Descubra a importância de expressar as emoções

· 2 de novembro de 2018
Expressar as emoções a tempo não só te beneficiará de maneira pessoal, como também suas relações. Hoje explicaremos a razão. 

Certamente ninguém te ensinou a expressar as emoções no momento certo. É natural. Desde pequenos nos pedem para não chorar, para agradar os demais, a abraçá-los ou dar um sorriso sem vontades.

Educam a gente para reprimir as emoções e aquilo que, quando crianças, saía com tanta naturalidade e facilidade, agora se converte em algo que nos custa muito em liberar, expressar e soltar. É frustrante e nos causa muito mais danos do que se possa imaginar.

Expressar as emoções a tempo evitar o rancor

Expressar as emoções faz bem

Então, qual é a consequência de não expressar as emoções a tempo? Pois bem, a principal é o rancor. Quando não dizemos o que pensamos, quando nos calamos sobre algo que nos incomoda; no final, acumulamos tudo em nosso interior, até que terminamos explodindo.

Ainda que não notemos, algum dia iremos explodir. Isso acontece pois as emoções que precisam sair de nós, ficam presas. Podemos, aliás, começar a somatizá-las e a nos tornar muito susceptíveis a tudo.

Imagine um exemplo: um companheiro de trabalho está sempre mastigando um chiclete, e isso nos incomoda. Então, ele se senta ao nosso lado e, por mais que tentemos ignorá-lo; este segue fazendo barulho com a boca e o chiclete.

Para evitar o incômodo, existem várias coisas a serem feitas. É claro que sempre quando forem possíveis. Veja algumas delas a seguir e teste para ver se consegue colocá-las em prática:

  • Mudar de lugar: podemos ir para outro lugar, se for permitido, ou mudar de lugar com outra pessoa.
  • Pedir para que o colega troque de lugar: isso pode fazer com que a outra pessoa se aborreça ou se chateie. No entanto, devemos fazê-lo com boas maneiras.
  • Pedir que deixe de fazer o que está fazendo: talvez não tenha percebido que aquilo está incomodando; talvez não se importe em deixar de fazê-lo.

Dessa forma, tudo é uma questão de expressar as emoções a tempo. Se não, em um dado momento, a outra pessoa pode ficar surpreendida por um grito nosso de “Deixe de mastigar o maldito chiclete!”. Ela não entenderá e provavelmente não vai aceitar bem.

Leia também: Por que expressar as emoções nos beneficia?

Melhora suas relações com os demais

Expressar as emoções a tempo melhorará suas relações com os demais. Isso porque você não explodirá e saberá dizer o que te incomoda com educação, sem aborrecimentos e a tempo; o que é o mais importante.

Isso é algo conhecido também como assertividade. O que é a assertividade? A capacidade de expressar as necessidades e ser claro com os demais. Ainda que se acredite que isso nem sempre seja bom, a verdade é que os outros agradecem.

Quanto mais transparentes forem as relações e mais claros e francos sejamos uns com os outros, tudo fluirá melhor. Se não nos expressarmos, se não dissermos o que nos incomoda, estaremos “mentindo” de alguma forma. Pois, dessa forma, estamos suportando algo que não estamos tolerando.

Evitará somatizar as emociones

Expressar as emoções evita somatizá-las

Expressar as emoções a tempo ajudará a evitar a somatizá-las. Isso quer dizer que, quando reprimimos uma emoção durante um longo período de tempo, no final nosso corpo começa a “gritar” para que as liberemos.

Uma pessoa que sofre de um estresse crônico, pode sofrer perda de cabelo. Alguém que está triste durante um longo período de tempo, pode ter constantes dores de cabeça sem motivo. Se procurarmos um pouco mais, é possível que as dores de barriga, por exemplo, sejam fruto de uma emoção não expressada.

Assim que, a partir de agora, não atrase o ato de dizer o que pensa ou sente. Porque, no final, tudo isso que fica guardado durante tanto tempo, termina saindo de alguma forma ou de outra.

Expressar as emoções a tempo proporcionará a vantagem de poder escolher como quer se comportar e se expressar. Pois, se você esperar que suas emoções transbordem e explodam, sua reação será tão inesperada para si como para os demais.

Você expressa suas emoções a tempo? Você se considera uma pessoa assertiva? Caso tenha problemas com isso, esforce-se para começar a expressar suas emoções a tempo. Perceberá o tanto de benefícios que estava perdendo.