Tônicos faciais caseiros naturais para uma pele limpa e luminosa

Ao escolher tônicos faciais devemos levar em consideração o tipo de pele, para que não apresente reações adversas quando os aplicamos.

Nós podemos fazer tônicos faciais caseiros da maneira mais simples para manter nossa pele limpa e brilhante. Eles são preparados com base em ingredientes naturais de frutas, plantas, óleos vegetais e alimentos.

Descubra neste artigo quais são os tônicos faciais mais adequados para o seu tipo de pele e como você pode prepará-los em casa.

O que são tônicos faciais?

Os tônicos faciais são produtos cosméticos em formato líquido, que aplicamos depois de lavar ou remover a maquiagem do rosto, e como um passo anterior à loção hidratante.

Ao sentir o tônico na pele podemos desfrutar de uma agradável sensação de limpeza e frescor. Além disso, os tônicos faciais também cumprem essas funções:

  • Fecham os poros.
  • Dão luminosidade à pele.
  • Fornecem firmeza.
  • Equilibram o pH da pele.
  • Regulam a produção de óleo e podem combater alguns distúrbios, como a acne ou a dermatite.
  • Nutrem a pele e evitam as rugas.

O mais prático é aplicá-lo como um spray e borrifá-lo sobre a pele. No entanto, também podemos fazê-lo com a ajuda do algodão.

Nós sempre o faremos sobre a pele limpa, e teremos que esperar que ele seque antes de continuar com a hidratação.

6 tônicos faciais caseiros e naturais

Hoje em dia podemos comprar tônicos faciais para cada tipo de pele. No entanto, a maioria é feita com ingredientes sintéticos e conservantes, que podem prejudicar a pele e até a nossa saúde.

Devemos ter em mente que esses componentes penetram pelos poros até alcançar a corrente sanguínea.

A seguir, propomos alguns tônicos faciais caseiros e naturais, que são muito mais saudáveis ​​e também são eficazes.

1. Água de coco

Água de coco

A água de coco é um tesouro para a saúde e também para a pele. É rica em vitaminas B, minerais como o magnésio, potássio e fósforo e oligoelementos como selênio, zinco ou enxofre. Também contém aminoácidos, fitonutrientes, e antioxidantes.

Este tônico regula a produção de óleo, evita rugas e combate a acne, graças ao seu teor de enxofre e zinco.

Se usarmos água de coco natural devemos mantê-la na geladeira e usá-la como tônico em no máximo três dias.

2. Água do mar

A água do mar é o tônico mais adequado para a pele oleosa e com acne, pois possui um alto poder antibacteriano e remineralizante. Na verdade, podemos sentir um pouco de coceira quando esta for aplicada.

Não devemos esquecer que a água do mar contém todos os nutrientes essenciais para a vida. Seus componentes são os mesmos que estão nas células do nosso corpo e, além disso, é muito semelhante ao plasma sanguíneo.

Nós sempre a misturaremos com água natural em partes iguais, para evitar o ressecamento excessivo. Podemos combiná-la com outros tônicos que nos ajudam a reidratar a pele, sem adicionar gordura.

3. Infusão de alecrim

Infusão de alecrim

Este tônico é um antigo remédio de beleza para mulheres que querem manter uma aparência jovem e luminosa.

O alecrim tem a virtude de ativar a circulação, que mantém a pele elástica e firme. Além disso, seu poder adstringente fecha os poros e evita linhas finas de expressão.

É rico em antioxidantes, vitaminas, ferro e cálcio. Além disso, seu aroma é delicioso.

4. Limão e aloe vera

A combinação do suco de limão e o gel de aloe vera resulta em um dos tônicos faciais mais adstringentes e purificadores. Este tônico limpa e desinfeta a pele, reduz a inflamação e proporciona uma grande luminosidade.

Podemos adicionar um pouco de água se quisermos que a mistura seja mais suave e mais líquida.

5. Óleo de amêndoas e lavanda

Tratamento de óleo de amêndoas

Para as peles mais secas e sensíveis recomendamos diluir um pouco de óleo de amêndoas e óleo essencial de lavanda em água. Desta forma, obtemos um tônico que limpa e nutre, mas não resseca a pele.

O óleo de amêndoas é muito antioxidante e nutritivo graças ao seu conteúdo de vitamina E.

6. Água de rosas

A água de rosas é um tônico muito famoso graças às suas virtudes regenerativas e tonificantes. É a opção mais adequada para a pele sensível e madura.

Além de seu aroma delicioso e feminino, este tônico suaviza as manchas, firma a pele e evita as rugas.

Categorias: Beleza Tags:
Recomendados para você