As melhores dicas para obter um bronzeado perfeito
Para obter um bronzeado perfeito para a sua pele, é preciso iniciar o processo muito antes de ficar exposta ao sol.
Existem algumas questões essenciais que você deve levar em conta, uma vez que além delas a ajudarem a alcançar o tom desejado, também vão ajudá-la a apreciar o bronzeado por muito mais tempo sem afetar a saúde da sua pele.
As melhores dicas para obter um bronzeado perfeito
1. Confie nos suplementos antioxidantes
Diferentes estudos de especialistas em dermatologia indicam que o betacaroteno e a vitamina E favorecem o bronzeamento da pele. Eles protegem eficazmente contra os efeitos nocivos da exposição solar.
- Para poder obter os benefícios destas substâncias, é necessário começar a tomar os suplementos orais pelo menos 15 dias antes da exposição solar.
2. Prepare sua pele
É muito importante que, antes de se submeter aos efeitos do sol, sua pele esteja livre de células mortas e irregularidades. Para isso, é essencial que você faça várias sessões de esfoliação.
- Não é necessário que você vá a um lugar específico para fazer isso: você pode fazer durante o banho: Você pode usar gel líquido com partículas ou outra alternativa com a qual se sinta mais confortável.
3. Use protetor solar
Você não deve acreditar no falso mito que indica que o protetor solar previne o bronzeamento. Pelo contrário, protege sua pele de maneira eficiente contra os efeitos negativos da exposição ao sol.
Se você usá-lo, terá um bronzeado bonito, mantendo a saúde da pele e evitando queimaduras dolorosas.
4. Pratique a proteção ADD
Estas siglas significam “antes, durante e depois”, que são exatamente os momentos em que você deve proteger sua pele para ter como resultado o bronzeado perfeito que tanto deseja.
Então, o que você deve fazer é aplicar o protetor solar meia hora antes de sair de casa para a exposição ao sol, e depois colocá-lo novamente a cada duas horas durante o processo. Posteriormente, é essencial hidratar a pele com creme hidratante.
Desta forma, você garantirá ótimos resultados.
5. Aposte em cremes labiais com proteção solar
É extremamente importante que você não se esqueça de dar proteção extra às áreas da pele mais sensíveis aos raios solares. Caso contrário, você sofrerá efeitos adversos. É por isso que é recomendado que você use constantemente batons de proteção solar.
- Além de aplicá-lo nos lábios, também é preciso passar em áreas com pele delicada, como as pálpebras, as bordas dos olhos e as marcas da pele.
6. Cuide da sua alimentação
O que você come também pode influenciar a aparência da sua pele quando você deseja obter um bronzeado dourado e duradouro.
Como já mencionamos, existem alimentos que você pode comer para melhorar a saúde da sua pele. Entre as frutas e verduras que favorecem esse processo, encontramos:
- Cenoura
- Beterraba
- Tomate
- Pimentão vermelho
- Pêssego
- Melão
7. Hidrate a pele cuidadosamente
Se você não tem uma pele suficientemente hidratada, em vez de obter um bronzeado dourado, os nutrientes vão secar e você terá uma pele seca e danificada. Isto é exatamente o que queremos evitar.
Antes de se expor ao sol, faça um tratamento intenso, de pelo menos três semanas, com hidratantes. Depois de tomar banho de sol corretamente, você deve continuar com o tratamento hidratante.
Claro, isso também implica que você deve beber água constantemente.
8. Evite o bronzeamento rápido
As camas de bronzeamento artificial não são recomendadas, pois a exposição aos raios UV é prejudicial à saúde da pele e não produz um bronzeado duradouro.
A melhor coisa que você pode fazer é dedicar o tempo necessário para se expor aos raios do sol naturalmente. Desta forma, será um pouco mais demorado mas, ao mesmo tempo, você alcançará bons resultados.
Você já sabe: relaxe para se bronzear.
9. Tome banhos de sol com responsabilidade
A exposição solar com responsabilidade, longe de ser prejudicial à saúde, traz importantes benefícios. Os raios do sol são a principal fonte de vitamina A de que todos os organismos necessitam.
É muito importante ter em mente que as melhores horas para tomar sol são as primeiras horas do dia. Sempre evite os horários da tarde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barbed, L. A. (2006). Exfoliación. Farmacia profesional, 20(7), 56-59.
- Equipo Editorial. (2016, 22 de junio). Eres Mamá. Aprende cómo proteger del sol a tu bebé. https://eresmama.com/aprende-como-proteger-del-sol-a-tu-bebe/
- Fam, V. W., Charoenwoodhipong, P., Sivamani, R. K., Holt, R. R., Keen, C. L., & Hackman, R. M. (2021). Plant-based foods for skin health: A narrative review. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
- Garrote, A., & Bonet, R. (2008). Fotoprotección: factores de protección y filtros solares. Offarm: farmacia y sociedad, 27(5), 63-72.
- McArdle, F., Rhodes, L. E., Parslew, R. A., Close, G. L., Jack, C. I., Friedmann, P. S., & Jackson, M. J. (2004). Effects of oral vitamin E and β-carotene supplementation on ultraviolet radiation–induced oxidative stress in human skin. The American journal of clinical nutrition, 80(5), 1270-1275.
- Schagen, S. K., Zampeli, V. A., Makrantonaki, E., & Zouboulis, C. C. (2012). Discovering the link between nutrition and skin aging. Dermato-endocrinology, 4(3), 298-307.