Quais são as contribuições da ioga para a saúde mental?

· 14 de outubro de 2018
As contribuições da ioga para a saúde mental são muitas, pois trata-se de uma atividade física que enche de energia o organismo e melhora a saúde mental. Ao praticá-la conseguimos um estado de concentração que nos ajuda em vários níveis.

As contribuições da ioga para a saúde mental são múltiplas. Por isso é uma das atividades recomendadas por alguns especialistas como complemento aos tratamentos psicológicos e físicos. Mas como isso acontece?

Contribuições da ioga para reduzir o estresse e a ansiedade

Praticar ioga relaxa o corpo e a mente através de meditação e técnicas de respiração profunda. Isso influencia a saúde física porque ficar estressado pode inclusive alterar os níveis de alguns hormônios.

Ter um corpo relaxado e se concentrar em eliminar pensamentos negativos ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Este hormônio é liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse no organismo, por isso é importante mantê-lo em níveis normais.

A ioga permite que você preste atenção especial aos seus pensamentos e emoções para controlá-los. Algumas situações da vida podem estar fora do seu controle e isso irá gerar ansiedade. No entanto, você deve lembrar que algo que sempre pode controlar é a sua mente. Com exercícios de meditação será mais fácil controlar os pensamentos negativos.

As contribuições da ioga para a saúde mental: Reduz o estresse

Contribuições da ioga para combater a depressão

Entre as contribuições da ioga para a saúde mental também se encontra combater a depressão. A prática ajuda a liberar a tensão através de exercícios de meditação e respiração. Isso permite que as pessoas se concentrem no presente e conectem seu corpo, mente e espírito ao mesmo tempo.

Manter a mente e o corpo livres de energias negativas aumenta a capacidade de resiliência emocional. O indivíduo deixa de dar tamanha importância a pensamentos negativos, e se sente capaz de superar qualquer adversidade. A ioga é uma excelente ferramenta para o autoconhecimento e a autoconsciência.

Leia também: 5 posturas de ioga que ajudam a ter uma barriga mais lisa

Contribuições da ioga para aumentar a concentração

Através da meditação e da respiração profunda, você poderá aumentar sua concentração em tudo o que pensa e sente naquele momento. Além disso, a respiração profunda oxigena o cérebro e isso contribui para melhorar as habilidades cognitivas, e seu funcionamento.

Durante a meditação, sua prioridade será a concentração. Isso te ajudará a ser mais disciplinado ao controlar sua mente.

Contribuições da ioga para eliminar a fadiga mental

Assim como o exercício físico enche você de energia e vitalidade, o exercício mental ajuda você a recarregar a energia do seu cérebro. Isso irá eliminar a fadiga mental e você será mais ativo nesse aspecto.

Por exemplo, manter a postura de Savasana ou do cadáver por alguns minutos relaxará tanto sua mente e seu corpo, que lhe dará um descanso equivalente ao que você obtém quando tira uma soneca.

Veja também: Mulher de 87 anos muda sua postura e sua vida graças à ioga

Contribuições da ioga para controlar pensamentos e emoções

Um problema comum dos seres humanos é reagir de acordo com suas emoções, porque se deixam dominar por elas. Isso vai parar de acontecer com a prática da ioga, porque você aprenderá a separá-las de suas decisões e ações.

Este controle também vai livrar você da ansiedade, depressão e estresse. Você entenderá as consequências de permitir que elas tomem o controle de seus pensamentos e ações em qualquer circunstância.

As contribuições da ioga para a saúde mental: Controla a ansiedade

Contribuições da ioga para melhorar o transtorno por déficit de atenção e hiperatividade

Uma das maiores contribuições da ioga para a saúde mental é que aguça nosso cérebro, porque nos permite identificar vários estímulos graças à concentração. Ao praticar ioga você não estará apenas atento às posturas que deve fazer, mas ao esforço mental que precisa para praticá-las corretamente.

Também é recomendada a prática da ioga para crianças com hiperatividade e déficit de atenção. Isso ocorre porque a disciplina os ajuda a canalizar a energia por todo o corpo, e a se concentrar em uma coisa de cada vez.

A atividade física ajuda a consumir a energia das crianças hiperativas e, acompanhada pela meditação, elas permanecerão atentas ao exercício. A ioga concentra seus pensamentos no equilíbrio de seus próprios corpos e mentes, e não em outros estímulos que as distraem.

Se você ainda não decidiu praticar esta disciplina, lembre-se dessas contribuições da ioga para a saúde mental. Você se sentirá melhor tanto física quanto espiritualmente consigo mesmo, e com o ambiente ao seu redor.

Praticar esta atividade lhe ajudará a se conectar com todo o seu corpo e você tomará consciência de sua importância no mundo. Anime-se a praticá-la, pelo seu bem-estar mental.