4 dicas para se desfazer do mau cheiro da tubulação da cozinha

A tubulação da cozinha cheira mau e não sabe o que fazer para solucionar o problema? Contamos alguns simples procedimentos para se desfazer do fedor com elementos que facilmente encontrará em casa. 

Se tem algo que estraga qualquer cozinha é o mau cheiro. Especialmente se este vem da tubulação, dado que nem sempre é simples solucioná-lo. A seguir contamos algumas dicas para se desfazer do mau cheiro da tubulação da cozinha.

O mau cheiro das tubulações da cozinha é causado, em geral, pelos restos de comida e outros resíduos. Estes, ao lavarmos os pratos, ficam armazenados ou grudados neles; com o passar do tempo, logicamente, geram o mau cheiro. Além disso, também proliferam neste ambiente bactérias e fungos causadores destas sensações desagradáveis.

A opção mais simples ante este inconveniente seria recorrer a produtos químicos industrializados. No entanto, estes apresentam duas grandes desvantagens; a primeira é que, além de limpar, corroem os tubos do encanamento da casa a medida que seguem sendo utilizados.

Por outro lado, também podem expulsar gases quase imperceptíveis que afetam as pessoas sensíveis a estas mudanças. Especificamente, quem sofre com alergias ou asma ficará em risco.

4 dicas para se desfazer do mau cheiro da tubulação da cozinha

1.- Água com vinagre e bicarbonato

Para este primeiro método, irá precisar de meio litro de água morna, vinagre e bicarbonato de sódio.

Os passos que deverá seguir para preparar esta solução são estes:

  • Verta a água em um recipiente com 200 mililitros de vinagre.
  • Adicione também 100 gramas de bicarbonato de sódio.
  • Despeje este preparado nas tubulações.
  • Depois de meia hora, jogue no encanamento um litro de água fervendo.

Como verá, trata-se de uma alternativa para se desfazer do mau cheiro das tubulações da cozinha de maneira simples e econômica. Além disso, também pode usá-lo para o vaso sanitário e a pia do banheiro se for necessário.

Também pode ler: Como eliminar o sedimento do vaso sanitário com 4 soluções naturais

2.- Gelo, sal e limão

Não, não iremos preparar nenhuma bebida alcoólica enquanto esperamos que a tubulação se desentupa e deixe de cheirar. O procedimento que aqui contaremos consiste em outra coisa.

Mulher que sente mau cheiro da tubulação

Usaremos o efeito dos cubos de gelo e o sal para remover os restos de comida grudados nos tubos. Como? Fácil: retire o ralo da pia, jogue os cubos de gelo e depois o sal grosso. Repita o processo caso precise e, finalmente, moa algumas cascas de limão para dar um toque cítrico ao resultado final.

3.- Eliminar maus cheiros com água e levedura

Esta combinação costuma oferecer bons resultados. Tudo o que precisará para colocá-la em prática é água e uma pastilha de levedura para pão.

O primeiro passo é colocar para ferver um copo de água. Quando alcançar a fervura, adicione a pastilha de levedura e deixe se dissolver por completo.

Depois, jogue a mistura no encanamento da cozinha e deixe agir durante toda a noite. Assim como é recomendado para retirar o mau cheiro da tubulação da cozinha, também pode usar este truque simples e econômico em banheiros e pias de banheiro.

Não deixe de ler: Os melhores produtos naturais para limpar a casa

4.- Bicarbonato e vinagre branco

É uma opção parecida com a primeira que aqui enumeramos, mas o processo varia um pouco. Deverá verter um punhado de bicarbonato de sódio sobre o ralo; saiba que este deve estar seco, por isso que deve deixá-lo sem uso por um tempo antes de fazer isso.

Depois de um tempo adicione um pouco de vinagre branco; imediatamente começarão a se formar bolhas no interior. Depois de 15 minutos de deixar a fórmula agir, deixe correr a água da torneira por alguns minutos. Com estes simples passos, o mau cheiro da tubulação da cozinha deve desaparecer.

Em último lugar, também é bom tomar algumas precauções para evitar a proliferação do mau cheiro na tubulação da cozinha. O conselho básico e primordial é não jogar lixo orgânico nela.

Vinagre com bicarbonato é uma mistura que ajuda a desfazer o mau cheiro da tubulação

No entanto, também te surpreenderá saber que os detergentes que usamos para a vasilha costuma provocar que algumas substâncias grudem nos canos. Por isso, o melhor é prevenir este inconveniente repetindo com certa frequência algum dos processos antes mencionados. Polvilhar bicarbonato de sódio de vez em quando também ajuda.

Como pode ver, não se trata de nenhuma missão impossível. De agora em diante, já não tem desculpa para ter uma tubulação fedorenta e desagradável. Somente tome um par de minutos e se esqueça dos maus cheiros com estas simples soluções.

Recomendados para você