Como dar banho em um bebê recém-nascido?

· 16 de maio de 2018
O banho do bebê é fundamental para o seu bem-estar. Mas esse implica em certos cuidados quando se trata de um recém-nascido, especialmente se ainda tiver o cordão umbilical. Aprenda como dar banho em seu bebê recém-nascido. 

Se você estiver lendo isso é porque já se perguntou como dar banho em um bebê recém-nascido. Todos nós gostamos de nos sentir limpos, mas é bem diferente a forma em que os adultos tomam banho da forma indicada para limpar um bebê com poucos dias de nascido. Se você tiver alguma dúvida de como viver este lindo momento com seu filho, nós seremos seu melhor guia.

-É a sua vez de dar banho no bebê, amor.

-Não, é a sua.

-Na verdade é a sua!

Certamente hoje é a sua vez de dar banho em seu pequeno. Se você se perguntar: como devo dar banho em meu bebê recém-nascido? A seguir oferecemos algumas dias que não pode deixar passar antes de limpar seu pequeno.

Dar banho em um recém-nascido

Bebê recém-nascido na banheira

Antes de sermos pais, não pensamos em como dar banho em um bebê recém-nascido, nem em tudo que isso implica. Os pais de primeira viagem tendem a acreditar que se deve banhar o bebê todos os dias em uma banheira, usar perfumes e demais produtos.

Existem formas erradas de dar banho em um bebê que podem trazer consequências para seu filho. O uso de um xampu ou sabonete inadequado, assim como atender uma ligação enquanto lava o pequeno, são somente dois erros que qualquer um pode cometer ao iniciar o banho do bebê.

A seguir apresentamos as recomendações que você deve seguir quando for lavar um recém-nascido com cordão umbilical e as que deve seguir caso o bebê já não o tenha.

Com cordão umbilical

  • Lave o bebê duas ou três vezes na semana com uma esponja empapada em água morna. Desta maneira, evitará qualquer queimadura em seu bebê recém-nascido. Não é necessário banhá-lo todos os dias, se você trocar as fraldas com frequência e o refresca com panos umedecidos.
  • Coloque uma toalha embaixo do bebê para evitar que escorregue ou que tudo se empape com a água. Ao terminar o banho, tenha sempre uma toalha seca para manter tudo limpo.
  • Utilize xampu e sabonete próprios para bebês, que não causem irritação no pequeno. Para evitar que caia algum destes produtos nos olhos, coloque sua mão na testa para assim impedi-lo.
  • Lembre-se de ter uma toalha suave para secar seu bebê. É preferível que tenha capuz. Assim, terá sua cabeça na temperatura ideal. É bom ter três toalhas, no mínimo.
  • Você também pode fazer este banho de esponja na banheira de plástico para maior comodidade. Lembre-se que deve estar na sua altura para evitar lesões na coluna.
  • Se você molhou o cordão umbilical, nada grave acontecerá. Simplesmente seque-o com uma toalha suave e continue o banho do bebê. Tal cordão cairá nas 3 semanas do nascimento.

Lembre-se de ser delicado com o pequeno. Cubra-o com uma toalha e vá descobrindo cada extremidade no momento de lavá-lo. Se não for incômodo para o bebê a hora do banho, pode enxugá-lo delicadamente ser ter uma toalha.

Sem o cordão umbilical

Mãe dando banho em seu bebê

Considere os seguintes conselhos para dar banho em um bebê recém-nascido já sem o cordão umbilical e fazê-lo da melhor maneira:

  • Coloque a água morna na banheira. Deve estar com uma temperatura entre 23 e 25 ºC. Coloque uma quantidade de água que não alcance o peito do bebê.
  • Comece a lavar o bebê da cabeça aos pés. Nesta ordem, evitará que a criança tenha contato com secreções ou alguma bactéria.
  • Gire-o suavemente para lavar suas costas e nádegas. Lembre-se de que nesta posição, seu filho deverá estar apoiado em um braço seu para evitar qualquer acidente durante o banho.
  • Divirta-se com seu bebê enquanto o banha. Sorria e fale com ele. Ambos podem desfrutar deste momento, principalmente se está passando pela exterogestação.

Outras dicas para dar banho em um bebê recém-nascido

A hora do banho é um momento mágico entre seu bebê e você. Certamente alguém poderá bater na porta, o celular tocar ou precise atender outra situação. Se for o caso, coloque uma toalha na criança e leve no colo onde for.

Jamais deve deixá-lo sozinho na banheira, já que facilmente pode ocorrer um acidente.

Esperamos que tenha aprendido a desfrutar deste grande momento com seu bebê. Lembre-se que depois de um ano, já poderá banhar seu pequeno diariamente. Então, que comece a diversão!