Cuidados da pele depois de um dia de praia

· 30 de junho de 2018
Somente o uso de protetor solar é capaz de reduzir a intensidade da incidência dos raios solares sobre a pele. 

A chegada do verão renova a vontade de mostrar um belo bronzeado. Para muitas pessoas, também é sinônimo de incômodos pela exposição excessiva ao sol. Para prevenir e saber proteger a pele na estação mais quente do ano é indispensável conhecer os cuidados da pele depois de um dia de praia.

Sobram motivos para justificar um bom cuidado da pele. É o órgão mais extenso do corpo humano e também um dos mais importantes, já que representa o primeiro escudo do organismo contra as ameaças do mundo externo. E não somente nos protege de microrganismos, como também dos efeitos nocivos dos raios solares.

Cuidar de forma adequada da pele no verão requer ir além da estética e da higiene pessoal básica. E graças à intensidade dos raios UVA e UVB é necessário reforçar especialmente os cuidados da pele depois de um de praia. 

5 formas simples de melhorar os cuidados da pele depois de um dia de praia 

Antes de tudo, é importante entender que um bom bronzeado é resultado de uma exposição ao sol, contínua e gradual. Isso gera uma pigmentação da pele graças ao aumento na produção da melanina.

Quando a pele fica vermelha já é um sintoma da exposição desmedida aos raios solares, o que representa uma agressão ao organismo. O resultado são reações como ardência, inchaço e até queimaduras mais graves. Para evitar estes efeitos, basta seguir estas 5 formas simples de melhorar os cuidados da pele depois de um dia de praia.

1 – Protetor solar é obrigatóriocuidados da pele

Seu uso é obrigatório para garantir a devida proteção durante o banho de sol. Os demais cuidados podem melhorar os efeitos da exposição. No entanto, somente o uso de protetor solar é capaz de reduzir a intensidade da incidência dos raios solares sobre a pele.

Temos que lembrar que os raios UVA são relacionados com a pigmentação da pele. Os chamados UVB são referentes ao envelhecimento das células. Ambos podem ser nocivos e cancerígenos ao organismo, caso a exposição aos mesmos não seja controlada.

Recomenda-se consultar com um dermatologista para saber qual fator de proteção sua pele precisa.

Veja também: Aprenda a preparar seu protetor solar natural

2- Banhos de sol em horários recomendados

Os dermatologistas afirmam que uma exposição saudável ao sol deve acontecer entre as 7 até as 11 da manhã ou a partir das 4 horas da tarde (16 h). Nestes horários a intensidade dos raios solares é consideravelmente menor.

Outra recomendação dos especialistas é não se expor diretamente. A exposição será sobre um guarda-sol. Além disso, temos que proteger os olhos e a cabeça com acessórios que reduzam a incidência dos raios solares (óculos de sol, chapéus, lenços, etc.).

3- Banhos frios

cuidados da pele

Depois de se expor ao sol, o organismo experimenta um aumento de sua temperatura média. Por isso, a água para o banho ou ducha durante o verão deve ser a temperatura ambiente, já que isso ajudará a nivelar a temperatura do corpo.

4- Hidratação diária

A exposição ao sol faz com que parte da água contida em nosso organismo se evapore. Por isso, a pele se torna mais seca no verão e pode apresentar rachaduras ou a sensação incômoda de “troca de pele”.

Para evitar estes problemas, é muito importante se hidratar frequentemente nos dias de calor. Tomar muito líquido é essencial, assim como evitar consumir alimentos salgados ou ricos em sódio, e usar um bom creme hidratante. Em caso de exposição prolongada ao sol, diversas marcas oferecem loções específicas para os cuidados da pele depois de um dia de praia.

Outra boa ideia nos casos de ardência ou inchaço da pele é utilizar elementos naturais como o Aloe vera ou a camomila. Podemos fazer compressas com o chá para aplicar em zonas mais afetadas pelo sol. Também é uma boa ideia adicionar estes produtos em um banho de imersão ou diretamente em um creme comum para reforçar a hidratação.

Recomendamos ler: 5 formas de hidratar a pele

5- Consumir alimentos ricos em Vitamina C

cuidados da pele

Os alimentos ricos em vitamina C são refrescantes e ideais para o clima de calor. Limão, laranja, maçã, tangerina, goiaba, morangos, kiwi, melões, frutos vermelhos, toranja, são poderosos antioxidantes.

A combinação do sol com os ácidos pode gerar ardor, inflamação e queimaduras. Depois de utilizar qualquer produto de composição ácida na pele é necessário realizar vários enxagues com água fria antes de se expor ao sol.

Com os devidos cuidados da pele depois de um dia de praia, é possível aproveitar plenamente o verão e exibir um bonito bronzeado sem descuidar da saúde do organismo.