4 efeitos negativos do uso do celular

Mesmo que não existam dúvidas de que o celular facilitou a vida, também é possível que, em certas ocasiões, seu uso afete negativamente a nossa saúde.

Hoje em dia quase todos possuem um celular. No entanto, os efeitos negativos do uso do celular passam totalmente despercebidos. Por este motivo, é necessário descobri-los e ganhar uma luz sobre o assunto, para estar consciente do risco que podemos estar correndo.

À medida que os anos passam, os celulares se atualizam até o ponto de podermos dizer que são pequenos computadores portáteis que levamos para cima e para baixo.

No entanto, mesmo que tenham muitos elementos positivos que tornam a vida mais fácil, existem outros que não são tão bons assim.

Efeitos negativos do uso do celular

Mesmo que existam vários efeitos negativos do uso do celular, hoje vamos focar em somente 4 deles. Os que consideramos mais importantes e que pensamos que requerem uma explicação mais profunda para interiorizar uma aprendizagem saudável. Vejamos quais são:

1. Favorece a procrastinação

Efeitos negativos do celular

Quando estamos trabalhando ou estudando, onde está o celular? Provavelmente perto de nós, no bolso ou em cima da mesa.

Tudo isso caso nos liguem, se chegar uma mensagem no whatsapp, ou tivermos que responder a um e-mail. No entanto, tudo isso é pouco saudável.

Um dos efeitos negativos do uso do celular é que ele evita que nos concentremos e faz com que estejamos sempre alerta a qualquer possível interrupção que possa surgir.

Não importa o quão concentrados estamos no trabalho ou estudando. Quando o celular toca, não podemos evitar lhe dar toda a atenção.

Isso pode nos impedir de aproveitar bem o tempo e, entre ver o que chegou e nos distrairmos com uma rede social, no final vamos postergando o que verdadeiramente importa.

  • Deixar o celular no silencioso dentro do bolso, em outro quarto ou dentro da mochila será muito melhor. Assim, evitamos estar sempre pendentes.

2. Impede que desfrutemos mais dos momentos

Isso é muito importante, porque cada vez que viajamos ou captamos um momento bonito (fogos de artificio, um aniversário…), a primeira coisa que pensamos é tirar uma foto ou fazer um vídeo.

Muitas vezes temos o pensamento de postar instantaneamente nas redes sociais e começar a receber “curtidas”. Isso é tão importante? Verdade que desmerecemos tanto um momento tão especial?

Aprendemos a ver e a experimentar as coisas mais belas através de uma tela. Em vez de guardar o celular e desfrutar, pensamos em tirar a foto e compartilhá-la, ver quantos amigos curtem!

3. Riscos reais para o nosso bem-estar

Mulher surpresa com notícia no celular

Outro dos efeitos negativos do uso do celular é que ele realmente coloca a nossa saúde em risco. Na televisão já vimos como as pessoas batem a cara nos postes por estarem focadas no celular.

Outras sofrem acidentes de trânsito porque não podem deixar de olhar o celular nem mesmo enquanto dirigem.

Assim, isso não só coloca em perigo a própria saúde, mas também a dos demais. Pense que alguém olhando o celular enquanto dirige o carro pode atropelar um pedestre por não tê-lo visto. Temos tanta dependência assim do celular que não podemos deixá-lo nem um segundo parado?

4. Danifica nossas relações sociais

Casal usando o celular na cama

O último dos efeitos negativos do celular é que não só supõe um risco para a saúde, mas também para nossas relações sociais. Muitos de nós já vimos uma família de quatro pessoas comendo em um restaurante, em silêncio e todos teclando e se divertindo no celular.

É uma cena que gera muita tristeza nas pessoas e uma grande desesperança diante do que pode ocorrer no futuro. Para que as pessoas vão comer em um restaurante se não vão conversar entre elas? O celular, usado de maneira excessiva, nos faz perder momentos tão maravilhosos como a interação cara a cara com outro ser humano.

Existem pessoas que afirmam ter vício pelo celular e que não podem soltá-lo em nenhum momento. Você se considera uma delas? O que acredita que acontecerá se os efeitos negativos do celular não se reduzirem e, com o tempo, aumentarem?

Recomendados para você