As mães também choram de cansaço

· 4 de setembro de 2018
É compreensível ver uma mãe chorar de cansaço. Para evitar essa situação, você deve aprender a delegar certas responsabilidades a outros membros da família.

As mães choram de cansaço, porque ao dar à luz, os sacrifícios que isso implica ao longo da vida são desconhecidos. Ser mãe é o trabalho mais importante de uma mulher. Dê o melhor de você em cada uma das tarefas que você realiza para deixar seus filhos felizes e realizar seus sonhos.

Para este trabalho, você deve estar ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana e saber que você tem poucas horas de descanso. Você costuma assumir com integridade toda a carga familiar sem prever que isso possa prejudicar sua saúde emocional, física e psicológica.

Supermãe

Quando você combina ser mãe, esposa e um emprego fora de casa, você adquire a qualificação de supermãe. Isso se traduz em noites sem dormir para cuidar das crianças quando elas precisam e dias exaustivos no trabalho para ter um bom desempenho.

Você também pode optar por fazer as tarefas domésticas apressadamente e, assim, ter tempo para o seu parceiro e ajudar os seus filhos nos deveres de casa.

Mãe atarefada

Tudo isso chega a um momento em que você não tolera mais a pressão e, nesse momento, você começa a chorar. Isso acontece devido ao extremo cansaço produzido pelo excesso de carga que você carrega com você. É o ponto em que você sente que não consegue mais lidar com todas as responsabilidades e compromissos e acha que irá falhar em seu ambiente familiar.

O que é o choro?

O choro é uma manifestação do nosso organismo gerado por diferentes razões. Estas geralmente incluem cansaço, tristeza, desespero, desamparo, frustração, raiva ou dor. Em alguns casos, você também pode chorar de alegria ou felicidade.

Especialmente, as mães choram de cansaço porque o corpo reage sobrecarregado pelo estresse. Por isso, usa o choro como válvula de escape e, dessa maneira, drena a tensão acumulada. Chorar reduz o nível dos hormônios associados ao estresse, por isso é um mecanismo do corpo para descartar efetivamente esses hormônios quando eles estão muito altos.

Algumas mães choram de cansaço

Em geral, você não quer expressar o cansaço que sente, mas há momentos em que você começa a chorar sem ser capaz de se conter. Isso acontece porque o corpo precisa liberar o cansaço reprimido. Depois desse momento você se sente triste porque considera que não é capaz de cumprir suas obrigações.

Não se preocupe, às vezes as mães choram de cansaço. Isso fará com que você se sinta melhor, mesmo que não acredite, e independentemente do motivo pelo qual tenha começado, é necessário que isso aconteça. Desta forma, você será capaz de se livrar de todos os pensamentos e emoções que você acumulou.

Mostrar felicidade na frente das crianças

A felicidade é um sentimento muito importante, que você deve demonstrar frequentemente aos seus filhos, já que é uma parte fundamental para a família ficar junto.

Mãe feliz com sua filha

Pensar em coisas que ainda não aconteceram não é favorável, porque vai fazer você se preocupar e reagir com um choro espontâneo. É por isso que você deve viver o momento, compartilhar com sua família e aproveitar cada momento.

As mães choram em segredo

Quando você chorar, não esconda; seus filhos podem ver você chorar. Explique que chorar não é algo para se envergonhar, mas simplesmente uma reação que o corpo tem. Dessa forma, eles entenderão o que é bom e aprenderão a expressar suas emoções através do choro, seja por tristeza ou felicidade. Explique porque as mães choram de cansaço.

O choro indica que algo está acontecendo e deve ser modificado. Ao mudar o que está gerando o choro, você se sentirá melhor e com muito mais força para enfrentar os compromissos e responsabilidades.

Dicas para minimizar o cansaço e evitar chorar

Aqui deixaremos algumas dicas que você deve colocar em prática para evitar chorar de cansaço.

Organize as tarefas

Faça uma lista de tarefas diárias estabelecendo uma ordem de prioridade. Começando com a mais urgente e deixando por último o que você pode fazer depois. Listar as tarefas ajudará você a não esquecer de nenhuma. Com isso, você evitará se sentir sobrecarregada ao terminar todas ao mesmo tempo.

Não se tranque em casa

Reúna-se com outras mães que estão passando por essa mesma situação, organize um grupo onde você possa contar suas experiências. Nestas reuniões, você pode compartilhar dicas para melhorar a situação.

Mães e filhas

Peça apoio

Converse com seu marido, mãe, sogra e familiares com quem mora. Expresse como você se sente, diga que precisa de ajuda, delegue algumas tarefas para aliviar o fardo que está carregando naquele momento.

Separe um tempinho para você

Dedique um tempo para você de vez em quando. Peça a um parente para cuidar das crianças por algumas horas. Faça atividades que você gosta, como caminhar pelo parque, fazer compras ou apenas ler um livro.

Para algumas mulheres, ser mãe é um compromisso que é adquirido para a vida, gerando sentimentos contraditórios ao ponto de chorar devido ao cansaço físico ou psicológico.

Finalmente, quando as mães choram de cansaço, é porque o corpo delas manifesta que algo está acontecendo. Apesar de você estar bem, é preciso fazer uma pausa e procurar apoio do seu grupo familiar.