Remova manchas, odores e bactérias da sua tábua de cozinha com sal e limão   

27 de setembro de 2019
Se você notar que sua tábua de cozinha tem manchas e mau cheiro, aprenda a limpá-la de maneira eficaz com dois produtos naturais. O limão e o sal marinho se tornarão seus melhores aliados na limpeza de sua cozinha.

Um dos elementos que mais usamos quando nos preparamos para cozinhar é a tábua de cozinha, feita de madeira ou de plástico. São utensílios essenciais que nos ajudam a preparar os alimentos.

As tábuas de cortar ficam sujas e podem ser um local onde vivam e residam muitos germes, bactérias e micróbios. Se não mantivermos uma limpeza completa, podemos ficar doentes sem esperar.

Temos que aprender a cuidar de nossas tábuas de cozinha. Hoje, são amplamente utilizadas as tábuas feitas com madeira de bambu, uma alternativa mais ecológica e amigável com o meio ambiente. São materiais resistentes, mas que também precisam ser limpas adequadamente.

Limpe sua tábua de cozinha com limão e sal 

Limpeza da tábua com sal e limão

Se você notou que suas tábuas estão em más condições, informamos as etapas a serem seguidas para recuperá-las usando limão e sal.

Primeiro, você precisa tratar a madeira da tábua com óleo para que ela dure mais, e não estrague com facilidade. O ideal é usar óleo de amêndoas, óleo de nozes, ou um óleo mineral, que geralmente é mais fácil de conseguir.

  • O óleo mineral é um derivado do petróleo. É aquele usado com os bebês, ou os óleos à base de vaselina líquida.
  • Usando uma toalha de papel de cozinha ou papel absorvente, aplique-o em toda a superfície da tábua. Deixe secar, e aplique outra camada novamente.
  • Assim que secar novamente, enxague com água morna e você a terá pronta para o uso.

Descubra: 4 dicas para se desfazer do mau cheiro da tubulação da cozinha

Limão e sal 

Como as tábuas são usadas quase diariamente, informamos como você pode limpá-las com segurança.

Para remover os maus odores acumulados na tábua recomendamos o uso de produtos naturais. Se você exagerar com o uso de produtos químicos, a longo prazo não será tão saudável para o organismo.

  • Além disso, esse truque de limpeza fará com que a madeira dure mais anos em melhores condições, pois não são produtos corrosivos. Nesta ocasião, usaremos o limão e o sal marinho para este trabalho de limpeza.
  • Use um pano limpo e água para retirar os restos de limão e sal.

Procedimento de limpeza da tábua de cozinha

Sal e limão

  • Primeiro, verifique se a tábua está bem seca; você pode limpá-la com uma esponja ou com um pano limpo. Em seguida, corte o limão em duas metades. Você pode usar tanto um limão fresco como um limão que já esteja na geladeira por alguns dias.
  • O procedimento é simples, adicione uma camada de sal grosso na superfície da tábua, e esfregue com o limão fazendo movimentos circulares. Exerça alguma pressão para que o limão libere o seu suco, e se impregne bem na madeira.
  • Esfregue por alguns minutos, até que o limão tenha sido consumido. Em seguida, remova o resíduo deixado na tábua com um pano limpo, e enxágue com água.

Os limões, bem como o vinagre ou bicarbonato de sódio, são elementos naturais usados ​​para limpar e desinfetar os utensílios e cantos de nossa casa. Nesse caso, as frutas cítricas são boas para desinfetar, pois eliminam bactérias e deixam um bom cheiro.

Sem dúvida alguma, você pode executar essa técnica de limpeza sempre que achar necessário; é importante que, além das tábuas, outros utensílios de madeira estejam limpos. A madeira é um material poroso, e pode adquirir maus odores causados ​​pelo acúmulo de bactérias.

Leia também este artigo: Como eliminar cheiros ruins de lugares fechados com estes 2 ingredientes?

Últimas considerações 

A desinfecção total uma vez por mês é mais do que o recomendado. Também podemos usar água oxigenada para que a madeira se recupere e, em seguida, passar uma nova camada de óleo, como dissemos anteriormente.

Em conclusão, comece a colocar em prática esse método de limpeza para limpar todos os utensílios de sua cozinha. Lembre-se de que você pode fazê-lo da mesma forma para recuperar as pás e os utensílios de madeira.

Não hesite em compartilhar conosco quais são seus truques para manter a sua tábua da cozinha impecável. Você tem que ser consciente de que higiene é sinônimo de segurança e saúde!