os adubos comerciais podem ter um impacto negativo sobre o meio ambiente com sérias consequências, algumas pessoas começaram a promover alternativas ecológicas que funcionam muito bem sem causar um único dano ao solo.

Hoje, queremos reunir alguns os ingredientes que você provavelmente tem em casa e que pode usar para tornar o seu jardim mais fértil.

Adubos caseiros e ecológicos

1. Restos de café

cafe-como-adubo

Os restos de café após a preparação da bebida funcionam como um dos melhores fertilizantes para as plantas de solos ácidos, tais como:

  • Os mirtilos.
  • As roseiras.
  • As azaleias.

Como usá-los?

  • Primeiramente, você terá que enterrar 3/4 de xícara de café perto das raízes (86 g). Repita o processo uma vez por mês.
  • Outra opção é adicionar seis xícaras de café em um balde cheio de água. Em seguida, deixe repousar por dois ou três dias e depois pulverize por todo o solo do seu jardim.

2. Casca de ovos

Embora geralmente sejam usadas ​​em misturas com outros ingredientes elas podem ser utilizadas isoladamente devido o seu alto conteúdo de cálcio para ajudar a evitar o apodrecimento em tomateiros e pimenteiros.

Também é saudável para as árvores frutíferas, rosas e várias ervas. Seu uso pode ser regular.

Como usá-las?

  • Primeiramente, lave bem as cascas e deixe-as secar. Em seguida, quando estiverem prontas, esmague-as e espalhe o pó em torno das plantas.

3. Chá de casca de banana

Casca-de-banana

O potássio é considerado um dos mais importantes nutrientes para as plantas, depois do nitrogênio.

Ele está envolvido no processo da fotossíntese, na osmorregulação da água na planta e na formação de tecidos resistentes.

Quando as plantas se queimam facilmente, parecem opacas e reduzem sua floração, é muito provável que estejam deficientes desse nutriente.

Assim, a fim de fornecer-lhes uma boa quantidade sem recorrer a produtos químicos, vale a pena acrescentar um pouco de chá de casca de banana à terra.

Como usá-las?

  • Primeiramente, corte as cascas de banana em pedaços pequenos, em seguida ferva em bastante água por uns 15 minutos.
  • Quando estiver pronto, deixe descansar e depois dilua com 2 copos de água adicionais antes de aplicá-lo na terra das plantas.

4. Ervas daninhas

Muitos não sabem, mas as chamadas “ervas daninhas” também pode ser bastante úteis para nutrir o seu jardim.

Os nutrientes podem variar dependendo da variedade que é usada:

  • A urtiga fornece nitrogênio e ferro.
  • A consuela contém potássio.
  • O dente de leão pode fornecer cálcio e magnésio.

 Como usá-las?

  • Primeiramente, coloque as ervas sobre um pano que possa servir como uma peneira e coloque-as em uma bandeja.
  • Em seguida, despeje água suficiente sobre as ervas e deixe fermentar durante 10 dias, mexendo diariamente.
  • Depois do tempo aconselhado, aplique-as como adubo.

5. Cinzas de madeira

plantas2

As cinzas de madeira são ricas em potássio e fósforo; este último contribui para a maturação das flores e frutos fazendo aumentar o seu aroma e sabor.

Também são boas para manter as pragas longe, no entanto, por alterarem o pH do solo, elas não são recomendadas para espécies de solo ácido.

Antes de usá-las é importante verificar se as cinzas não vêm de florestas comprometidas com metais pesados e outros poluentes.

Como usá-las?

  • Primeiramente, dilua uma porção de cinzas em água, em seguida, use o líquido para regar as plantas diariamente.
  • Outra boa opção é espalhar uma camada de cinzas a dois ou três centí​​metros de distância do tronco.

Como você pode ver, existem muitas variedades de adubos naturais que podem ser mais saudáveis e mais baratos do que os embalados comercialmente.

Por fim, estes ingredientes trazem uma contribuição nutricional importante para o solo e alguns deles também proporcionam micro-organismos benéficos. Pronto para experimentá-los?

Pode interessar a você...
Você sabia que pode usar canela nas plantas?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Você sabia que pode usar canela nas plantas?

Há certamente inúmeras maneiras de usar canela. Ela é uma espécie originária do Sri Lanka. E possui muitas propriedades incríveis. Confira.



  • Barnes, J. (2005). Plantas medicinales. Kurtziana.

  • FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations)., & IFA (Asociación Internacional de la Industria de los Fertilizantes) . (2002). Los fertilizantes y su uso. FAO. https://doi.org/fertuso.pdf.

  • Reyes, F. G. (2016). Uso de fertilizantes. SAGARPA. https://doi.org/S0920-1211(08)00084-3 [pii]r10.1016/j.eplepsyres.2008.03.018.