6 ideias para reutilizar os utensílios velhos de cozinha

· 2 de fevereiro de 2019
Você gostaria de reciclar itens domésticos que não utiliza mais? Dê uma volta pela sua cozinha e avalie se poderá fazer alguma criação com aqueles utensílios velhos que faz tempo que estão guardados.
A seguir, lhe ofereceremos algumas ideias mais que interessantes para que amplie o leque de possibilidades na sua casa. Com esses conselhos, conhecerá mais formas de reutilizar os utensílios antigos de sua cozinha.

6 maneiras de reutilizar os utensílios velhos da cozinha

1. Marcadores para hortas feitos com colheres

Se você possui colheres que não utiliza mais, pode dar-lhes uma nova função. Desenhe o vegetal que quer plantar ou escreva o seu respectivo nome na parte interna da colher. Então, simplesmente finque-a no espaço da sua horta que a corresponde, e pronto!

Também há outra alternativa semelhante que você pode fazer utilizando outros utensílios da sua cozinha; você só precisa de rolhas e garfos que não usa mais. O processo é muito parecido: escreva sobre a superfície da rolha o nome do vegetal e então a espete no garfo; A parte do cabo servirá para fixá-lo no solo.

Você pode se interessar: 4 projetos de hortas caseiras.

2. Jarros de copos

Sem dúvida, você pode aproveitar a moda dos cactos para reutilizar utensílios velhos de cozinha, como os copos ou potes de vidro. O método de criação desta decoração é extremamente simples: primeiro, coloque algumas pedras rústicas no fundo do copo.

Logo depois, coloque cerca de 50% de terra para cactos e outros 50% de terra comum. Prossiga colocando o cacto delicadamente e, como último passo, coloque algumas pedras decorativas no topo. 

3. Castiçais de batedores manuais

Pode reutilizar utensílios velhos fazendo vasos para plantas

Certamente, um uso inovador e extremamente original para os batedores manuais que você não utiliza mais é como castiçais pendentes. Basta colocar uma pequena vela no seu interior e pendurá-lo em algum lugar da sua cozinha ou em qualquer outro ambiente da sua casa. Se desejar, também pode pintá-lo para dar um toque único.

Leia também: As velas: significados e usos para sua casa

4. Taças como centro de mesa

Quase todo mundo tem um jogo de taças que raramente utiliza. Se esse é o seu caso, pode “sacrificar” uma dessas taças para montar um belo centro de mesa. 

Existem muitas opções: você pode pintar a parte interna com diferentes motivações ou frases; também é possível deixá-la como está e colocar algumas flores, pedras decorativas pequenas e velas no seu interior.

Finalmente, se você tiver um recipiente de boca larga, experimente adicionar água no seu interior e depois uma vela flutuante ou uma flor aquática. Será um belo detalhe para um jantar romântico ou para uma reunião familiar.

5. Porta-lápis feito de um ralador

Definitivamente, uma ótima ideia para reutilizar os raladores antigos é transformando-os em porta-lápis. O detalhe importante desse truque é que deve ser um daqueles raladores com somente uma boca, já que os elementos necessitam de um fundo para apoiarem-se.

Assim, como nas dicas já discutidas anteriormente, você pode pintá-lo para que combine com outros elementos do ambiente. Uma das principais vantagens desse objeto é que você pode facilmente fixá-lo em uma parede ou em um quadro negro. Desta forma, ganhará muito espaço no seu lugar de trabalho, estudo ou leitura.

Pode reutilizar utensílios velhos fazendo enfeites

6. Cabides feitos de rolo para massa

Com alguns instrumentos de bricolagem, você pode criar lindos e práticos cabides utilizando rolos para massa em desuso.

Existem várias alternativas à disposição:

  • Em primeiro lugar, você pode colocar ganchos no próprio rolo. Então, utilizando outros pequenos ganchos, fixe-o na parede e pronto, servirá para carteiras e outros itens menores.
  • Por outro lado, caso necessite de algo maior, você pode cortar vários rolos ao meio e anexá-los a um retângulo de madeira maior, que será a base a ser fixada na parede.

Além disso, em ambos os casos, você pode optar por pintar as peças com uma cor que lhe agrade, lixá-las um pouco para dar um toque rústico ou combinar as duas ideias, nessa mesma ordem. Como último passo, recomendamos passar cera por cima da madeira para conservar o seu estado.

Em conclusão, com essas seis ideias, você poderá reutilizar os utensílios velhos da sua cozinha que acreditava ter jogado fora. Basta apenas um pouco de imaginação para escolher o uso que quer dar a eles. Vá em frente, ao trabalho!