O que destrói e enfraquece o sistema imunológico?

· 29 de maio de 2015
Muitas das refeições que formam parte da nossa dieta diária podem causar algum problema com o sistema imunológico. Leia este artigo e descubra mais.

Muitas das refeições que formam parte da nossa dieta diária podem causar um problema no sistema imunológico. Se o sistema imunológico estiver desequilibrado, nós podemos adoecer ou nos sentirmos mal.

Você sabe o que destrói e enfraquece o sistema imunológico? Saiba mais neste artigo e comece a prestar mais atenção ao que está piorando as suas defesas.

O que é o sistema imunológico?

Também chamado sistema de defesas ou sistema imunológico, é a barreira natural que o corpo tem para preservar a vida, quer dizer, evitar que algo ruim aconteça.

Sem o sistema imunológico não poderíamos viver, visto que todos os agentes tóxicos, vírus, bactérias e fungos entrariam sem problemas no corpo.

Outra das responsabilidades do sistema imunológico é impedir que as doenças se proliferem quando elas conseguem superar a barreira inicial. É dessa forma que ele nos defende das infecções, neutralizando e eliminando os micro-organismos daninhos.

Descubra: 7 problemas que experimentamos por um enfraquecimento do sistema imunológico

Sistema-inmunologico-2-500x307

O que acontece se o nosso sistema imunológico não é eficaz?

Com certeza você pode imaginar essa resposta. Teremos mais possibilidades de ficarmos doentes e de nos infectarmos. É o caso dos pacientes com o HIV, por exemplo.

Eles têm o seu sistema imunológico muito fraco (já que a doença elimina as defesas) e é por essa razão que um simples resfriado pode causar até a morte.

Sem chegar a essa situação tão terrível, devemos saber que um sistema deprimido (quer dizer, desequilibrado) não tem a capacidade de nos proteger como deveria.

Quando o sistema de defesas do corpo não funciona corretamente, não somos resistentes aos micro-organismos que nos prejudicam.

Isso provoca muitas consequências negativas, como doenças crônicas ou prolongadas, reincidência de certas patologias ou problemas de cicatrização.

Não só podemos sofrer de gripes, resfriados ou catarros, mas as doenças também podem se agravar e causar infecções urinárias, renais ou hepáticas, artrose, vírus do papiloma humano (HPV), artrite, problemas na pele, onicomicose, etc.

Sistema-Inmunolgico-500x375

O que reduz o nosso sistema imunológico?

Poderíamos englobar as causas de um sistema imunológico fraco em três grandes grupos: alimentação, emoções e atividades.

Alimentação

A frase “somos o que comemos” é muito comum. Neste caso, poderíamos interpretá-la como “adoecemos segundo o que consumimos”. Muitos alimentos presentes em nossa dieta diária podem causar uma depressão no sistema de defesas. Estes são:

  • Farinhas refinadas (brancas).
  • Cereais processados e açucarados.
  • Leite de vaca.
  • Aditivos, conservantes e corantes.
  • Açúcar branco.
  • Refrigerantes.
  • Doces.
  • Enlatados, bolos e todo tipo de alimento que já vem preparado, em pó, congelado, etc.

Se você costuma ficar doente com frequência, possivelmente você está consumindo muitos alimentos dessa lista.

Emoções

Sobretudo o estresse, mas também a ansiedade e o nervosismo. Todas essas emoções, que em uma quantidade elevada são prejudiciais, reduzem a capacidade das defesas de nos proteger dos “males”.

É por isso que quando estamos muito cansados, sobrecarregados de trabalho e obrigações, ansiosos ou nervosos, é mais provável ficarmos doentes.

Também relacionado com o grupo anterior, foi comprovado que o corpo “pede” certos tipos de alimentos quando está desequilibrado, e são justamente aqueles que nos prejudicam.

Quer dizer, quando estamos deprimidos, não queremos um suco de laranja, mas sim um pacote de batatas fritas. O estresse desgasta o sistema imunológico e, portanto, você deve tentar ficar mais tranquilo.

Pense que todos nós temos problemas, o que nos diferencia é a maneira com que os enfrentamos.

Sistema-Inmunologico-SRI-VIH-SIDA-500x590

Atividades

O sedentarismo está intimamente relacionado com doenças de todos os tipos. E não estamos nos referindo apenas ao excesso de peso ou ao colesterol, mas também a outras patologias mais graves.

Portanto, se você costuma ficar o dia sentado no escritório ou não faz exercício pelo menos duas vezes na semana, comece a estabelecer atividades para “mover o esqueleto” duas horas por semana.

Não é muito e os benefícios são enormes! Se você não quiser ir à uma academia ou ao parque, não importa, pelo menos dance em casa.

Compre uma bicicleta fixa, suba pelas escadas em vez de usar o elevador, caminhe para o trabalho ou para fazer as compras, etc.

Como aumentar as defensas de maneira natural?

Podemos reforçar o sistema imune se mantivermos hábitos saudáveis, como talvez já tenha percebido. Alguns conselhos que podem ajudar a melhorar este aspecto:

Comer de forma mais saudável

Frutas, vegetais, farinhas integrais, oleaginosas e legumes não podem faltar na sua dieta diária. Também não se esqueça de beber, pelo menos, dois litros de água diariamente.

Comece a fazer uma compra mais consciente e encha a sua geladeira e despensa com comida natural; assim você não terá tentações.

Dormir bem

Outra maneira de aumentar as defesas é com um bom descanso. Não existe uma quantidade de horas padrão, porque tudo depende de cada pessoa, embora a média seja de 7 horas (podem ser 6 ou 8).

Dormir ajuda a recuperar as energias gastas durante o dia, fortalecendo o sistema imunológico.

Aproveitar a luz natural

Se você trabalha em um escritório no centro da cidade, saia durante a hora do almoço para uma praça próxima, onde possa aproveitar a luz do sol.

Coloque-se o mais perto possível de uma janela grande e abra as cortinas. Não use a luz artificial até ficar escuro.

Viver com otimismo

otimismo-500x313

A risada é uma grande terapia. Ela é recomendada para pacientes com doenças terminais ou crônicas para obter uma melhor qualidade de vida. O bom humor combate todo o mal, afasta a depressão, o estresse, o nervosismo, a ansiedade, etc.