Dicas para fortalecer o relacionamento nas férias

08 Outubro, 2020
As férias, longe de fortalecer o relacionamento, muitas vezes acabam causando separações. O que pode ser feito para evitar essas situações?

As férias são um ótimo momento para descansar e curtir a família e os amigos, além de fortalecer o relacionamento e os laços de amizade. No entanto, por que o número de separações e divórcios aumenta nesse período do ano?

Nas férias, passamos muito mais tempo juntos, o que pode ter um efeito muito positivo quando nos damos bem, mas muito negativo quando o relacionamento já viu dias melhores.

Ao longo do ano, cada um fica imerso em seu trabalho, em sua rotina, atividades, obrigações familiares, etc. Tudo isso pode mascarar possíveis problemas no relacionamento, questões pendentes que permaneceram sem solução, falta de comunicação, pouco tempo juntos, interesses conflitantes, incompatibilidade de gostos e hobbies…

Se o casal não aparecer com a lição de casa feita nas férias, é mais provável que eles se separem. As férias não serão mágicas e não resolverão sozinhas todas as inconveniências que surgiram ao longo do ano.

Outras vezes, temos expectativas muito altas, e quando elas não são atendidas, ficamos frustrados e culpamos o parceiro.

Discussão do casal

O que podemos fazer para fortalecer o relacionamento nas férias?

Melhore a comunicação

A maioria das dificuldades vivenciadas pelo casal advém de problemas de comunicação. Por esse motivo, é importante saber trabalhar a comunicação positiva. 

Na comunicação, não apenas o que dizemos é importante, mas também:

  • Primeiro, como dizemos
  • Depois, como nos colocamos na situação um do outro
  • Terceiro, como entendemos
  • E, por fim, como ouvimos

A chave para a comunicação positiva é saber ouvir. 

Crie um clima de confiança

É muito difícil gerar uma boa comunicação e dizer como nos sentimos ou expor as coisas que nos preocupam se não criarmos um clima de confiança. Pode parecer óbvio, mas há muitos casais que precisam criar esse clima de confiança, reservar um espaço para falar, se comunicar, ficar juntos sem distrações e, acima de tudo, sem telas. Certamente, este ponto é essencial para fortalecer o relacionamento.

Você pode se interessar: 6 exercícios em casal que podem ser feitos ao ar livre

Trabalhar a empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender como ele se sente, entender os motivos e as opiniões dele. Certamente isso parece óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos e, não apenas isso, usamos o outro como um saco de pancadas para descarregar nossa raiva, tristeza, frustração…

Comunicação entre o casal

Trata-se de aprender a se colocar no lugar do outro, levando em consideração suas circunstâncias, sentimentos e emoções.

Leia também: 6 maneiras de se conectar com o seu parceiro

Aprenda a pedir as coisas

Por fim, quando estamos em uma relação amorosa, parece que temos como certo que o outro é um tipo de vidente que precisa saber o que queremos ou o que gostaríamos. Esse nem sempre é o caso; de fato, cada um de nós está imerso em nosso próprio mundo, em nossos problemas, em nosso dia a dia e, às vezes, não percebemos que a outra pessoa precisa de nós. Portanto, pedir as coisas de que precisamos ou que queremos é essencial para fortalecer o relacionamento.