4 exercícios para a saúde dos seus olhos

Por que negligenciamos tanto a saúde dos nossos olhos? Quando pensamos em exercício, nunca nos preocupamos em exercitar nossa visão. No entanto, isso pode nos trazer muitos benefícios
4 exercícios para a saúde dos seus olhos

Última atualização: 18 Maio, 2018

Por essa razão, se não quisermos prejudicar nossa visão e queremos desfrutar de boa saúde ocular, devemos exercitar nossos olhos. São exercícios simples que podemos fazer em qualquer lugar e que, incluídos em nossa rotina, nos proporcionarão múltiplos benefícios.

Exercícios para a saúde dos seus olhos

Hoje vamos apenas tratar de 4 exercícios para a saúde dos seus olhos, que serão muito úteis. Embora sejam apenas 4, em muitos deles você descobrirá variantes, para tornar esses exercícios oculares muito mais completos.

1. Piscar!

Piscar: exercício para a saúde dos seus olhos

Se você é uma pessoa que trabalha na frente do computador, piscar é um dos exercícios para a saúde dos seus olhos muito necessária. Diante disso, você pode dizer, mas eu pisco! Sim, é verdade, você faz isso, mas não com a frequência apropriada.

Estar em frente ao computador requer grande concentração. Isso nos faz passar longos períodos sem piscar, algo que não faríamos em outras circunstâncias. O que podemos fazer sobre isso?

  • Pisque muito rápido: se você estiver em uma pausa ativa de trabalho, tente piscar muito rápido. Isso irá lubrificar seu olho naturalmente. Assim, você não terá que usar nenhum colírio.
  • Pisque devagar: este exercício permite relaxar a tensão nos olhos. Feche-os e mantenha-os assim por alguns segundos. Então, abra-os e faça o mesmo novamente.

Não sabia? 5 remédios naturais para levantar as pálpebras caídas

2. Pressão nos olhos

Você se lembra quando era pequeno e pressionava seus olhos e via alguns pontos brilhantes como se fossem pequenas estrelas? Pois bem, uma leve pressão similar a essa pode fazer muito bem para os seus olhos. Isso ajuda a liberar o cansaço visual e relaxa a vista após um dia de trabalho intenso, em que a nossa visão fez um ótimo trabalho.

Como podemos realizar esses exercícios? Em seguida, vamos expor duas maneiras de fazer isso, com as quais nossos olhos sentirão um grande alívio.

  • Pressionar com as palmas das mãos sobre os olhos: Com uma leve pressão, vamos colocar as palmas das mãos sobre os olhos. Recomenda-se que as aqueça antes de apertar, esfregando-as que fiquemos com elas assim, até 2 minutos.
  • Pressionar com os dedos: Como quando éramos pequenos, colocaremos nossos dedos sobre os olhos e pressionaremos levemente, por alguns segundos. Em seguida, descansamos, e fazemos de novo.

3. Movimentar  os olhos

Movimentar os olhos para cima: exercício para a saúde dos seus olhos

O movimento é também outro dos exercícios para a saúde dos seus olhos muito eficaz. Embora os olhos estejam sempre em movimento, devemos fazê-lo de uma determinada maneira, se quisermos obter resultados específicos.

Isso libera a tensão ocular e relaxa a visão.

  • De cima para baixo: este é o primeiro movimento, e consiste em direcionar a visualização primeiro para cima e depois para baixo. Você vai descobrir que custa um pouco, então faça esse exercício devagar.
  • De um lado para o outro: o segundo exercício é semelhante, mas realizando o movimento primeiro para o lado direito e depois para a esquerda.

É muito possível que, ao fazer esses exercícios, você perceba alguma pressão. Como se você estivesse movendo os olhos de uma maneira forçada. Isso é muito positivo. Você estará liberando a tensão, e quando terminar os exercícios você sentirá um grande bem-estar nos olhos.

Veja também: 6 métodos naturais para reduzir as bolsas debaixo dos olhos

4. Focar perto e longe

O último dos exercícios para a saúde dos seus olhos é trabalhar com o foco. Este pode ajudar muito às pessoas que sofrem de miopia ou hipermetropia, por isso também o recomendamos nestes casos, mesmo que os olhos não sofram, especialmente no trabalho.

  • Focar longe: para isso temos que direcionar nosso olhar para um objeto, pessoa ou coisa, que está distante. Em seguida, vamos novamente direcionar nosso olhar para onde estava no começo.
  • Focar de perto: neste caso, nossa visão estará olhando para tudo ao nosso redor, sem concentrar-se em nada, mas vamos nos esforçar para focar em algo próximo. Uma partícula de poeira, uma pequena formiga, uma pele na nossa unha.

Todos esses exercícios ajudam a liberar o cansaço visual, fortalecer a visão, e permitir que você descanse.

Além disso, podemos fazer desses exercícios uma rotina, e praticá-los em cada pausa ativa do trabalho. Nossa visão vai agradecer.



  • Arif, K. y Alam, MJ. (2016). Síndrome de visión por computadora. Revista de Faridpur Medical College , 10 (1), 33- 35. https://doi.org/10.3329/fmcj.v10i1.27923
  • Dharani, A., Dhivyabharathi, S., Divya, K., Ellappan, L., Gayathri, A. y Deepa, R. (2019). Ejercicios oftálmicos sobre miopía. Asian Journal of Nursing Education and Research, 9 (1), 43. https://doi.org/10.5958/2349-2996.2019.00008.
  • Pooja J. Shah, Dr. M. Sangeetha. (2019). Efectos del masaje facial, de cuello y de los ejercicios oculares tradicionales chinos junto con los ejercicios faciales y oculares sobre la agudeza visual y la insuficiencia de convergencia entre los adultos jóvenes con miopía baja. Revista internacional de investigación y ciencias de la salud (IJHSR). https://www.ijhsr.org/IJHSR_Vol.9_Issue.5_May2019/IJHSR_Abstract.020.html
  • Rawstron, JA, Burley, CD y Elder, MJ (2005). Una revisión sistemática de la aplicabilidad y eficacia de los ejercicios oculares. Revista de Oftalmología Pediátrica y Estrabismo, 42 (2), 82–88. https://doi.org/10.3928/01913913-20050301-02
  • Shende, VS. (2013). Efecto de varias técnicas de ejercicio ocular junto con Pranayama en el tiempo de reacción visual: un estudio de casos y controles. Revista de investigación clínica y diagnóstica. https://doi.org/10.7860/jcdr/2013/6324.3338