O protetor solar pode ser usado como hidratante?

· 26 de setembro de 2018
Muitas pessoas acreditam que o protetor solar pode atuar como hidratante ou creme de tratamento. No entanto, devemos aplicar ambos, mas com uma certa ordem.

Você pode estar se perguntando se pode ou não usar protetor solar como hidratante. Hoje podemos encontrar protetores solares para todos os tipos de pele. Portanto, podemos acabar esquecendo de usar um hidratante e optar apenas pelo uso do filtro solar.

No verão, talvez costumemos usar o protetor como um hidratante devido ao calor, já que o uso de muitos cremes pode nos fazer suar ainda mais. Na verdade, durante esta época do ano também acabamos ficando mais preguiçosos em relação ao uso de hidratantes para o corpo. Mas é correto usar o protetor como um hidratante?

Neste artigo, vamos tirar sua dúvida sobre se você pode usar protetor solar como hidratante, ou se é necessário sempre usar um hidratante mesmo se você usar um protetor solar depois.

A função do filtro solar

Antes de determinar se podemos usar um protetor solar como um hidratante, você precisa parar e analisar a função que tem o protetor. Seu uso é projetado apenas para proteger a nossa pele dos raios ultravioleta (UV), evitando que, no futuro, causem lesões que resultem no câncer de pele.

Mulher com protetor solar no rosto

Isso significa que é indicado somente para se proteger do sol e não deve substituir qualquer hidratante.

Os cremes com fator de proteção

Se a única função dos filtros solares for proteger do sol… por que alguns cremes corporais possuem FPS também? Bom, para começar, não é positivo que um creme cosmético, cujo objetivo seja atenuar rugas ou hidratar tenha fator de proteção solar.

A razão é que essa combinação pode fazer com que o protetor perca a eficácia. Visto que os cremes costumam ter um fator de proteção (FPS) muito baixo, raramente excedem os 15 FPS. Quando um filtro solar é misturado com qualquer creme, sua eficácia é reduzida e não nos protege do sol adequadamente.

Embora possamos encontrar filtros solares que não deixem a pele oleosa ou que sejam resistentes à água, devemos esclarecer que os protetores solares não são produtos cosméticos, mas sim de proteção. Na verdade, eles não têm nenhuma função para hidratar ou prevenir rugas.

Este tipo de creme com protetor solar não é indicado para o sol do meio-dia, caso não o reforcemos com o protetor solar. Por outro lado, podemos usá-los sem qualquer outro produto durante a tarde ou de manhã cedo, quando o sol não bater tão forte.

Podemos pensar que, se aplicarmos um filtro solar por cima de um creme, ele perde a eficácia, mas não. O protetor só perde a eficácia quando combinado com os ingredientes de outro creme. Se você passar o protetor depois de um hidratante, isso não alterará suas propriedades.

Aplicar o protetor solar antes ou depois?

Após tudo o que foi dito, já sabemos que é importante não usar protetor solar como hidratante. No entanto, após a confusão de, por vezes, utilizar o protetor como base, pode surgir a questão de saber se é conveniente utilizá-lo antes ou depois de um creme corporal ou facial.

Mulher aplicando um creme de tratamento com protetor solar

A resposta é que o creme corporal ou facial deve ser sempre colocado antes do filtro solar. Se colocarmos o protetor antes, impediremos que o creme atue na pele. Portanto, se estivermos usando um creme antirrugas, ele não atingirá o efeito desejado.

Se usarmos filtro solar como hidratante e tivermos a pele seca, por exemplo, perceberemos que nosso problema será agravado em vez de resolvido. Este é um alerta sobre a importância de usar o produto que nossa pele realmente precisa.

Hoje existem filtros solares muito leves, adequados para o rosto, que nos impedem de ficar com a pele brilhosa depois de aplicá-los após o creme de tratamento. Ele não deixará que a pele fique com a sensação de pesada, então não há desculpas para não usar o creme habitual junto com o filtro solar.

Além disso, queremos lembrar a importância de usar um protetor solar ao longo de todo o ano. Nossa pele não é apenas exposta ao sol no verão, mas também no inverno, primavera e outono.