Qual é a diferença entre protetor solar, bronzeador e creme solar?

· 7 de novembro de 2018
Levando em conta o seu tipo de pele e o tempo de exposição ao sol, escolha entre o fotoprotetor e o bronzeador para tornar a sua pele linda no verão e, além disso, bem cuidada.

O verão está chegando e você não sabe como exibir uma pele bonita sem prejudicá-la? Nesse caso, você deve escolher entre um protetor, um bronzeador e um creme solar. Te contaremos agora quais são as diferenças entre cada um.

O primeiro protetor solar eficaz e comercialmente disponível não apareceu nas prateleiras até 1946, quando Franz Greiter desenvolveu o Gletscher Crème. Atualmente, há uma variedade de produtos de proteção solar no mercado, mas você sabe qual deles escolher?

Fotoprotetor

Mulher com protetor solar

Também é chamado de “protetor ou bloqueador solar”. São aqueles produtos que defendem nossa pele dos danos que o sol pode causar no corpo.

Os protetores solares atuam como um escudo e refletem os raios UVA e UVB, se estes são de amplo espectro. Além disso, eles contêm ingredientes tais como o dióxido de titânio e óxido de zinco. Existem protetores solares com filtros químicos e físicos. Assim, os filtros físicos são uma boa escolha para pessoas com alergia aos filtros químicos.

Estes últimos absorvem os raios UVA ou UVB e contêm ingredientes como avobenzona e benzofenona. Os protetores solares químicos frequentemente contêm químicos que absorvem UVB. No entanto, existem alguns que também são igualmente eficazes contra os raios UVA.

Além de saber a diferença entre protetores solares físicos e químicos, também deve-se levar em conta o fator de proteção solar do produto, ou FPS, ao comprar protetor solar. Esta é uma medida da quantidade de proteção UVB que o protetor solar oferece. Atualmente, não existe um sistema de avaliação que mede a proteção UVA.

Bronzeador

Os bronzeadores são produtos que nos ajudam a escurecer a nossa pele, porém nos deixam livre da exposição aos raios ultravioletas. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o bronzeador por si só não danifica a pele. Da mesma forma, você deve usá-lo com prudência para não se bronzear muito.

Existem alguns que exercerem sua função sem a ajuda do sol e outros que oferecem uma proteção solar leve. No entanto, é mais aconselhável usar maneiras naturais para acelerar o bronzeamento, tais como o uso da hena. Além disso, comer alimentos que ajudam no bronzeado e proteger a sua pele todos os dias também é uma boa escolha.

Não perca: Alimentos que interferem positivamente no bronzeado

Cremes solares

São todos aqueles que englobam os citados acima. Qualquer creme destinado ao uso em nossa pele com algo relativo ao sol é um creme solar.

Em geral, se tende a acreditar que o creme solar é apenas um bloqueador solar e que o fotoprotetor é um protetor químico unicamente, mas não é assim. Então, ao usar um bronzeador ou fotoprotetor, você já sabe que se tratam de cremes solares.

Dicas para escolher seu creme solar

Se você tem pele sensível, procure por toda a proteção natural possível:

  • Livre de PARA
  • Sem óleo
  • Hipoalergênico, sem fragrância ou produtos químicos
  • Com base em minerais: o dióxido de titânio e o óxido de zinco assentam na pele em vez de serem absorvidos por ela.

Se você é propenso a acne, escolha loções:

  • Leves e sem óleo, para não obstruir os poros
  • Com filtros solares químicos avobenzona e oxibenzona
  • Não comedogênicas e sem fragrâncias

Se você tem a pele oleosa, procure um protetor solar:

  • Sem óleo mineral
  • Não comedogênico

Nota: Os protetores solares que não contêm óleo são geralmente à base de água ou gel.

Porém, se você tem a pele seca, prove cremes ou loções com ingredientes hidratantes adicionais:

  • Opte por aqueles que incluem glicerina e babosa.
  • Evite aerossóis e géis com álcool.

Ou, se você quer tudo orgânico, procure por:

  • Produtos que contêm apenas ervas, minerais e plantas e que são livres de produtos químicos.

Descubra: Como proteger a pele no verão se você tem alergia ao sol

Dicas para a pele acneica, oleosa e sensível

Evite usar o mesmo filtro solar que você usa no corpo, no rosto. Além disso, se você estiver usando um tratamento tópico para acne:

  • Primeiramente, aplique, espere 20 minutos ou mais e em seguida aplique proteção solar na parte afetada.
  • Lembre-se de lavar o rosto antes de ir para a cama para evitar a obstrução dos poros.

Se você é um nadador ou pratica esportes ao ar livre, procure:

  • Protetor solar resistente à água
  • O FPS mais alto que você pode encontrar (sem protetor solar é 100% resistente à água e ao suor)
  • Evite o contato com os olhos.
  • Volte a aplicar depois de sair da água ou a cada 2 horas.

O uso de creme solar não só tem como objetivo poder ficar mais tempo no sol. A ideia é que evite o dano causado ​​pelo sol por um desequilíbrio entre a radiação recebida e aquela que a pele pode tolerar. Por fim, proteja a sua pele e aproveite o sol sem exagerar!