Benefícios da semente de uva para a saúde

Além de ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a semente de uva é rica em antioxidantes e seu efeito rejuvenescedor pode nos ajudar tanto interna quanto externamente.
Benefícios da semente de uva para a saúde

Última atualização: 18 Maio, 2021

O que você faz com a semente de uva? Você está entre as pessoas que a jogam fora ou entre as que a comem juntamente com a fruta? Muita gente opta por descartá-la devido ao seu sabor amargo. No entanto, ainda que a semente de uva não seja particularmente deliciosa, ela é rica em ácidos graxos, aminoácidos e flavonoides. Por todos estes motivos, a semente de uva pode ser benéfica para a pele e a saúde.

No artigo de hoje, queremos falar sobre todos os benefícios que a semente de uva pode trazer para a sua pele. Descubra quais são eles!

1. Tem propriedades antioxidantes

Benefícios da semente de uva para a saúde

A semente de uva natural conta com vitaminas como a vitamina E e a vitamina C. Por isso, não é incomum encontrar cremes, cápsulas e diversos produtos de beleza que incluem a semente de uva na sua composição. A vitamina C, por exemplo, demonstrou ser capaz de estimular a síntese de colágeno, a proteína mais abundante no corpo humano.

Em vez de gastar grandes quantias de dinheiro com esses produtos, consuma a semente natural e se liberte de problemas como a acne, a asma, a rosácea ou a artrite reumatoide.

Assim, você evitará que os sintomas de envelhecimento precoce possam ser percebidos na sua pele. O mais importante é que este efeito rejuvenescedor também beneficia as células, os tecidos e os órgãos.

Se as rugas começaram a aparecer, a semente de uva vai ajudar a diminuir a sua visibilidade.

Recomendamos a seguinte leitura: 6 vitaminas e sucos rejuvenescedores

2. Diminui problemas cardiovasculares

As varizes são um problema comum na sua família? Já começaram a aparecer vasinhos nas suas pernas? Neste caso, assegure-se de consumir algumas uvas com a semente.

As proantocianidinas contidas nas uvas melhoram a circulação do sangue e fortalecem os vasos capilares, as artérias e  as veias. Isto é muito importante porque veias saudáveis permitem que a sua saúde cardiovascular seja melhor controlada.

Quando as artérias são elásticas, o sangue circula melhor e os incômodos endurecimentos são evitados. Este é um problema não apenas estético, pois, quando o sangue não tem livre trânsito pelas veias e artérias, são gerados os temidos trombos. Eles podem causar problemas muito sérios no coração.

3. Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

As bactérias estão por todos os lados e é quase impossível ficarmos a salvo delas. Por isso, tome medidas para evitar que te afetem. Uma opção é consumir a semente de uva, que tem um efeito anti-inflamatório comprovado e protege o intestino e as articulações.

Desta forma, será possível reduzir os incômodos da artrite, da sinusite, das inflamações na pele, da gastrite e da colite.

4. Melhora as defesas

O sistema imunológico tem a tarefa de nos proteger contra todo tipo de vírus, infecções e doenças. Quando está enfraquecido, várias tipos de problema podem surgir, às vezes todos ao mesmo tempo.

A semente de uva dará o suporte necessário durante a época do frio, quando os resfriados se tornam comuns porque as nossas defesas diminuem. Também é uma boa ideia consumir a semente de uva com frequência se a sua alimentação não é muito variada ou se você costuma comer muito fora de casa.

Lembre-se que esses alimentos possuem uma grande quantidade de vitamina C na sua composição. Esse nutriente é capaz de estimular o funcionamento do sistema imunológico, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nutrients.

5. Desintoxica o intestino

O sabor amargo da semente de uva se deve ao seu alto teor de fibrasAinda que mastigar a semente possa ser desagradável, ela é perfeita quando o trânsito intestinal está lento.

Tente consumir algumas quando tiver prisão de ventre e você verá que, em pouco tempo, você se esquecerá do problema. Além disso, ao fazer uma limpeza nos intestinos, você também eliminará rapidamente todas as toxinas que foram acumuladas.

Você pode misturar a semente de uva com shakes desintoxicantes consumidos de forma habitual.

6. Favorece a perda de peso

Por ser rica em fibras, tem um efeito que sacia a fome e evita que comamos demais. Além disso, a semente de uva contém enzimas que metabolizam a gordura. Estas enzimas favorecem a eliminação do excesso de gordura nos órgãos internos, como o fígado e o coração, de forma natural e gradual.

7. Melhora o crescimento e a qualidade do cabelo

Você sofre com as pontas duplas? Ou está tentando acabar com a caspa? Seu cabelo não cresce o quanto você gostaria? Sem dúvida, você já usou milhares de produtos diferentes, muitos deles feitos à base de semente de uva. Contudo, não é preciso adquirir produtos caros. Você pode substituí-los pelo consumo da semente de uva natural.

Caso deseje uma aplicação mais direta no cabelo, você pode adquirir o óleo de semente de uva e usar de duas a três gotas para massagear o couro cabeludo. Você também pode adicionar 15 gotas ao seu shampoo e agitar.

Como você pode consumir a semente de uva?

Benefícios da semente de uva para a saúde
A melhor forma de obter todos os benefícios da uva é consumi-la diretamente. A semente é tão pequena que, na realidade, você nem vai notá-la. Desta forma, você pode consumir um cacho ou 12 uvas. Só se certifique de lavá-las bem.

Você também pode consumir a semente de uva pura (que podem ser comprada em lojas de produtos naturais). Neste caso basta ingerir uma colher de sopa de sementes diariamente. Para disfarçar um pouco o sabor amargo, você pode adicioná-las a shakes verdes ou a uma xícara de iogurte.

Como você pode ver, a uva não é apenas gostosa e fácil de consumir. A sua semente também oferece grandes benefícios para a saúde. Durante os meses em que não puder adquirir uvas frescas, você pode consumir as sementes disponíveis em lojas de produtos naturais ou o próprio óleo de semente de uva.

Pode interessar a você...
Os benefícios do consumo diário de uvas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os benefícios do consumo diário de uvas

Os benefícios do consumo diário de uvas para a saúde são muito variados. Estas frutas deliciosas escondem em suas pequenas sementes muitos benefíci...



  • DePhillipo NN, Aman ZS, Kennedy MI, Begley JP, Moatshe G, LaPrade RF. Efficacy of Vitamin C Supplementation on Collagen Synthesis and Oxidative Stress After Musculoskeletal Injuries: A Systematic Review. Orthop J Sports Med. 2018 Oct 25;6(10):2325967118804544.
  • Gupta M, Dey S, Marbaniang D, Pal P, Ray S, Mazumder B. Grape seed extract: having a potential health benefits. J Food Sci Technol. 2020 Apr;57(4):1205-1215
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211.