6 incríveis benefícios do óleo de coco

14 de dezembro de 2017
O óleo de coco é um produto muito versátil, cujos benefícios podemos aproveitar tanto no que diz respeito à estética, aplicando-o na pele ou no cabelo, quanto no que tange à alimentação.

Sem dúvidas você deve estar familiarizado com o delicioso sabor e cheiro de coco quando o consome, seja cru ou cozido. Mas talvez você ainda não saiba que são muitos os benefícios do óleo de coco, tanto para a saúde quanto para a beleza.

De fato, na medicina ayurveda, o óleo de coco era usado como um elemento chave para o bem-estar.

É considerado o mais saudável na terra e poderia-se dizer que seus benefícios são infinitos.

Antecedentes científicos

Benefícios do óleo de coco

Nos anos 50 costumava-se chamar o óleo de coco de “a farmácia engarrafada”. Depois de consumir este óleo, ele é absorvido diretamente pelo fígado desde o intestino.

Logo se transforma em corpos cetônicos. Estes são utilizados por seu corpo como combustível para produzir energia.

Isso faz com que sua atividade metabólica seja maior, circule menos gordura em sua corrente sanguínea e se acumule menos gordura em seu corpo.

A lista dos benefícios do óleo de coco poderia continuar e continuar mas, para começar, deixamos alguns deles a seguir:

Óleo de coco como antibiótico e antioxidante natural

O ácido laurico presente no óleo de coco atua como antimicrobiano frente a:

  • Estafilococos, responsáveis por muitas infecções da pele e da corrente sanguínea.
  • Diversos tipos de fungos.
  • Vírus.
  • Os efeitos da levedura comum.

Por outro lado, vários estudos realizados em 2013 na Universidade de Kerala, Índia, demonstraram que uma dieta rica em óleo de coco extravirgem é benéfica para reduzir o estresse oxidativo.

Este é responsável por danificar células e causar transtornos que vão desde o Alzheimer até o câncer.

Óleo de coco contra as doenças cerebrais

Cérebro humano

O óleo de coco tem efeitos terapêuticos em transtornos cerebrais como o AlzheimerO consumo de óleo de coco dá lugar a uma melhora imediata em pacientes com formas leves da doença.

Os ácidos graxos que contém estão sendo estudados arduamente como potenciais agentes que também ajudam a diminuir seus efeitos.

Benefícios do óleo de coco contra a epilepsia

A dieta cetogênica tem um alto teor de gordura, uma quantidade adequada de proteínas, e é pobre em carboidratos. Esta dieta consegue fazer com que as convulsões em crianças com epilepsia se reduzam em 75%.

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) do óleo de coco aumentam a concentração de corpos cetônicos, o que contribui para a redução da epilepsia.

Perda de peso e diminuição da síndrome metabólica

Se o que você procura é ficar em forma, é o momento de começar a tomar medidas e aproveitar os benefícios do óleo de coco para o seu propósito.

Os TCM que o óleo de coco contém fazem com que o gasto de energia diário aumente em até 5%. Isso significa que você queima cerca de 120 calorias a mais diariamente.

Por outro lado, se você não conhece a síndrome metabólica, deve saber que é um grupo de fatores de risco que podem aumentar as possibilidades de sofrer de doenças do coração e outros problemas de saúde, como a diabetes ou o derrame cerebral.

Benefícios do óleo de coco como umectante natural

Pode ser que você já tenha se dado conta de que o óleo de coco está presente em muitos produtos de beleza naturais, graças aos seus benefícios.

O óleo de coco faz com que sua pele fique naturalmente muito suave, radiante e saudável, também penetra no cabelo com facilidade e o deixa com um aroma agradável.

Além de ser um grande umectante, é muito útil para tratar os eczemas e a psoríase.

Cabelo bonito de maneira natural

Mulher depois de lavar os cabelos

Como muitos sabem, o óleo de coco é um grande hidratante. Se o usar como condicionador, deixará seu cabelo sedoso e com um brilho saudável.

O ácido láurico neste óleo tem uma alta afinidade com as proteínas do cabelo. Por isso, seu cabelo o absorve com grande facilidade.

Em um estudo realizado em 2003 foi descoberto que outro dos benefícios do óleo de coco é o fato de que reduz a perda das proteínas do cabelo.

Tanto se você usa antes, quanto durante a lavagem, obterá os mesmos benefícios devido a sua composição e seu baixo peso molecular.

Uma das formas de aplicar o óleo de coco no cabelo é aquecendo-o. Pegue um pouco com os dedos e aplique desde a raiz até as pontas. Faça uma massagem e deixe atuar por uma noite inteira.

No dia seguinte, lave seu cabelo como de costume. Depois da primeira aplicação você notará as mudanças: seu couro cabeludo estará muito mais nutrido e seu cabelo mais bonito do que nunca.

Estes são um dos muitos benefícios do óleo de coco. Como você pode ver, não é só uma boa opção para a cozinha, mas também melhora diversos aspectos estéticos.

Encontrar este produto é muito fácil, já que em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais é possível comprá-lo em diversas apresentações.

Recomendamos que quem vá utilizar o óleo de coco em suas rotinas de beleza não se esqueça de que seus benefícios se complementam com seus bons hábitos.

Por isso, melhorar qualquer costume positivo ou mudar os negativos será um complemento excelente.

Recomendados para você