O protetor solar pode ser usado como hidratante?

26 Janeiro, 2020
Muitas pessoas acreditam que o protetor solar pode atuar como hidratante ou creme de tratamento. No entanto, devemos aplicar ambos, mas com uma certa ordem.

Você pode estar se perguntando se pode ou não usar protetor solar como hidratante. Especialmente no verão, já que, devido ao calor, o uso de muitos cremes pode nos fazer suar ainda mais e fazer com que nos sentamos desconfortáveis. No entanto, a função de cada um não é exatamente a mesma.

Aqui estão alguns detalhes sobre o uso de filtro solar como hidratante. Além disso, você pode conhecer brevemente a função de cada um deles, caso tenha dúvidas.

O que você deve saber antes de usar protetor solar como hidratante?

Mulher com protetor solar no rosto

1. A função do protetor solar

Antes de determinar se podemos usar um filtro solar como hidratante, devemos conhecer a função do filtro solar. Seu uso destina-se principalmente a proteger a pele dos raios ultravioleta (UV)Dessa forma, o protetor impede que esses raios penetrem em nossa pele e, no futuro, causar lesões.

Portanto, devemos deixar claro que os  protetores solares não são produtos cosméticos, mas protetores.

Você pode encontrar algum creme protetor que também seja hidratante, mas lembre-se de que a sua principal função é proteger nossa pele do sol. 

2. Os cremes com fator de proteção

Por outro lado, como dissemos antes, existem filtros solares que também incluem hidratação. No entanto, é possível que, às vezes, quando um filtro solar seja misturado com esse tipo de creme, sua eficácia seja reduzida. Por esse motivo, os especialistas recomendam sempre o uso de filtro solar com alto fator de proteção (FPS).

Isso também não significa que não podemos aplicar o filtro solar algumas horas após a aplicação do hidratante. Nesse caso, ao não aplicá-los ao mesmo tempo, o filtro solar não reduziria as suas propriedades. 

3. Aplicar o protetor solar antes ou depois?

Com tudo o que foi mencionado acima, poderíamos dizer que o filtro solar não deve ser usado como hidratante. No entanto, também podemos ter dúvidas sobre o uso do filtro solar antes ou depois de um hidratante.

Mulher aplicando um creme de tratamento com protetor solar

Segundo a revista Elsevier, a resposta é que o hidratante sempre deve ser colocado algumas horas antes do filtro solar. Se colocarmos o filtro solar logo depois, poderemos fazer com que ele não tenha tanto efeito, como dissemos antes.

No entanto, devemos lembrar que, em nenhum caso, o produto deve ser usado para qualquer outra finalidade que não a sua. Ou seja, se tivermos a pele seca, é aconselhável usar o hidratante. No entanto, se vamos nos expor ao sol, é melhor optar pelo filtro solar. De qualquer forma, não devemos esquecer a importância de usar protetor solar sempre que possível.

Portanto, é possível que a questão do início do artigo tenha se tornado um pouco mais clara agora. Cada produto tem a sua função e, portanto, não seria aconselhável alterá-la por outra que não tenha a mesma função principal. Tente dar à sua pele os resultados que ela merece!