Como conseguir um sono de qualidade

Além de se exercitar e evitar bebidas alcoólicas e estimulantes, é muito importante escolher uma posição correta na hora de dormir.

Minimizar os riscos para a saúde e aumentar o bem-estar do organismo é o objetivo. Como conseguir isso é a questão. Felizmente, essas dicas para alcançar um sono de qualidade certamente irão beneficiar nosso corpo.

Dormir pouco estimula a má alimentação, ao mesmo tempo em que altera as emoções e a capacidade de concentração. Além disso, aumenta o risco de desenvolver diferentes doenças, como a obesidade.

O abuso de café, a prática de exercícios em momentos inadequados, o fato de ter rotinas diferentes todos os dias, e a escolha de horários variáveis para ir para a cama são inimigos de um descanso profundo e reparador.

Hoje vamos fornecer uma série de dicas para ter um sono de qualidade. Nelas está o segredo para conseguir o descanso tão necessário.

Transtornos do sono

O primeiro passo é detectar os problemas e procurar remédios naturais. A insônia é o distúrbio mais comum e afeta muito a qualidade de vida. Descobrir suas causas e aplicar o correto tratamento para o sono ajuda a superá-la.

Outro transtorno frequente, mas muito mais perigoso, é a apneia do sono. Pode desencadear a pressão arterial elevada e doenças do cérebro e do coração, especialmente o infarto do miocárdio.

  • O paciente deixa de respirar por pelo menos dez segundos várias vezes durante a noite, o que diminui a quantidade de oxigênio no sangue. Nestes casos, o tratamento médico é essencial.

Não é só dormir, mas dormir bem. Na primeira fase começa um processo de relaxamento, mas o cérebro ainda está ativo. Meia hora depois o sono profundo tem início, e é mais difícil acordar.

Algumas dicas para alcançar um sono de qualidade

Sono de qualidade

Essas dicas para ter um sono de qualidade proporcionam um sono reparador, o que minimiza os hormônios do estresse e o risco de doenças coronárias e vasculares.

Adaptar-se às necessidades do organismo

Embora estejamos acostumados a ouvir que o ideal para um adulto é dormir entre 7 e 8 horas por noite, cada organismo é diferente.

  • O importante é que cada pessoa pode especificar as horas de que precisa para descansar e estabelecê-las como uma regra. Isso dependerá do seu ritmo de vida.

Dispense os estimulantes

O consumo de café, chocolate, chá, coca-cola e outros estimulantes está em desacordo com o bom descanso.

  • Para impedir que eles nos afetem, evite-os durante a tarde e a noite.

Opte por um jantar leve

Mulher pensando no que comer

Um jantar leve, sem componentes gordurosos ou diuréticos, pelo menos três horas antes de ir dormir, não interferirá no sono. Não é aconselhável ir dormir com fome.

  • Devemos evitar alimentos como bacon, queijo, nozes ou vinho tinto, que contêm tiramina. Estes liberam a noradrenalina, um estimulante para o cérebro que pode manter a pessoa acordada a noite toda.

Benefícios do exercício

Fazer exercícios de forma regular na parte da manhã, após o café da manhã, ou à tarde, antes do jantar, consome a energia que será recuperada à noite.

A atividade física aumenta a temperatura do organismo, por isso não é aconselhável praticá-la perto da hora de dormir.

Álcool e cigarro

Recusar cerveja antes de dormir

A crença de que uma dose de bebida alcoólica facilita o sono é uma meia verdade. No estágio inicial a atividade cerebral diminui, mas depois irá alterar o sono.

Igualmente, a dependência de nicotina pode interromper o sono. Passar várias horas sem fumar gera uma sensação de privação.

Assim, é aconselhável parar de fumar definitivamente. Manter os horários de sono, incluindo fins de semana, regularizará essa atividade.

  • O triptofano do leite, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, faz com que tomar um copo antes de ir para a cama seja de grande ajuda.
  • Ovos e grãos integrais também fornecem triptofano.

Uma pequena soneca

O ideal é ir para a cama quando você está com sono. Tirar uma soneca de não mais de 30 minutos à tarde é uma alternativa saudável.

Isso ajudará a relaxar o organismo e não interferirá no sono noturno.

Sem barulho, luzes ou calor

É bom desligar a televisão e o rádio. Se o silêncio total não for alcançado, os tampões de ouvido são uma boa opção.

  • O quarto deve estar escuro e com uma temperatura próxima a 20 ºC.
  • Algumas gotas de valeriana ou uma infusão de camomila antes de ir para cama relaxam e facilitam o repouso. Alguns perfumes, óleos ou cremes contêm fragrâncias que induzem o sono.

A melhor posição

Deitar-se de costas minimiza os danos no pescoço, bem como a pressão nos pulmões, dores de cabeça e insônia.

Segundo especialistas, dormir no lado esquerdo favorece a atividade do coração, circulação, digestão e drenagem linfática.

Ao fazê-lo no lado oposto, por outro lado, aumenta o refluxo esofágico.

Recomendados para você