Como usar o óleo de coco como cosmético natural

Graças aos seus ácidos graxos essenciais e às suas propriedades nutritivas, o óleo de coco pode ser um grande aliado de nossa pele para combater problemas como a acne.
Como usar o óleo de coco como cosmético natural
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Escrito por Lorena González

Última atualização: 23 agosto, 2022

Existe uma infinidade de cosméticos naturais dos quais podemos desfrutar, e em muitos casos nem sequer somos conscientes disso. O óleo de coco, por exemplo, é um dos melhores ingredientes que podemos trabalhar com finalidades estéticas.

Preste atenção porque compartilharemos seus benefícios e detalhes de como usar o óleo de coco como cosmético natural.

Assim, é um produto ideal tanto para proteger quanto para melhorar a saúde da pele.

Por outro lado, traz também a quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais de que sua pele precisa. Algo que também é aplicável aos produtos para o cabelo.

Hidrate sua pele com óleo de coco

óleo-de-coco

O óleo de coco tem grandes propriedades nutritivas, como já vínhamos dizendo. Assim, quando é aplicado depois do banho, faz com que sua pele pareça mais suave e brilhante.

Além disso, trata-se de um produto muito eficaz para reduzir as marcas de cicatrizes e estrias e para rejuvenescer a pele.

Não se preocupe se você perceber uma certa consistência gordurosa. Assim que aplicar você mesma verá que a pele absorverá rapidamente o produto.

Por outro lado, ao utilizar o óleo de coco daremos à derme os óleos essenciais de que esta precisa para se manter sempre saudável e hidratada.

Seu melhor aliado para cuidar dos poros

Apesar da gordura que o óleo de coco presumidamente tem, a verdade é que esta não é tanta e suas propriedades são variadas.

Deste modo, um produto como o óleo de coco também pode ser usado na face e, longe do que possa parecer, retirará a oleosidade da sua pele.

E este produto agirá de tal forma que acabará eliminando a sujeira e desobstruindo os poros da pele.

O melhor será começar aplicando uma pequena quantidade ao redor dos olhos e por todo o rosto, e você comprovará que é uma solução efetiva para a sua pele.

Ajuda a desinfetar a boca

óleo de coco saúde bucal

Muito além de oferecer a melhor hidratação natural para a pele e ser capaz de eliminar o componente gorduroso que muitas vezes se apresenta, o óleo de coco será o melhor aliado que você poderá ter para conduzir uma profunda desinfecção da boca.

  • Para limpar a boca de possíveis germes, tome duas colheres de óleo de coco, uma quando acordar pela manhã e outra antes de comer.
  • Realize um enxágue de 10 a 20 segundos, cuspa e faça a escovação normal.

O perfeito tratamento capilar

como utilizar o oleo de coco

O óleo de coco também é capaz de hidratar o cabelo com sucesso.

É um tipo de tratamento bastante eficaz que pode ser usado tanto antes da lavagem do cabelo quanto depois.

Seu principal benefício está no fato de ser capaz de reduzir a perda de proteína do cabelo, inclusive naqueles mais danificados.

Como você sabe, o cabelo é composto principalmente por proteínas, por isso o fato dos fios terem a quantidade necessária da substância será algo essencial para manter uma cabeleira saudável.

Seu cabelo experimentará uma diferença mais do que significativa. Para evitar que fique oleoso, o melhor é aplicar o óleo antes de lavar.

Ingredientes

  • ½ colher de óleo de coco (7,5 g)

Como preparar?

  • Primeiramente, aplique o óleo de coco de forma uniforme, das raízes até as pontas.
  • Em seguida, deixe agir por 10 a 15 minutos.
  • Por fim, enxágue o cabelo bem, lave-o como sempre, e pronto.

Combate os fungos nas unhas

Remedios_caseiros_fungos

Se você tem fungos nas unhas, o óleo de coco é um remédio natural dos mais eficazes para combatê-los.

Ele se encarrega de agir sobre a membrana fúngica. Os ácidos graxos se inserem na membrana e perturbam sua função, de modo que evitam que a unha quebre.

Confira como fazer para evitar este problema tão incômodo e desagradável.

  • Primeiramente, pegue um pouco de óleo de coco e aplique na área afetada.
  • Em seguida, deixe que absorva e que seque bem.
  • No caso de ter mais de uma unha para tratar, lave as mãos antes aplicar o óleo no seguinte dedo ou use luvas para isso.
  • Por fim, repita duas ou três vezes por dia e acabará notando o resultado.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Galindo J, González N, Delgado D, Sosa A, González R, Torres V, et al. Efecto del aceite de coco en la población de bacterias metanogénicas y su relación con otros grupos microbianos del rumen en condiciones in vitro. Revista Cubana de Ciencia Agrícola 2009; 43 (2). Available at: https://www.redalyc.org/html/1930/193015425006/. Accessed 01/13, 2019.
  • Larruskain Garmendia J, Idígoras Viedma P, Mendiola Arza J. Onicomicosis: diagnóstico y tratamiento. Información Terapéutica del Sistema Nacional de Salud 2008; 32 (3): 83-92. Available at: https://medes.com/publication/44510. Accessed 01/13, 2019.
  • Posada C, de la Torre C. Estrías de distensión: actitud de los dermatólogos. Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica 2011; 9 (4): 314-316. Available at: http://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=55571. Accessed 01/13, 2019.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.