5 sinais de que seus olhos têm algum problema

· 17 de abril de 2018
Há vezes nas quais os problemas oculares podem ser momentâneos e passageiros. Porém, é conveniente não descuidar dos olhos e prestar-lhes a atenção que merecem para não colocá-los em perigo.

Os olhos são órgãos primordiais para o desenvolvimento do dia a dia de cada pessoa.

Ainda que não cheguem a ser vitais, já que muitos não possuem o sentido da visão e ainda assim levam uma vida normal, sua importância é fundamental para aqueles acostumados a utilizá-los de maneira regular.

Dá-se ênfase neles porque algumas pessoas com cegueira total se habituaram paulatinamente a não usar este sentido, caso contrário ao de quem tem seus olhos em bom estado ou, pelo menos, ainda podem ver.

Em termos gerais, o mais desejado por uma pessoa com o sentido da visão intacto é mantê-lo nas melhores condições possíveis.

Isso é completo pela quantidade de problemas existentes na atualidade, somado aos aparelhos tecnológicos.

Estes se encarregam de causar estresse nos olhos e gerar, com o passar do tempo, o surgimento de problemas, obviamente de ordem visual.

Mas isso não é tudo. Estes maravilhosos órgãos também permitem detectar o surgimento de outro tipo de doenças presentes no organismo.

Por isso, não devem ser descuidados. Com base no dito anteriormente, vamos repassar alguns sinais que indicam que há algum problema nos olhos.

1. Olhos nublados

São muitas as pessoas que tendem a perceber uma espécie de nuvem sobre a visão, que impossibilita a observação de maneira adequada.

Segundo os oftalmologistas, um sintoma comum se baseia no incômodo, como se uma espécie de sujeira tivesse entrado nos olhos.

Este sinal sugere à pessoa que ela sofre de catarata, o que surge de maneira regular em pacientes da terceira idade. Porém, algumas de idades inferiores também podem chegar a sofrer desta doença.

2. Olhos amarelos

Mulher no oculista detectando problemas nos olhos

Os olhos amarelados ou de cor amarela não são muito comuns na região da íris (lugar onde se percebe a cor destes, sendo o café um dos mais predominantes), ainda que costumem existir.

Porém, com respeito aos sinais indicadores de problemas, a cor amarela se apresenta em todo o olho, também na parte esclerótica, que permanece esbranquiçada na maioria do tempo.

Tal cor indica um problema associado a uma doença de caráter hepático; geralmente trata-se do excesso de bilirrubina no organismo, substância que é produzida pelo fígado.

Não se esqueça de ler: 9 sinais que indicam uma sobrecarga de toxinas

3. Lampejos no nada

Quando é feito um movimento brusco; por exemplo, se levantar da cama rapidamente, a mudança repentina na circulação nos faz sentir enjoados e notar alguns lampejos nos olhos.

Ainda que seja uma maneira de perceber estas luzes incômodas, existe outro fator que influencia em tal aparição: trata-se de problemas de vista, tais como a miopia ou o glaucoma.

Os sintomas destas doenças são manifestados principalmente com lampejos no nada e de forma imprevisível, o que indica a separação da retina do resto do olho.

4. Pálpebras caídas

Mulher que tem problemas nos olhos

As rugas e a perda de nutrientes da pele, especialmente na região do rosto, são bastante comuns em pessoas da terceira idade; isso ocorre de maneira paulatina com o passar dos anos e o excesso de impurezas, e outros fatores similares.

A perda de nutrientes na pele e uma patologia chamada ptose, que consiste na queda irregular das pálpebras, podem causar queda das pálpebras.

Existem outros fatores influentes neste problema, por exemplo, irregularidades presentes no sistema imunológico ou um tumor na região cerebral.

Quer saber mais? Leia: 8 truques cosméticos para disfarçar as pálpebras caídas

5. Visão irregular

Possivelmente este sinal faça alusão à fatiga acumulada pelo uso excessivo ou a exposição a aparelhos com brilho exagerado como celulares ou computadores.

Porém, as irregularidades na visão sugerem, também, outro tipo de problemas muito mais preocupantes dos que se pode chegar a pensar.

Em termos gerais a visão se encontra normal, mas de um momento para o outro fica nublado, causando perdas de visão parciais, isto indica inflamação nos olhos.

Em ocasiões mais graves se perde a visão totalmente por um tempo estimado de minutos, o que indica problemas cerebrovasculares.