Três exercícios de respiração que ajudam a relaxar

· 25 de julho de 2018
A prática frequente de alguns exercícios de respiração pode nos ajudar a encontrar a calma e relaxar quando estamos em momentos de estresse e ansiedade.

Às vezes não é necessário procurar métodos complicados de relaxamento. Tampouco temos que ir a centros específicos ou fazer cursos caros. Na verdade, é difícil descobrir qual é o milagre que resolve um estado de estresse. No entanto, podemos recorrer ao mais básico: fazer exercícios de respiração simples para relaxar.

É aconselhável dedicar um tempo durante o dia a nós mesmos para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Neste artigo, propomos alguns exercícios de respiração que proporcionarão calma ao corpo e à mente.

A importância de respirar

Quando respiramos, as células do corpo, através da inspiração, são supridas de oxigênio. Ao mesmo tempo, por meio da expiração, o dióxido de carbono é expelido. Desta forma, cada órgão e tecido recebe o oxigênio de que necessita para desempenhar suas funções.

É essencial para a nossa vida que haja um suprimento constante de oxigênio no corpo. Em particular, uma falta completa de oxigênio em um órgão causa necrose e infarto imediato. Por essa razão, a gordura do colesterol e os coágulos sanguíneos são tão perigosos. Quando eles se sedimentam nas artérias, impedem a circulação de sangue e de oxigênio.

Respiração profunda

3 exercícios de respiração

1. O movimento da respiração

Para começar, propomos um exercício simples que nos ajudará a conhecer o movimento correto que devemos fazer ao respirar. Desta forma, podemos combater os bloqueios mais frequentes e promover uma respiração profunda e natural.

Como devemos fazer?

  • Deite-se no chão, com as pernas para cima, esticadas ou dobradas. Fique em uma posição confortável.
  • Coloque a mão direita sobre a barriga, e a esquerda sobre o peito.
  • Comece a inspirar e encha a barriga.
  • Em seguida, continue respirando e inflando o peito.
  • Para soltar o ar, faça o inverso. Primeiro, perceba como o peito desce. Depois, o abdômen fará isso.
  • Repita com o objetivo de alcançar um movimento suave do tronco. Preencha a capacidade máxima dos pulmões, mas sem forçar.

Se durante a respiração percebermos algum ponto de dor, recomendamos que você se concentre em levar o ar para aquele lugar. Desta forma, este é um dos exercícios de respiração mais úteis para contraturas nas costas.

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2. Respiração circular antiestresse

Mulher respirando ar puro na natureza

Para realizar este exercício, deite-se de costas. Além disso, é essencial encontrar o momento e o local ideais. Isto é, no escuro ou com pouca luz, em silêncio e tão isolado quanto possível de qualquer fator externo.

Seu efeito é muito relaxante e pode nos ajudar a tratar casos de ansiedade e insônia. Também é muito útil para quem percebe os nervos na região do peito.

Como devemos fazer?

  • Deitado, coloque as duas mãos no peito, uma em cima da outra, na pele nua.
  • Comece a respirar profundamente e suavemente, enquanto imagina um círculo no seu peito.
  • Tente ajustar a respiração com as mãos, para girá-la de forma circular.
  • O movimento começa no lado esquerdo do peito e vai até a clavícula enquanto você respira. Então, desça para o lado direito e feche o círculo, enquanto expira todo o ar.
  • Ao fazer o círculo, mova ambas as mãos com alguma pressão, mexendo suavemente, mas com firmeza, a pele do tórax.
  • Faça pelo menos 15 vezes o círculo, ou quantas vezes precisar.

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3. Respiração em movimento

Este terceiro exercício consiste em aplicar a respiração profunda que aprendemos a fazer no dia a dia, durante a nossa rotina normal. Podemos observar que, em momentos de tensão, estresse ou ansiedade, respiramos muito pouco, apenas o suficiente para sobreviver.

Nesse sentido, se quisermos aprender a viver de maneira mais relaxada, devemos respirar corretamente também nesses momentos. É preciso que nos eduquemos para reaprender a respirar:

  • Ao se levantar, respire profundamente várias vezes.
  • Aprenda a respirar enquanto come e, sempre que possível, evite conversar ao mesmo tempo.
  • Respire de acordo com o ritmo da sua maneira de caminhar.
  • Aproveite os momentos de tempo livre para se concentrar na respiração e no seu movimento.
  • Se fizer algum esforço, inspire antes e faça a força no momento da expiração.
  • Antes de dormir, faça um dos dois primeiros exercícios de respiração.