A importância do uso do protetor solar

Mesmo que não seja verão e nós estejamos com um pouco de base com um fator de proteção no rosto, é essencial aplicar protetor solar em todo o corpo para evitar futuros problemas de pele que possam colocar nossa saúde em risco.

O protetor solar não é um produto que possamos viver sem. Embora às vezes tenhamos preguiça, esse elemento é extremamente importante para a saúde da nossa pele. Portanto, é essencial que saibamos como ele é necessário. Neste artigo falaremos sobre a importância do uso do protetor solar para a nossa vida.

Muitas vezes, pensamos que o filtro solar é necessário apenas durante o verão. Nós lembramos dele como aquele creme gorduroso do qual queremos nos livrar entrando na água da piscina ou do mar.

No entanto, o protetor solar é muito mais do que isso. Veremos a seguir.

Leia também: Como fazer um protetor solar caseiro

A importância do uso do protetor solar para a pele

Mulher passando creme no rosto

Isso precisa ser deixado bem claro. O protetor solar protege a nossa pele, e é como as roupas para o nosso corpo. Então, assim como nós cobrimos nossos corpos com roupas, devemos cobrir nossa pele com o protetor solar.

Não importa se nós passamos creme, ou se usamos um que diz possuir um fator de proteção.

  • Esses cremes têm um fator de proteção muito baixo, então eles só seriam adequados para uso noturno.
  • Para o dia, aplique sempre, além do creme, o protetor solar.

No entanto, talvez apenas pensar sobre isso nos deixe com preguiça. Portanto, vamos descobrir algumas características que devemos levar em conta para que passar o protetor solar não seja tão desagradável:

  • Escolha o que for mais adequado para a sua pele: não passe qualquer protetor solar se você tiver a pele oleosa, porque ela pode ficar muito brilhosa. Encontre o produto que tenha os recursos de que você precisa.
  • Encontre uma marca com a qual você se sinta confortável: assim como procuramos uma marca de creme com a qual nos sintamos confortáveis, temos que fazer o mesmo com o protetor solar.
  • Use um creme adequado para cada parte do corpo: não use um protetor solar para o corpo no rosto. Isso é um erro. Fazer isso pode deixar a pele oleosa e, consequentemente, acabamos não aplicando o creme novamente.

Se seguirmos estas 3 dicas simples, não teremos problemas em aplicar o protetor solar todas as manhãs junto com o nosso creme diário.

Além disso, também o incentivamos a levá-lo consigo para usar em qualquer lugar, caso precise de uma proteção extra.

Evita o câncer de pele

Exame dermatológico

Expor a pele ao sol sem proteção fará com que você fique exposto aos raios solares e corra mais risco de sofrer de câncer de pele. Pessoas com muitas pintas são mais suscetíveis, por isso devem ter um cuidado especial.

No entanto, as recomendações anteriores não são suficientes para proteger a nossa pele, também precisamos levar em conta o fator de proteção de que precisamos. Alguém que tem muitas pintas precisará de proteção máxima.

Se uma pessoa já tiver pele bronzeada, precisará de um fator de proteção muito menor. Além disso, você pode até usar sprays ou óleos que sejam mais claros quando você os coloca na pele.

No entanto, para pessoas mais brancas, com pele sensível ou muitas pintas, sempre recomendamos o uso dos cremes. Os cremes são mais espessos e possuem uma maior cobertura, garantindo mais proteção. Exatamente o que estes tipos de peles precisam.

A pele tem memória

Pele bonita e saudável

Usar o protetor solar desde já é muito importante, assim como verificar a nossa pele pelo menos uma vez por ano. Acima de tudo, se tivermos muitas pintas, é importante que o médico dê uma olhada nelas.

Não vamos esquecer que a pele tem memória. Se houve um ano em que sofremos uma grande queimadura e com o passar do tempo uma pinta apareceu, ou se com o tempo ela sofreu modificações, pode ser um melanoma em estágio inicial.

Portanto, temos que cuidar da pele não apenas do nosso rosto, mas também do nosso corpo. Devemos prestar atenção aos novos sinais ou mudanças significativas que sofremos ou que já temos.

Lembre-se de que não importa se estamos no inverno ou no verão. O uso do protetor solar é essencial em todos os momentos e estações do ano. Às vezes só precisamos usá-lo no rosto, às vezes nos braços e às vezes no corpo todo.

Mesmo as peles mais escuras precisam de algum tipo de proteção, por menor que seja.

Se você ainda não incluiu o protetor solar em seu cuidado de beleza diário, recomendamos fazê-lo a partir de agora. Você costuma usar protetor solar no seu dia a dia?

Recomendados para você