Como clarear a pele queimada pelo sol

20 Dezembro, 2019
Sua pele está queimada pelo sol e você quer clareá-la? Existem alguns remédios naturais que podem te ajudar a conseguir isso. Aqui, vamos contar como você pode prepará-los em casa.

Quantas vezes sua pele já ficou bronzeada de forma desigual e quantas vezes você tentou clarear a pele queimada pelo sol? Embora você ache que isso te trará um bonito bronzeado mais rápido possível, o que acontece, na verdade, é que sua pele acaba ficando com algumas áreas mais escuras que outras. O resultado são manchas irregulares em vez de um tom unificado.

Muitas vezes, não conseguimos evitar que isso aconteça. Mas às vezes é possível. Dessa forma, o que você pode fazer quando está com a pele queimada pelo sol? A seguir, você vai conhecer algumas soluções com remédios naturais que te ajudarão a clarear a pele.

Clarear a pele queimada pelo sol

Gostamos de insistir na importância de passar um bom protetor solar que seja adequado ao seu tipo de pele. Isso vai te ajudar a evitar novas queimaduras de sol e, também, vai acelerar o clareamento caso as queimaduras já tenham acontecido.

Esfoliar a pele com açúcar e mel

Esfoliar a pele é uma das melhores maneiras de clareá-la. Mas, para que isso surta efeito, é necessário que se realize a esfoliação diariamente ou em dias alternados. A melhor forma de fazer isso é com dois ingredientes muito simples de encontrar: açúcar e mel.

  • O açúcar (branco ou mascavo) será essencial para que a pasta formada possa exercer uma ação esfoliante sobre a pele. Se o resultado ficar muito compacto, você pode adicionar um pouco de água.

Você também pode se interessar por: Por que devemos esfoliar a pele? Como fazer?

Açúcar e mel para clarear a pele

Tônico elaborado com limão

O limão sempre foi um ingrediente utilizado para clarear as manchas da pele. No entanto, é importante não se expor ao sol após sua utilização como tônico, já que isso provocaria o aparecimento de mais manchas.

A melhor maneira de utilizar um tônico elaborado com limão é à noite. Você precisa apenas espremer o suco de um limão e adicionar um pouco de água. No entanto, existem máscaras que podem ser muito efetivas, também, como as opções apresentadas no artigo Flora medicinal utilizada en las enfermedades de la piel y la belleza (Flora medicinal utilizada nas doenças da pele e na beleza).

Hidratar com aloe vera

Se você esfoliar a pele com açúcar e mel, após tonificá-la com limão, só falta hidratar. Porque, para que a pele se regenere adequadamente, é importante umedecê-la da melhor maneira possível. Para isso, contamos com o aloe vera.

O aloe vera é uma planta que todo mundo deveria ter em casa. Após qualquer tipos de queimadura, cortar algum de seus talos, abri-lo na metade e aplicar diretamente o gel na área afetada proporciona um alívio imediato.

Leia também: 5 maiores benefícios do aloe vera para a saúde

Após realizar sua esfoliação rotineira, aplicar o gel dessa planta permitirá clarear a pele o mais rápido possível. Para isso, devemos ser constantes e permitir que o aloe vera aja a noite toda (durante o dia pode ser uma solução perigosa).

Aloe vera

A prevenção para evitar clarear a pele queimada pelo sol

Apesar de todas essas soluções, queremos voltar a ressaltar a importância de não se expor ao sol de forma indevida. Às vezes não basta apenas passar protetor solar. Também devemos nos questionar sobre algumas coisas, como: tenho repetido a aplicação do protetor solar ao longo do dia? Será que eu uso um fator de proteção adequado para a minha pele?

Ao mesmo tempo, não podemos nos esquecer de outros elementos que nos protegem do sol. Por exemplo, os óculos, os chapéus ou bonés, um tipo de lenço fresco para cobrir os ombros… Em resumo, acessórios que vão evitar a pele queimada pelo sol.

A pele queimada pelo sol não apenas provoca manchas indesejáveis, como também nos deixa vulneráveis ao câncer de pele. Por isso, a proteção é muito importante. Já que temos tantas opções ao nosso redor, por que não utilizá-las?

Nunca devemos sair na rua sem protetor solar. Paralelamente, na praia ou na piscina, devemos utilizar guarda-sóis e não podemos nos esquecemos dos óculos de sol. Prevenir é o melhor dos remédios.

  • Castañeda Gameros, Paola, & Eljure Téllez, Juliana. (2016). El cáncer de piel, un problema actual. Revista de la Facultad de Medicina (México)59(2), 6-14. Recuperado en 28 de junio de 2019, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0026-17422016000200006&lng=es&tlng=es.
  • Rodríguez Domínguez, Ileana, Santana Gutiérrez, Odalis, Recio López, Orlando, & Fuentes Naranjo, Marilín. (2006). Beneficios del Aloe Vera l. (sábila) en las afecciones de la piel. Revista Cubana de Enfermería22(3) Recuperado en 28 de junio de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192006000300004&lng=es&tlng=es.
  • Suárez, S., & Jazmín, D. (2015). Plan para elaboración y comercialización de una crema corporal aclaradora, que contenga dióxido de titanio y extracto de limón, para mujeres que presenten hiperpigmentación, en la ciudad de Guayaquil (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad de Ciencias Químicas).