5 exercícios simples e caseiros para modelar o corpo

· 9 de maio de 2018
É muito importante encontrarmos um meio termo para que, se não estivermos acostumados ao exercício, adotemos uma rotina integral que nos permita ver os resultados pouco a pouco sem nos prejudicarmos.

O exercício físico é essencial para ficar em forma e ter uma boa saúde. No entanto, também é fundamental se quisermos modelar o corpo para ter uma silhueta saudável e bonita. Assim, conseguiremos o equilíbrio perfeito entre o excesso de peso e o excesso de magreza.

Descubra neste artigo quais são os melhores exercícios para modelar o corpo da cabeça aos pés. Com esta rotina, poderemos tonificar tanto a parte superior quanto a parte inferior do corpo.

O resultado será um corpo mais definido, menos gordura, mais flexibilidade, menos flacidez e maior resistência, vitalidade e otimismo.

Rotina de exercícios para modelar o corpo

Como modelar o corpo

A rotina de exercícios que apresentamos abaixo é simples, mas muito eficaz. Podemos fazer em casa e a qualquer momento, e dificilmente precisaremos de material adicional. Sim, pode ser útil ter um colchonete, algum peso se quisermos aumentar a intensidade (podem até ser garrafas de água) e uma música que nos ajude a manter a energia.

O número de repetições, séries e intensidade será estipulado por nós mesmos. Devemos fazê-lo gradualmente para evitar muita rigidez ou lesão.

O ideal é aumentar progressivamente até atingirmos nosso objetivo. Quando chegarmos neste momento, vamos parar de aumentar o ritmo e apenas fazer a manutenção.

1. Agachamento

Mulher fazendo agachamento

O agachamento é um dos exercícios clássicos para modelar o corpo. Eles são simples de fazer, não exigem máquinas e podemos realizá-los a qualquer momento. Eles são muito eficazes para fortalecer e dar uma boa forma aos glúteos, coxas e panturrilhas. 

Como fazer os agachamentos?

  • Para realizar o agachamento, vamos nos levantar e separar as pernas na mesma altura dos quadris.
  • Flexionaremos nossos joelhos pouco a pouco e abaixaremos nossos glúteos em direção ao chão, tanto quanto pudermos, sem tirar os pés do chão.
  • É importante sempre manter as costas retas.

2. Saltos

Se, além de tonificar as pernas, queremos eliminar gordura, precisaremos fazer um exercício aeróbico. Desta forma, também aumentaremos a resistência e a capacidade respiratória. Uma excelente maneira de conseguir isso é fazer diferentes tipos de saltos.

  • Um exercício que você pode fazer em casa é pular corda. Essa prática simples envolve um grande gasto de energia.
  • Outra opção para quem sofre com dores nas articulações pode ser o trampolim. Hoje em dia, podemos obter trampolins individuais para praticar o exercício em casa.

No entanto, devemos sempre ter em mente que é preciso pular nas pontas dos pés, e não nos calcanhares.

3. Prancha

A parte central do corpo mostra se estamos em forma. É comum acumular gordura no abdômen, por isso não devemos esquecer de trabalhar esta área. No entanto, uma boa dieta também será essencial para modelar o corpo, principalmente a cintura.

A prancha é um exercício intenso e eficaz para fortalecer o abdômen:

  • Nós vamos deitar de bruços e apoiar o peso nos antebraços e nas pontas dos pés.
  • Vamos manter o corpo elevado, paralelo ao chão, sem levantar muito os glúteos e contraindo o abdômen.

4. Flexões

Mulher fazendo flexões

A parte superior do corpo é o fascínio dos homens e uma grande preocupação para as mulheres. Para evitar a flacidez dos tecidos ou conseguir um peito firme e bonito, devemos praticar as flexões tradicionais.

Existem muitas variações deste exercício. A posição inicial é como no exercício de prancha que discutimos no ponto anterior. No entanto, podemos nos apoiar nos cotovelos ou nas mãos.

Nós também podemos fazer a flexão apenas com um dos braços e depois com o outro. Tudo vai depender da nossa resistência e preferência.

5. Coluna reta

Para modelar o corpo, você deve não apenas tonificar o músculo e queimar gordura. Também é essencial ter uma boa postura. Um corpo bonito não deve ficar com o peito caído para frente ou a coluna encurvada.

Portanto, devemos fazer exercícios para alongar as costas.

  • Deite-se de costas e envolva os joelhos com os braços.
  • Faça um balanço suave de um lado para o outro para massagear a coluna.
  • Deixe os joelhos caírem para o lado, em direção ao chão. Olhe para o lado oposto enquanto estica o braço horizontalmente.

Você notará um grande alongamento do lado oposto das costas. Depois, repita o mesmo procedimento para o outro lado.