Truques caseiros para promover o relaxamento muscular

A seguir, falaremos sobre quais são os truques que você deve aplicar para conseguir um bom relaxamento muscular e aliviar todas as tensões acumuladas.

A sobrecarga de trabalho, estresse e exercícios são as causas mais comuns de lesão muscular. Os seguintes truques caseiros para promover o relaxamento muscular evitam que o problema se agrave.

Na maioria dos casos, as lesões musculares não representam um sério problema de saúde. É uma doença que afeta a qualidade de vida. Esses truques caseiros permitem que você as minimize ou faça com que elas desapareçam.

O corpo do ser humano tem cerca de 600 músculos. Isso significa que 40% do peso corporal se refere ao sistema muscular.

Por outro lado, não é estranho para ninguém que os músculos que se tensionam mais frequentemente, diariamente, sejam os do pescoço, ombros e costas.

Se eles se lesionam, devem ser tratados prontamente. Em alguns casos são necessárias certas técnicas de imobilização temporária para alcançar o alívio e a recuperação desejados. No entanto, existem métodos muito simples que podem ser aplicados em casos de lesões leves.

Causas da tensão muscular

Estresse, ansiedade, nervos comprimidos, esforços repentinos ou exagerados, posição inadequada durante o sono, são algumas das causas de tensão muscular.

Uma lesão na área, articulações desgastadas ou ambientes muito frios também podem causar estas tensões. Certas patologias podem causar tensão muscular, como:

  • Lúpus
  • Fibromialgia
  • Hipotireoidismo
  • Esclerose múltipla
  • Artrite reumatoide
  • Síndrome da fadiga crônica

Além disso, dermatomiosite e desequilíbrios eletrolíticos, como baixo potássio ou cálcio, têm impacto sobre os músculos.

Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) usados ​​para baixar a pressão arterial são medicamentos que causam dores musculares. As estatinas para reduzir o colesterol também podem ter uma influência.

Truques caseiros para promover o relaxamento muscular

Truques caseiros para promover o relaxamento muscular

A aplicação de gelo nas primeiras 24 horas após a lesão reduzirá a inflamação e a dor. As dores musculares geralmente também respondem bem à massagem.

O exercício regular ajuda a restaurar o tônus ​​muscular. Caminhar, andar de bicicleta e nadar ajuda no relaxamento muscular.

Exercícios de alongamento, tonificação e exercícios aeróbicos previnem a dor. Dormir bem e reduzir o estresse, praticando ioga e meditação, são excelentes opções.

Também é necessário que você se alongue pelo menos a cada hora ao trabalhar na mesma posição. Almofadas térmicas ou compressas de gelo ajudam a relaxar a área afetada e a aliviar a dor.

Vitaminas e hidratação

Outra recomendação eficaz para o relaxamento muscular é tomar suplementos de vitamina D. Alimentos ricos em ômega 3, como salmão, sardinha ou outros peixes, podem ser muito úteis.

O corpo humano deve ficar bem hidratado porque os músculos funcionam melhor e não se contraem. Recomenda-se beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia.

Remédios caseiros para promover o relaxamento muscular

Existem muitos medicamentos para aliviar a dor muscular, mas alguns têm efeitos colaterais, e até mesmo causam dependência. As melhores alternativas são os remédios caseiros.

1. Camomila, hortelã ou cereja

Chá de camomila

camomila tem propriedades anti-inflamatórias. Em infusão, duas ou três vezes por dia, ou em óleo, espalhado na área afetada, ela pode ser muito útil. Pode ser misturada com óleo de coco.

A hortelã também é um relaxante muscular muito bom. Ela contém propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas.

As cerejas vermelhas têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Relaxam os músculos naturalmente e neutralizam a dor muscular crônica, artrite ou fibromialgia.

2. Pimenta caiena

A capsaicina da pimenta caiena funciona como um relaxante muscular e é analgésica. Aplique a mistura de uma colher de chá deste pó com duas de azeite quente por 30 minutos na área afetada.

3. Sais de Epsom

Sais de Epsom

O magnésio do sal de Epsom é essencial para o bom funcionamento dos músculos. Combate as cãibras, os espasmos e a tensão muscular, relaxa o sistema nervoso e elimina as toxinas do corpo.

4. Alecrim e valeriana

O alecrim acalma a inflamação muscular e a dor. Ao melhorar a circulação sanguínea, a recuperação é mais rápida. É muito bom contra o reumatismo, dores musculares e dores de cabeça.

Em infusão, juntamos uma colher de chá a uma xícara de água quente, coamos e tomamos três vezes ao dia. Você pode combinar óleo de alecrim com óleo de coco ou azeite de oliva e espalhá-lo na área afetada.

Os óleos anti-inflamatórios e analgésicos da valeriana relaxam os músculos, especialmente os do pescoço. Seu efeito sedativo alivia o estresse e promove o sono.

5. Arnica e lavanda

Como promover o relaxamento

A dor e a inflamação muscular têm a arnica como um grande inimigo. Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas também melhoram a circulação sanguínea. Seus cremes, aplicados na área afetada duas vezes por dia, são um excelente remédio.

A lavanda também tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação e as dores musculares, especialmente das costas, pescoço e pernas. Combate a dor da artrite, articulações e cabeça quando é causada por tensão.

6. Maracujá

O maracujá, ou flor de maracujá, é outro remédio caseiro para tratar e combater a inflamação muscular, dores menstruais e dores de cabeça. É um antiespasmódico e sedativo que combate o estresse, a ansiedade e a irritabilidade.

Recomendados para você