Melhore sua acuidade visual com esses 6 exercícios

Os problemas de saúde visuais têm aumentado consideravelmente nas últimas décadas e, embora na maioria das vezes sejam ignorados, é uma situação relacionada com o uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

Muitos casos são causados por problemas genéticos e ambientais, porém cada vez mais pacientes desenvolvem problemas oculares devido à exposição contínua às luzes das telas.

O mais preocupante de tudo é que, apesar das advertências, muitos continuam a usar esses elementos sem tomar medidas preventivas, e ignoram algumas precauções que minimizam os efeitos negativos de seu uso.

Embora as consequências não se manifestem imediatamente, com os dias se apresentam quadros de estresse visual e algumas doenças que afetam a capacidade de ver claramente.

Devido a isso, é essencial ter mais cuidado com a saúde dos olhos adotando hábitos saudáveis que ajudam a mantê-los fortes.

Entre estes, encontramos alguns exercícios simples que quando praticados todos os dias, relaxam e fortalecem os olhos.

Descubra-os!

1. Exercício de relaxamentoExercício para a acuidade visual

Este simples exercício de relaxamento é perfeito para descansar os olhos durante um longo dia de trabalho no computador.

Sua prática ajuda a aliviar o estresse visual e, aliás, melhora a acuidade visual e reduz a sensibilidade à luz.

Como fazê-lo?

  • Fique longe de todas as telas, de preferência escolha um lugar tranquilo, esfregue as palmas das suas mãos limpas até sentir uma sensação de calor.
  • Em seguida, feche os olhos e cubra-os com as mãos quentes, sem pressão.
  • Ao cobrir os olhos deixe o nariz livre para respirar, mas os dedos devem estar bem juntos para que não entre luz.
  • Imagine uma escuridão profunda e se concentre em relaxar os olhos ao fazer uma respiração lenta.
  • Mantenha o exercício por 2 ou 3 minutos, e abra os olhos.

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2. Abrir e fechar os olhos fortemente

Abrir e fechar os olhos de forma exagerada é uma atividade interessante para relaxar os olhos e reduzir os efeitos das luzes dos monitores.

Por mais simples que pareça, esta prática relaxa os olhos, aumenta a lubrificação natural, e ajuda a prevenir a vermelhidão.

Como fazê-lo?

  • Feche bem os olhos com força durante 5 segundos e, em seguida, abra ao máximo que puder durante três ou 5 segundos.
  • Realize de 10 a 12 repetições seguidas.

3. Exercício com os dedosExercício para a acuidade visual

Um simples exercício de relaxamento com as pontas dos dedos pode ajudar a aumentar a umidade natural dos olhos e prevenir o ressecamento pelo uso contínuo de aparelhos eletrônicos.

Como fazê-lo?

  • Em um lugar calmo, sem muita luz, feche os olhos e massageie suavemente com as pontas dos dedos.
  • Pressione cuidadosamente as pálpebras superiores e faça movimentos circulares por 8 ou 10 segundos.
  • Complete 8 repetições e descanse.

4. Movimentos circulares

Os movimentos circulares dos olhos são um exercício de fortalecimento visual que pode ajudar a prevenir a deterioração da córnea e da mácula.

Ao fazê-lo, reduzimos o estresse causado por fadiga e, por sua vez, aumentamos a umidade e circulação.

Como fazê-lo?

  • Mova os olhos de forma circular, no sentido dos ponteiros do relógio.
  • Realize esse movimento 21 vezes, repouse por 30 segundos, e repita o movimento na mesma quantidade na direção oposta.

5. Exercício de focoExercício para a acuidade visual

Atividades centradas em um foco são muito boas para aumentar a acuidade visual e combater a visão turva.

Neste caso, utilizaremos um lápis, mas também pode ser feito com muitos outros objetos.

Como fazê-lo?

  • Pegue um lápis com uma das mãos e estique o braço para a frente, tanto quanto possível.
  • Mova sua mão lentamente, aproximando o lápis do nariz sem deixar de olhar para ele.
  • Agora mova-o para o lado e para frente, mantendo sempre o foco.
  • Faça de 10 a 20 repetições.

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6. Escrita imaginária

A escrita imaginária é uma atividade de reforço visual que ajuda a prevenir a deterioração prematura dos olhos.

Como fazê-lo?

  • Fique de frente para uma parede, de preferência branca, e finja que está escrevendo com seus olhos sem mover a cabeça.
  • Quanto maior for a letra, mais forte será a sua visão.
  • Descanse por 20 segundos e faça 5 repetições.

Em conclusão… dedicando apenas alguns minutos por dia, podemos fortalecer a saúde visual de forma natural e eficaz.

Pratique essas atividades uma vez por dia e descubra que são boas opções para relaxar os olhos quando começar a se sentir cansaço visual.

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