Sofre de artrite? Inclua estes alimentos na dieta

· 3 de janeiro de 2019
O café da manhã é uma refeição ideal para consumir alimentos que, além de oferecer nutrientes adequados para enfrentar o dia, ajudem a combater a inflamação associada à artrite.

A artrite é muito comum, talvez até demais, e ainda assim não a entendemos completamente. Quando falamos dela, a primeira coisa em que pensamos é o inchaço e a deformação dos dedos das mãos.

No entanto, ao falarmos de “artrite” não estamos nos referindo a uma única doença. De fato, existem mais de 100 tipos de artrite e diferentes doenças associadas.

Além disso, esta condição não afeta somente pessoas de idade avançada. Também temos crianças com artrite reumatoide, pessoas no auge da vida e até atletas.

Também não podemos nos esquecer da osteoartrite, o tipo mais comum no qual a cartilagem perde força e resistência.

Algo que é necessário assumir é que a artrite não se cura: devemos tratá-la dia após dia para conseguir, na medida do possível, uma melhor qualidade de vida.

Tanto se sofremos de artrite inflamatória, infecciosa ou metabólica, é necessário contar sempre com o aconselhamento de bons profissionais.

Nós sugerimos algo muito simples e básico: cuidar da sua alimentação. Começar com um café da manhã adequado pode ser de grande ajuda.

Explicaremos como a seguir.

O melhor café da manhã para reduzir os problemas de artrite

Sabemos que cuidar da dieta não irá curar a artrite, mas graças a determinados alimentos e seus nutrientes é possível conseguir algumas conquistas:

  • Reduzir a inflamação.
  • Fortalecer as articulações.
  • Nutrir a cartilagem.
  • Estimular a produção de colágeno.
  • Fortalecer o sistema imunológico.

Veja a seguir quais alimentos deve incluir no café da manhã para começar os dias da melhor maneira.

1. As frutas vermelhas

Frutas vermelhas para tratar a artrite

A grande maioria das frutas é muito saudável. No entanto, as frutas da categoria de “frutas vermelhas”, como por exemplo os morangos, as cerejas, os mirtilos, as ameixas e as uvas roxas, são muito adequados para quem sofre de artrite.

  • São ricas em antioxidantes, assim como em ácido ascórbico (uma forma de vitamina C).
  • As antocianinas e carotenoides das frutas vermelhas, assim como seus múltiplos compostos, ajudam a combater os radicais livres que promovem a inflamação.
  • O ideal é consumir a fruta fresca. No entanto, como muitas destas frutas não são encontradas durante todo o ano, não hesite em comprá-las congeladas se for necessário. Embora tenham uma menor carga vitamínica, também podem ajudar.

Saiba mais: Cafés da manhã nutritivos à base de frutas

2. Café

Café para tratar a artrite

Não é preciso eliminar o café da sua rotina caso sofra com a artrite. Tomado com moderação, e principalmente na primeira refeição do dia, pode ser de grande ajuda.

O café é rico em polifenóis antioxidantes. Graças a eles nos protegemos do dano celular, combatemos a inflamação, assim como melhoramos a saúde de nosso coração.

Para nos beneficiarmos do café é importante lembrar que não devemos adoçá-lo com açúcar branco, e nem usar nata ou leite integral. Tente adicionar, se preferir, açúcar mascavo, mel, óleo de coco ou alguma bebida vegetal, como o leite de aveia.

3. Os grãos integrais

Algo muito recomendável que devemos recordar é que são preferíveis os alimentos que contenham grãos integrais.

Visto que os grãos refinados passam por um processo que remove a maioria de suas vitaminas, minerais e proteínas.

No caso de se exceder no consumo de pão branco ou farinha branca, o que conseguirá é elevar a inflamação articular. Assim sendo, confira as melhores opções que pode incluir no café da manhã:

  • Amaranto. Este grão é rico em proteínas, tem um sabor muito agradável similar ao das nozes, e podemos fazer alguns cremes deliciosos para o café da manhã.
  • Aveia. Uma opção que nunca falha. Combine-a com uma xícara de morangos, maçãs e mel e terá um café da manhã sensacional.
  • Trigo sarraceno. É muito rico em proteínas e pode ser usado para fazer saborosos crepes e tortinhas.
  • Quinoa. Este alimento é maravilhoso para combater a inflamação associada à artrite.

4. Suco de cenoura

Se não sabe qual suco natural escolher para o café da manhã, saiba que sua melhor opção é o suco de cenoura.

Seus antioxidantes, carotenoides, suas vitaminas C, D e K e seus diversos minerais cuidarão das suas articulações e ajudarão a promover a síntese de colágeno.

Leia mais: Remédios caseiros para a artrite

5. Pistache

Pistache serve para tratar a artrite

Está surpreso? É possível que já consumisse um bom punhado de pistache ao dia para cuidar dos ossos e articulações. Se ainda não tem este hábito, vale a pena incorporá-lo à rotina.

O pistache é uma fonte natural de proteínas da qual deve se beneficiar se sofre de artrite.

É rico em cálcio, magnésio, zinco, vitamina E, fibras e ácido alfa linolênico (ALA). Tudo isso permite fortalecer o sistema imunológico.

Por fim, gostaríamos de acrescentar que o ideal, em todos os casos, é manter uma alimentação variada e equilibrada.

No entanto, às vezes o fato de priorizar determinados alimentos com propriedades anti-inflamatórias e ricos em vitamina C pode ajudar a atenuar a sintomatologia associada à artrite.

Por isso, vale a pena levar isso em conta, pela saúde e pelo bem-estar.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com

  • Bértolo, M. B., Brenol, C. V., Schainberg, C. G., Neubarth, F., Lima, F. A. C. D., Laurindo, I. M., … & Freitas, M. V. C. D. (2007). Atualização do consenso brasileiro no diagnóstico e tratamento da artrite reumatóide. Revista Brasileira de Reumatologia.
  • SEVERO, J., Galarça, S. P., Aires, R. F., Cantillano, R. F. F., Rombaldi, C. V., & Silva, J. A. (2009). Avaliação de compostos fenólicos, antocianinas, vitamina C e capacidade antioxidante em mirtilo armazenado em atmosfera controlada. Brazilian Journal of Food Technology12(1), 65-70.