3 benefícios que chorar traz para a mente

· 20 de julho de 2018
Talvez chorar não seja bem visto socialmente, no entanto, traz vários benefícios para a mente, por isso que não devemos reprimir as lágrimas caso precisamos desabafar

Você sabia que chorar traz vários benefícios para a mente? Algo que ainda é tão malvisto socialmente hoje em dia, segue sendo muito benéfico para nós. No entanto, o fato de reprimir o choro ante os demais também nos leva a prendê-lo até mesmo dentro de casa.

Poucas pessoas se atrevem a liberar o pranto. Acreditam que é alguma vergonha e isso está muito longe da realidade. Chorar serve para algo. Nascemos com esta capacidade porque há uma série de benefícios que são necessários. Veja quais são.

1. Chorar melhora nosso humor

Parece impossível, não é? Contudo, chorar para a mente tem um efeito muito curador. Se estivermos passando por um período de extrema tristeza, como um término ou o falecimento de um ente querido, chorar será como um bálsamo.

É verdade que é uma maneira de expressar a tristeza, mas também é verdade que é uma maneira de liberar todas as emoções que estão dentro. Porque, em certos momentos, as reprimimos e ás vezes as engolimos e isso, ao invés de beneficiar, multiplica o dano.

Recomendamos que leia: Você sabia que chorar faz bem para a saúde?

Mulher chorando

Além disso, quando não vemos uma saída, quando nosso parceiro nos deixou e acreditamos não saber viver sem ele, por exemplo, chorar pode nos ajudar a ver de uma maneira muito mais clara.

Ao chorar, deixamos nossas emoções saírem e nossa mente se libera de tudo aquilo que a está nublando. Uma vez que tenhamos “vomitado” todas as emoções que batalhavam para sair de nós desta maneira, sentiremos mais liberados e com uma melhor perspectiva da situação.

2. Libera do estresse

Você alguma vez já chorou quando se sentiu frustrado? Em certos momentos, chorar nada tem a ver com uma situação triste, e sim com algo que está nos estressando demais. Pense em um projeto de trabalho, em um chefe que está nos agoniando ou em uma matéria do colégio que não conseguimos passar.

Esta vontade chorar é frustração, raiva e impotência. É todo aquele esforço que não está trazendo frutos ou que, quando está dando, os outros ainda não são capazes de vê-lo e exigem de nós em excesso quando estamos até o teto de pressão.

No entanto, ainda que isso pareça negativo, a verdade é que chorar nestas circunstâncias pode ajudara a se liberar do estresse acumulado e com aquilo que já não aguentamos. Uma vez liberado, voltaremos com mais forças para agir e os resultados virão.

3. Chorar relaxa

Chorar não só tem a função de ajudar a ter uma melhorar perspectiva da situação, como também relaxa a mente. Pense em todas aquelas pessoas que tem pensamentos obsessivos, que não conseguem detê-los, que isso lhes agonia e lhes tortura.

Chorar, neste caso, pode agir como uma válvula de escape, mas principalmente como uma maneira de não só liberar a tensão acumulada no corpo, como também na mente.

Você sabe Por que precisamos chorar?

Moça chorando

Quando os pensamos obsessivos fervilham pela mente sem final aparente, e esta parece um turbilhão. Desejamos que estes se acalmem, que parem, mas não sabemos como fazê-lo.

É bem possível que se acumulem um montão de emoções. A tristeza, o estresse, a ansiedade… É importante que tudo isso seja liberado através do choro. Por uma simples razão: poderemos nos beneficiar de todas as vantagens anteriores que comentamos.

Chorar para a mente será como um “stop” para todos aqueles pensamentos que nos invadem sem controle na cabeça. Assim que desabafarmos mediante o choro, poderemos ver a luz entre todos eles. Descobriremos uma melhor saída, nos sentiremos em calma e em paz.

Sem dúvidas, chorar para a mente tem vários benefícios. Por isso, ainda que existam várias crenças com relação ao choro, ainda que as pessoas te digam constantemente “não chore”, “lave o rosto”, não lhes dê ouvidos.

Chorar é muito saudável e reprimi-lo, ao invés de beneficiar, termina nos prejudicando. Reprimir as emoções e engoli-las tem um efeito muito nocivo. Podemos até as estar acumulando em nosso corpo. Não podemos permitir. Chore quando precisar.