Cansaço emocional: como recuperar sua energia

Aprender a aceitar nossas circunstâncias e deixar tudo fluir ao nosso redor pode ser uma das melhores maneiras de evitar o cansaço emocional causado por querer ter tudo sob controle.
Cansaço emocional: como recuperar sua energia

Última atualização: 30 Novembro, 2020

Você já teve um momento em que sentiu que não tinha energia suficiente para realizar suas atividades? Você acha que teve ou está emocionalmente cansado e não se sente confortável? Se for assim, você certamente saberá como essa situação é desconfortável.

Hoje em dia, o estresse e a exaustão emocional são problemas muito comuns no dia a dia, não importa quem você seja ou o que faça. Portanto, não é algo “estranho".

Os seres humanos têm a capacidade de pensar e estabelecer suas experiências de vida. Cada experiência gera um sentimento quando prestamos atenção nele e tomamos consciência dele. Quando algum deles traz energia negativa, é bem possível que cause problemas de saúde física e mental.

Para combater a fadiga emocional, você pode experimentar as seguintes estratégias que vamos discutir a seguir. Combinadas com hábitos saudáveis, podem ajudar você a se sentir melhor e a recuperar o seu bem-estar.

1. Torne-se consciente das suas emoções

Mulher meditando

Somos todos seres emocionais, quer vivamos emoções negativas ou positivas durante o dia. Estas podem permitir que você evolua ou fique estagnado, dependendo da maneira como as enfrenta. O ideal é que você aprenda a liberá-las – pouco a pouco – para manter tanto seu bem-estar quanto seu equilíbrio. Para isso, você pode se apoiar na terapia psicológica.

Da mesma forma, para controlar as suas emoções, é positivo primeiro tomar consciência delas. Nesse sentido, você pode experimentar alguns exercícios de respiração profunda para relaxar e tentar entender o que você está sentindo antes de expressar qualquer opinião ou julgamento.

2. Ame a pessoa que você é

Outra maneira de combater a fadiga emocional é aprender a amar a si mesmo. Essa emoção deve ser muito honesta, mas também total. Ou seja, você deve amar a pessoa que você é neste momento, mesmo que haja coisas das quais não gosta em si mesmo.

É comum ver pessoas que passam suas vidas com um pensamento negativo, criticando-se por sua aparência física ou pelo que não possuem. O mais comum é que elas acabem completamente sem energia, sem saber como seguir em frente e ser felizes.

A mente está sempre preocupada, fazendo barulho e procurando um motivo para as coisas que acontecem, mas é necessário que, acima de tudo, você demonstre amor.

No caso de as razões pelas quais você tem tanta dificuldade em aceitar-se como é terem a ver com violência ou com mensagens negativas que você recebeu antes, pode experimentar fazer terapia. Existem várias opções e, se você assumir o compromisso de cuidar do seu bem-estar, o resultado será surpreendente.

3. Conecte-se consigo mesmo

Mulher feliz consigo mesma

Outra maneira de superar o cansaço emocional é refletir sobre suas ações e desenvolver habilidades e talentos que lhe permitam se conectar consigo mesmo.

Observe a si mesmo, esteja ciente do que você pensa e do que esses pensamentos fazem você sentir, ou das ações às quais essas emoções te levam. Quando você se observa, torna-se consciente de suas qualidades e forças.

Descubra, ou lembre-se, das coisas pelas quais você é apaixonado e que te impulsionam a seguir em frente. Isso permitirá que você entenda o que é necessário para desenvolver, avançar e alcançar seus objetivos, deixando de lado a ansiedade, o medo e a desconfiança.

Se até agora você tem feito as coisas que os outros esperavam que fizesse, é possível que tenha de fazer uma análise das suas amizades. Lembre-se de que você é o centro da sua vida e a única pessoa a quem você deve satisfazer é você mesmo.

4. Agradeça para acabar com o cansaço emocional

Uma das principais causas do cansaço emocional é reclamar o tempo todo do que você não tem, do que você quer ter ou do que você tem e não gosta.

Se você quiser recuperar sua energia, transforme a reclamação em gratidão. Embora isso pareça uma “filosofia barata", a realidade é que mudar sua perspectiva influencia suas emoções. Mesmo que sua vida pareça muito ruim, encontre algo positivo sempre que possível.

Quando foi a última vez que você disse ao seu parceiro que você aprecia e agradece por estar com ele? Seus pais ouviram recentemente um “obrigado" seu? Parecem atos insignificantes, mas contam muito em sua vida.

5. Encontre um propósito

Para organizar suas idéias e definir seus objetivos, você pode fazer anotações.

Uma das causas mais comuns da exaustão emocional é passar pela vida agindo por reflexo, e não por paixão. Se você chegou a esse ponto, lembre-se de que pode fazer o que quiser, se decidir fazê-lo.

Pensar no que já passou ou no que você não conseguiu fazer no passado reduz sua energia e rouba o seu bem-estar emocional. Em vez disso, procure um propósito e concentre sua energia nele. Tente fazer desse propósito uma coisa positiva.

Isso requer que você trabalhe para descobrir seus talentos e desenvolver outros que te coloquem no lugar que você deseja estar. Você pode sentir medo, insegurança e confusão, mas se conseguir superá-los, alcançará a felicidade.

6. Pare de buscar o controle o tempo todo

Um dos maiores problemas do cansaço emocional é que ele pode voltar o tempo todo, mesmo se abandonarmos as críticas ou tivermos uma meta. Isso é comum em pessoas que sentem que devem ter o controle de tudo a cada minuto.

Infelizmente, a vida é algo sobre o que você nunca terá controle absoluto. Quanto mais cedo você entender isso e aprender a fluir com as situações que surgirem, mais cedo você será feliz.

Uma alternativa para combater o cansaço emocional, aproveitando sua necessidade de controle, é oferecer ajuda a alguém. Se houver uma situação que está causando grandes problemas, crie um plano de ação para lidar com ela.

A fadiga emocional não tem motivos para vencer

Como você viu, o cansaço emocional não tem motivos para vencer ou levar você pelo mau caminho. Se você buscar ajuda profissional e se comprometer a fazer algumas melhorias em sua vida, poderá seguir em frente e recuperar seu bem-estar. Entretanto, tenha em mente que, para isso, é você quem deve dar o primeiro passo.

Lembre-se também de que todas as recomendações anteriores não foram feitas a título pessoal. Naturalmente, é você quem decide a cada momento o que pode ser bom para conseguir recuperar sua energia.

Pode interessar a você...
6 aspectos que causam fadiga durante o dia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 aspectos que causam fadiga durante o dia

Você sabe quais são alguns dos aspectos que causam fadiga? Listamos alguns deles neste artigo para que você possa evitá-los. Confira!



  • Barnes, C. M., & Van Dyne, L. (2009). I’m tired’: Differential effects of physical and emotional fatigue on workload management strategies. Human Relations, 62(1), 59-92.
  • Ramírez, M. T. G., & Hernández, R. L. (2007). Escala de cansancio emocional (ECE) para estudiantes universitarios: propiedades psicométricas en una muestra de México. Anales de psicología, 23(2), 253-257.
  • Teresa González Ramárez, M., Landero Hernández, R., & Tapia Vargas, A. (2007). Percepción de salud, cansancio emocional y síntomas psicosomáticos en estudiantes universitarios. Ansiedad y estrés, 13(1).