Brincadeiras no parque para se divertir com seu filho

· 15 de fevereiro de 2019
As brincadeiras no parque além de reforçar o desenvolvimento, também permitem fortalecer os laços em família e criar novas lembranças.

Sem dúvida as crianças adoram as brincadeiras no parque, ao ar livre, cercadas de vegetação e do frescor das árvores. Tantos os adultos quanto os pequenos se permitem nos reconectar com a natureza. Isso, por sua vez, cria memórias ou nos lembra momentos que estimulam nossas emoções e nosso espírito.

Brincadeiras no parque: você deveria tentar?

Conforme indicado pelo UNICEF, a brincadeira fornece uma base sólida para o aprendizado. Além disso, influencia no seu desenvolvimento físico e mental. Por isso é importante que os pais garantam momentos de lazer e diversão com seus filhos.

Certamente, uma forma de desfrutar do ar livre é brincar em parques públicos. Certamente há um em sua comunidade, por isso neste artigo nós compartilhamos algumas ideias de brincadeiras nos parques para você se divertir com seu filho.

1. Fazer bolhas de sabão

Quem não ama fazer bolhas de sabão? Aqueles balões de ar que flutuam e mudam de cor diante do sol, e são uma verdadeira delícia. Talvez por essa razão as crianças adoram persegui-las e estourá-las

Maneiras de se divertir com seu filho com brincadeiras no parque : bolhas de sabão

Atualmente você pode comprar em algumas lojas o kit para fazer bolhas de sabão. No entanto, você pode usar alguns ingredientes que tem em casa para fazer o seu próprio kit. De que materiais você precisa para fazer umas boas bolhas de sabão? Em seguida, vamos lhe contar quais.

Você vai precisar

  • ½ xícara de detergente líquido concentrado (125 ml)
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • ½ colher de chá de glicerina (8 ml)
  • Fio de arame 15 cm
  • 15 cm de fio
  • Um recipiente

Instruções

  • Em primeiro lugar, em um recipiente, misture a água com o detergente líquido concentrado. Uma vez que a solução fique homogênea, acrescente a glicerina e agite até que ela se dissolva. Pronto, você já tem o sabão para fazer suas bolhas.
  • No entanto, você não pode fazer bolhas se não tiver um pampeiro. Para fazer isso, você vai usar o arame. Você deve formar um círculo de cerca de 4 ou 5 cm de diâmetro, com uma extremidade. Quando o arco estiver pronto você deve enrolar o fio ao longo da circunferência. Isso servirá para reter mais líquido, e facilitar a formação de bolhas de sabão.
  • Assim que o sabão e o pampeiro estiverem prontos, você poderá começar a brincar.

Finalmente, mostre ao seu filho como colocar o pampeiro no sabão e depois sopre suavemente através do aro. Você vai ver que não apenas as crianças vão gostar delas, você vai ver um ou outro adulto curtindo o show.

Recomendamos que você leia: Crianças: como estimular o bom comportamento de maneira divertida?

2. Corrida do ovo na colher

Para realizar esta atividade você precisa de itens que pode encontrar em sua casa. Obviamente, o número de ovos ou colheres dependerá do número de competidores e equipes com os quais você deseja organizar as brincadeiras. Agora, de que se trata o jogo?

Maneiras de se divertir com seu filho com brincadeiras no parque: corrida de ovo na colher

O jogo consiste em duas ou mais equipes que começarão a partir de uma linha de partida segurando uma colher na boca na qual carregarão um ovo. Os participantes devem avançar o mais rápido possível sem que o ovo caia da colher; no caso de queda, estes devem parar e colocar o ovo de volta na colher e continuar. O primeiro a retornar para a linha de partida será o vencedor desta atividade.

3. Corrida em par

Para vencer neste jogo precisa-se de cooperação e coordenação entre os membros da equipe. A dinâmica é a seguinte: os participantes formam pares aleatoriamente, e amarram a perna esquerda de uma criança na perna direita de outra, com um pedaço de fita ou barbante.

Uma vez que a corrida é iniciada, os jogadores devem manter o equilíbrio e avançar para a linha de chegada o mais rápido possível. Na verdade, a parte mais divertida do jogo é sincronizar para poder avançar juntos. O primeiro par que chegar será o vencedor.

4. Brincadeiras no parque: pisar no balão

Este jogo é um dos favoritos para as crianças. Para brincar é necessário amarrar dois balões no tornozelo dos participantes com uma corda. Uma vez que os jogadores estejam com seus balões, alguma pessoa é responsável por tocar uma música.

Enquanto a música está tocando as crianças podem se mover ao ritmo dela. No entanto, no momento em que a música parar de tocar, os participantes devem estourar os balões das outras crianças, impedindo-os de estourar os seus. No final, o último jogador que manteve intacto pelo menos um balão ganhará o jogo.

Conheça: O que fazer com uma criança preguiçosa? Descubra os melhores conselhos

5. Corrida de saco

Outra das brincadeiras nos parques é a típica corrida de sacos. Obviamente você precisa de alguns sacos para distribuir aos diferentes participantes, que devem colocar seu corpo dentro deles, e avançar pulando até chegarem à linha de chegada.

Maneiras de se divertir com seu filho com brincadeiras no parque: corrida de saco

Como no caso anterior, você precisará apontar um ponto de partida para todos os jogadores começarem ao mesmo tempo,  e alguém para dar o sinal do início da corrida. A pessoa que chegar primeiro na linha de chegada será o vencedor da brincadeira. Além de se exercitar, todos terão um bom momento de risadas e diversão.

Reflexões

Lembre-se de que as atividades ao ar livre estimulam as sensações de novidade e bem-estar em um ambiente natural e revigorante. Aproveite desses momentos com seu filho e sua família.