Sofre de artrite? Inclua estes alimentos na dieta
A artrite é muito comum, talvez até demais, e ainda assim não a entendemos completamente. Quando falamos dela, a primeira coisa em que pensamos é o inchaço e a deformação dos dedos das mãos.
No entanto, ao falarmos de “artrite” não estamos nos referindo a uma única doença. De fato, existem mais de 100 tipos de artrite e diferentes doenças associadas.
Além disso, esta condição não afeta somente pessoas de idade avançada. Também temos crianças com artrite reumatoide, pessoas no auge da vida e até atletas.
Também não podemos nos esquecer da osteoartrite, o tipo mais comum no qual a cartilagem perde força e resistência.
Algo que é necessário assumir é que a artrite não se cura: devemos tratá-la dia após dia para conseguir, na medida do possível, uma melhor qualidade de vida.
Tanto se sofremos de artrite inflamatória, infecciosa ou metabólica, é necessário contar sempre com o aconselhamento de bons profissionais.
Nós sugerimos algo muito simples e básico: cuidar da sua alimentação. Começar com um café da manhã adequado pode ser de grande ajuda.
Explicaremos como a seguir.
O melhor café da manhã para reduzir os problemas de artrite
Sabemos que cuidar da dieta não irá curar a artrite, mas graças a determinados alimentos e seus nutrientes é possível conseguir algumas conquistas:
- Reduzir a inflamação.
- Fortalecer as articulações.
- Nutrir a cartilagem.
- Estimular a produção de colágeno.
- Fortalecer o sistema imunológico.
Veja a seguir quais alimentos deve incluir no café da manhã para começar os dias da melhor maneira.
1. As frutas vermelhas
A grande maioria das frutas é muito saudável. No entanto, as frutas da categoria de “frutas vermelhas”, como por exemplo os morangos, as cerejas, os mirtilos, as ameixas e as uvas roxas, são muito adequados para quem sofre de artrite.
- São ricas em antioxidantes, assim como em ácido ascórbico (uma forma de vitamina C).
- As antocianinas e carotenoides das frutas vermelhas, assim como seus múltiplos compostos, ajudam a combater os radicais livres que promovem a inflamação.
- O ideal é consumir a fruta fresca. No entanto, como muitas destas frutas não são encontradas durante todo o ano, não hesite em comprá-las congeladas se for necessário. Embora tenham uma menor carga vitamínica, também podem ajudar.
Saiba mais: Cafés da manhã nutritivos à base de frutas
2. Café
Não é preciso eliminar o café da sua rotina caso sofra com a artrite. Tomado com moderação, e principalmente na primeira refeição do dia, pode ser de grande ajuda.
O café é rico em polifenóis antioxidantes. Graças a eles nos protegemos do dano celular, combatemos a inflamação, assim como melhoramos a saúde de nosso coração.
Para nos beneficiarmos do café é importante lembrar que não devemos adoçá-lo com açúcar branco, e nem usar nata ou leite integral. Tente adicionar, se preferir, açúcar mascavo, mel, óleo de coco ou alguma bebida vegetal, como o leite de aveia.
3. Os grãos integrais
Algo muito recomendável que devemos recordar é que são preferíveis os alimentos que contenham grãos integrais.
Visto que os grãos refinados passam por um processo que remove a maioria de suas vitaminas, minerais e proteínas.
No caso de se exceder no consumo de pão branco ou farinha branca, o que conseguirá é elevar a inflamação articular. Assim sendo, confira as melhores opções que pode incluir no café da manhã:
- Amaranto. Este grão é rico em proteínas, tem um sabor muito agradável similar ao das nozes, e podemos fazer alguns cremes deliciosos para o café da manhã.
- Aveia. Uma opção que nunca falha. Combine-a com uma xícara de morangos, maçãs e mel e terá um café da manhã sensacional.
- Trigo sarraceno. É muito rico em proteínas e pode ser usado para fazer saborosos crepes e tortinhas.
- Quinoa. Este alimento é maravilhoso para combater a inflamação associada à artrite.
4. Suco de cenoura
Se não sabe qual suco natural escolher para o café da manhã, saiba que sua melhor opção é o suco de cenoura.
Seus antioxidantes, carotenoides, suas vitaminas C, D e K e seus diversos minerais cuidarão das suas articulações e ajudarão a promover a síntese de colágeno.
Leia mais: Remédios caseiros para a artrite
5. Pistache
Está surpreso? É possível que já consumisse um bom punhado de pistache ao dia para cuidar dos ossos e articulações. Se ainda não tem este hábito, vale a pena incorporá-lo à rotina.
O pistache é uma fonte natural de proteínas da qual deve se beneficiar se sofre de artrite.
É rico em cálcio, magnésio, zinco, vitamina E, fibras e ácido alfa linolênico (ALA). Tudo isso permite fortalecer o sistema imunológico.
Por fim, gostaríamos de acrescentar que o ideal, em todos os casos, é manter uma alimentação variada e equilibrada.
No entanto, às vezes o fato de priorizar determinados alimentos com propriedades anti-inflamatórias e ricos em vitamina C pode ajudar a atenuar a sintomatologia associada à artrite.
Por isso, vale a pena levar isso em conta, pela saúde e pelo bem-estar.
Imagem principal cortesia de © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- DePhillipo NN., Aman ZS., Kennedy MI., Begley JP., et al., Efficacy of vitamin C supplementation on collagen synthesis and oxidative stress after musculoskeletal injuries: a systematic review. Orthop J Sports Med, 2018.
- Yamagata K., Do coffee polyphenols have a preventive action on metabolic syndrome associated endothelial dysfunctions? An assessment of the current evidence. Antioxidants, 2018. 7 (2): 26.
- Shaw G., Lee Barthel A., Ross ML., Wang B., Baar K., Vitamin C enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr, 2017. 105 (1): 136-143.