4 dicas para decorar o quarto com estilo vintage

· 27 de janeiro de 2019
Com estas dicas poderá decorar seu quarto com estilo vintage. Siga estas 4 recomendações e faça grandes mudanças!

O objetivo de decorar o quarto com estilo vintage é recriar ambientes modernos com elementos clássicos. Dessa forma, o ambiente inspira romantismo e nostalgia pelo passado. Sem deixar de lado a seriedade e a elegância.

Então, se este estilo chama sua atenção, aqui poderá aprender as melhores dicas para que seu quarto se renove. O lado bom é que esta opção é bem econômica; não precisará gastar muito dinheiro.

Renove seu quarto com estas dicas. Surpreenda-se com os resultados!

1. Reutilize os móveis

Primeiramente, comece buscando elementos como móveis velhos. Podem ser objetos que estejam desgastados ou antigos. Caso não tenha, procure nas relíquias da família ou peça a amigos peças que irão jogar fora.

Se precisar de uma ideia de quais elementos escolher para decorar o quarto no estilo vintage, pode se guiar nos seguintes elementos. Estes são os objetos que te ajudarão a cumprir com o objetivo:

  • Baús de madeira desgastada
  • Cadeiras desgastadas com encosto
  • Estantes de madeira branca ou com flores

Além disso, procure usar elementos não muito grandes caso tenha um quarto pequeno. Se, do contrário, tem um quarto espaçoso, pode utilizar baús nos pés da cama ou estantes para colocar livros.

2. Busque objetos antigos para seu quarto estilo vintage

Decoração estilo vintage

Certamente, uma opção mais simples é buscar pequenos elementos que se destaquem. Podem ser relógios antigos, porta-retratos com molduras ostentosas, abajures, candelabros ou vasos de porcelana.

Mas, não se preocupe se sentir que os elementos estão muito desgastados ou se não funcionam. A ideia é que estes objetos imitem a decoração de épocas passadas. Mesmo que não sirvam, a decoração ficará genial.

Outra boa ideia é utilizar as paredes para pendurar fotografias ou relógios de parede antigos. Bem como optar por um espelho com moldura bonita e de desenho antigo.

Em geral, a maioria dos elementos com os quais já dispomos em casa podem servir. No entanto, se preferir ir a uma loja de antiguidades, também é possível.

Se você é uma pessoa mais criativa, pode fazer pequenas modificações nos objetos. Por exemplo, lixar móveis novos de madeira para dar aparência de antigos. Outra opção é pintar os objetos com cores pastéis, brancas e decorar com fitas ou tecidos velhos.

Saiba mais: Ideias para decorar uma festa de 15 anos

3. Utilize cores claras

O estilo vintage se caracteriza pelo uso de cores claras ou pastéis. Podemos pintar as paredes de cor clara, o que trará mais luz para o quarto. As cores mais usadas para este estilo são o preto, branco, cinza, marrom, azul, coral, rosa, entre outras. Combine-as ao seu gosto!

Por outro lado, pode colocar tapetes de cores creme no quarto; estes ajudam a decoração de integrar perfeitamente. Os tapetes são muito úteis, principalmente se contamos com um piso brilhante.

Tente manter a mesma gama de cores em todo o quarto, incluindo as cortinas. É muito importante que nenhuma cor sobressaia a outra.

Leia mais: 7 dicas de decoração fáceis, bonitas e econômicas

4. Decore com papel estampado

Sala decorada com estilo vintage

O papel estampado é um ícone da decoração antiga. Este era utilizado principalmente em paredes e móveis, e existia uma grande variedade de desenhos e formas.

O papel estampado na parede ressaltará seu quarto estilo vintage. Deve-se colocar com muito cuidado e preferivelmente por um especialista, para evitar os grumos. No entanto, se tem medo de estragar sua parede, pode fazer uso dele em pequenos objetos como: cadernos, escrivaninhas ou abajures.

Também, recomendamos que compre um papel de parede floral ou figuras alusivas à antiguidade, depois forres os objetos que deseja.

Por fim, complemente a decoração do papel com flores naturais. Um pequeno arranjo floral no quarto trará mais vida e um toque de cor muito chamativo para o local. Se puder conseguir flores parecidas com as do papel estampado, melhor ainda.