6 plantas com propriedades analgésicas para aliviar as dores

15 de janeiro de 2020
Além de nos ajudar a combater as dores, as infusões de valeriana, menta ou canela podem também ser eficazes para outros problemas do nosso organismo.

A dor é uma resposta do corpo que ocorre quando as terminações nervosas recebem uma grande quantidade de estímulos e enviam ao cérebro um sinal de alerta.

Tais estímulos podem ser produto de um excesso de calor, uma pancada forte ou alguma alteração causada por agentes químicos estranhos em nosso corpo.

Atualmente existem diferentes tipos de medicamentos que podem ajudar a diminuir a dor independentemente de sua origem e sua intensidade.

Porém, o uso excessivo de analgésicos convencionais pode ter efeitos colaterais para a saúde, principalmente porque são feitos de algumas substâncias químicas que não são boas para todos os nossos órgãos.

Por isso, já há algum tempo que o consumo de plantas medicinais vem sendo promovido. Elas, por seus componentes, têm um efeito positivo frente às dores, porém sen causar reações adversas

Ainda assim, você deve sempre consultar o seu médico, já que essas plantas não podem substituir o tratamento que ele te recomendar. Feita essa advertência, você está interessado em conhecê-las?

1. Hortelã, uma grande aliada contra a dor

Hortelã é uma das plantas medicinais que pode aliviar a dor

Ainda que os principais benefícios da hortelã sejam os de aliviar os gases e a inflamação estomacal, ela também tem um interessante efeito analgésico que pode diminuir a dor gástrica e outras doenças associadas, tal e como afirma este estudo realizado pela Universidade Shahid Beheshti (Irã).

Leia mais: 4 deliciosas receitas com hortelã

Como consumir?

Ainda que seja costume adicioná-la a bebidas, vitaminas e outras receitas, a melhor forma de aproveitar suas qualidades medicinais é por meio de uma infusão. Siga os seguintes passos:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de hortelã (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Coloque uma xícara de água para ferver e, quando chegar à ebulição, adicione uma colher de chá de hortelã.
  • Deixe cozinhar por mais 3 minutos e, em seguida, retire do fogo e deixe descansar.
  • É aconselhável tomar 3 xícaras por dia.

2. Valeriana

Chá de valeriana

É uma das plantas medicinais que se tornou muito popular em todo o mundo por seu efeito calmante, que pode ajudar a controlar a ansiedade e o estresse.

Porém, além desse benefício tão importante, este estudo realizado pela Universidade Shiraz (Irã) afirma que possui também uma ação analgésica, que pode contribuir pra aliviar problemas comuns como espasmos, dor de cabeça, câimbras musculares, entre outros.

Como consumir?

É possível comprar a planta em extratos ou comprimidos em lojas de produtos naturais. No entanto, se preferi-la em seu estado 100% natural, prepare a seguinte infusão.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de valeriana (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Coloque uma xícara de água para ferver e, quando chegar à ebulição, adicione a valeriana e deixe por mais 3 minutos no fogo.
  • Depois desse tempo, retire do fogo e deixe repousar antes de consumir.

3. Canela, uma grande ajuda para aliviar a dor

Canela pode ajudar a aliviar dores

Além de ser usada como especiaria pelos sabor e aroma agradáveis, a canela tem um efeito analgésico que pode diminuir as dores musculares, câimbras e espasmos. Assim sugere este estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil).

Quer saber mais? Propriedades da canela para a saúde

Como consumir?

É possível encontrar seu extrato natural no supermercado. No entanto, a infusão da casca de canela é a maneira mais popular e recomendada de consumo. Siga os passos que mostramos abaixo.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de canela (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Coloque uma xícara de água para ferver e adicione a colher de chá de canela.
  • Deixe repousar por 5 minutos e consuma.

4. Alecrim

Ramos de alecrim

O alecrim é uma das plantas medicinais que possui efeito analgésico, útil para aliviar a dor de cabeça, no pescoço e nas costas. Tem também uma ação anti-inflamatória, segundo afirma este estudo da Universidade Estadual Paulista (Brasil), que pode ajudar aquelas doenças que afetam as articulações e para os músculos.

Como consumir?

Se a finalidade do uso for combater a dor de cabeça, o mais aconselhável é usar para fazer inalações de seu vapor. Contudo, se for para outros tipos de problema, nada melhor do que aproveitar essa planta para o preparo de uma infusão, como a que mostramos a seguir.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de alecrim (20 g)
  • 1 litros de água

Preparo

  • Coloque os 20 gramas de alecrim para ferver em um litro de água, então, deixe repousar e tome 1 xícara bem quente.

5. Urtiga, útil para aliviar a dor

chá de urtiga para aliviar a dor

Em síntese, a ação analgésica desta planta é tão boa que pode aliviar dores fortes como as causadas pela artrite e a gota.

Além disso, seus compostos anti-inflamatórios combinados com o boro, o cálcio e o silício, podem ter um efeito calmante, tal como assegura este estudo realizado pela Universidade da Califóornia, ao mesmo tempo que ajudam a fortalecer os ossos.

Como consumir?

Para aproveitar este benefício da urtiga basta preparar uma infusão como esta que apresentamos:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de urtiga (10 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Em primeiro lugar, ferva uma xícara de água e adicione 1 colher de sopa de folhas de urtiga.
  • Logo depois, deixe ferver por mais 3 minutos e retire do fogo, quando estiver morna, coe e tome até 3 xícaras por dia.

6 . Lavanda

Essência de lavanda

As propriedades medicinais da lavanda incluem um leve efeito analgésico que pode diminuir a dor causada pelo torcicolo ou alguma lesão muscular. Assim afirma este estudo realizado pelo Shefa Neuroscience Research Center (Irã).

Como usar?

Em suma, esta planta pode ser aproveitada se aplicarmos topicamente em compressas ou usando seu óleo essencial para fazer massagens.

  • Caso as dores forem na lombar, aplique uma compressa de infusão de lavanda sobre a região afetada durante 10 minutos.
  • Além disso, para o torcicolo e dores no pescoço prepare uma mistura de óleo essencial de lavanda com partes iguais de azeite de oliva e aplique com uma leve massagem.

Em resumo, ajudar a aliviar as dores pode ser algo muito fácil se usarmos plantas medicinais. Não hesite em fazê-lo! Agora, não esqueça que o diagnóstico de um especialista deve prevelacer sempre.

  • Adhikari, B. M., Bajracharya, A., & Shrestha, A. K. (2016). Comparison of nutritional properties of Stinging nettle (Urtica dioica) flour with wheat and barley flours. Food Science and Nutrition. https://doi.org/10.1002/fsn3.259
  • Tick, H. (2015). Nutrition and Pain. Physical Medicine and Rehabilitation Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.pmr.2014.12.006