Como prevenir os fungos da pele?

Os fungos se proliferam em ambientes úmidos, por isso é muito importante manter secas as áreas mais propensas a infecções, como os pés e axilas.
Como prevenir os fungos da pele?
Karla Henríquez

Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Os fungos são microrganismos que nos rodeiam durante todo o ano, mesmo que no verão sejam mais frequentes. Pois, o calor e a umidade criem um ambiente propício para seu desenvolvimento.

As regiões onde geralmente se manifestam são os pés, axilas e virilhas. Em caso de sofrer com sobrepeso, as regiões que possuem dobras pelo excesso de gordura são as mais afetadas.

Isto se deve porque os lugares mencionados têm a tendência de permanecerem úmidos, seja pelo aumento da transpiração ou pelo mau secamento da pele após o banho.

Existem diversos medicamentos destinados a eliminar os fungos, seu médico,, após avaliar a situação, escolherá o tratamento mais adequado. Mas se você não estiver atento(a) às nossas recomendações citadas abaixo, estes invasores voltarão a aparecer mais cedo do que imagina.

Recomendações:

Olor-de-pies
  • Evite andar descalço por lugares úmidos, não compartilhe sapatos, roupas ou toalhas.
  • Se tem o costume de frequentar piscinas ou ir à praia, não permaneça por muito tempo com a roupa molhada.
  • Seque muito bem o corpo, especialmente entre os dedos dos pés, axilas e as “dobrinhas”. Não esfregue muito forte. Apoie a toalha com firmeza sobre as regiões em questão, dando suaves toques até eliminar toda a umidade. Cuidado com a pele, para não feri-la, pois isto a torna mais vulnerável aos fungos.
  • Se os pés suam muito, é conveniente utilizar talcos anti-transpirantes. Além disso, as meias usadas devem ser de algodão para evitar a retenção de umidade e calor.
  • Outra opção válida é usar o secador de cabelos para a região entre os dedos.
  • Mantenha o seu corpo higienizado, evite as roupas que não permitem a correta transpiração. Calças muito apertadas aumentam a temperatura e a umidade da região vaginal, facilitando a aparição de fungos.
  • De preferência utilize sabões com PH neutro, assim assegurará uma limpeza que não prejudicará sua pele, podendo lutar com mais efetividade contra os microrganismos.
  • Nunca vá à manicure sem levar seus próprios acessórios. É uma ocasião ideal para se contagiar com os desagradáveis fungos. Invista em sua saúde e use sempre seus próprios produtos.

Caso a sua pele apresente vermelhidão, pele descamada e produz coceiras, pode ser sinal da presença de fungos.

Se sua saúde é boa, os fungos não devem te perturbar, mas se suas defesas estão debilitadas, deve tomar cuidados estritos, estes microrganismos são bastante perigosos para pessoas com câncer, diabetes etc.

Remédios naturais contra os fungos

O sal é muito eficaz para combater os fungos. Se você sofre em alguma parte do corpo com ele, é ideal tomar um banho em uma banheira com água morna e uma xícara de sal comum.

Outra maneira, é formar uma pasta com bicarbonato de sódio e um pouco de água, aplicar sobre a região dos fungos, deixar secar e depois enxaguar e secar delicadamente.

O alho também é um grande aliado para eliminar os fungos, pode adicionar às suas preparações na cozinha ou consumir cápsulas de alho em forma de comprimidos.

Ajo
O alho contém entre seus ingredientes dois produtos principais que se encarregam de atuar a favor da nossa saúde, trata-se da alicina e do sulfeto de dialil.

O gengibre é outra opção valiosa, pode agregar em suas refeições ou consumi-lo em forma de infusão.

Também pode submergir seus pés em água morna com sal e vinagre de maçã.

Seria prudente reduzir o consumo de açúcar, pois favorece o crescimento e desenvolvimento dos fungos.

É importante ressaltar que se você sofre com alguma doença e seu sistema imunológico está alterado, é ainda mais importante consultar seu médico ante a suspeita de fungos. Dessa maneira, evitará consequências negativas e perigosa à sua saúde.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.